Guia da Semana

Conheça Sardenha, um paraíso de águas cristalinas na Itália

Alerta: essa matéria contém muitas praias paradisíacas que vão te conquistar!.

A Sardenha é uma ilha paradisíaca localizada no Mediterrâneo, a oeste da Itália (país a qual pertence). Por lá, o turista encontra aquele clichê deslumbrante: águas cristalinas de cor turquesa e uma cidade charmosa. Afinal, não estamos falando de qualquer ilha: é a segunda maior do Mediterrâneo, repleta de pontos incríveis e que merece a sua visita – não é por acaso que o lugar é destino certo de quem mora na Europa e deseja um lugar realmente bonito para passar as férias de verão. 

Por ela ser uma ilha bem grande – com quase dois mil quilômetros de costa –, é indicado fazer um roteiro do que realmente vale a pena conhecer para não estender tanto a viagem. Afinal, para conhecer todos os detalhes e lugares incríveis da ilha, o viajante precisaria de 30 dias (média).

Para quem não tem tanto tempo e planeja conhecer os melhores pontos desse paraíso italiano, o Guia da Semana separou algumas atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Seja para se inspirar para uma próxima viagem ou simplesmente para quem sonha em conhecer o local, confira o roteiro:

Entendendo a Sardenha


Foto: Shutterstock e Reprodução/Google Maps

Para chegar até Sardenha, que é ilha em meio ao Mediterrâneo, é necessário ir de avião – passagens partindo da Itália costumam ser mais baratas. Ao todo são três aeroportos que estão localizados nas cidades de AlgheroOlbia e Cagliar.  

Para quem tem poucos dias de viagem, a dica é chegar por Olbia, que fica próxima aos principais pontos da Sardenha. Assim que chegar, é imprescindível alugar um carro, pois só assim você vai conseguir conhecer os pontos turísticos sem preocupações – é possível alugar no aeroporto. A dica é, primeiro, escolher quais lugares que o turista quer conhecer para, então, produzir o roteiro, decidir onde vai ficar hospedado e qual aeroporto vai desembarcar. 

Quando ir a Sardenha


Foto: Shutterstock

Por ser uma ilha seca e com pouca chuva, o verão é a época ideal para curtir as praias da Sardenha. Neste período, o calor vai amenizar a temperatura de suas águas mais geladas – infelizmente as praias não são quentinhas iguais às do Brasil ou Caribe. Ou seja, vale programar a viagem nos meses de junho a setembro. A dica para evitar o ápice da alta temporada é não ir durante o mês de agosto, que é o período de férias de verão dos Europeus.

Costa Esmeralda 


Foto: Shutterstock

Uma das joias da Sardenha certamente é a Costa Esmeralda, trecho litorâneo que abriga lugares maravilhosos e com um visual de deixar qualquer um impressionado. Ela está localizada mais precisamente a nordeste da ilha, na cidade de Olbia, formando ao todo 56 km de baías maravilhosas e águas azuis e cristalinas. Como são muitas praias e muitos lugares bonitos, a dica é selecionar os principais, já que são muitos points para conhecer. 

Provavelmente Spiaggia del Principe é a praia mais famosa da Costa Esmeralda, sendo ideal para quem gosta de um mar mais calmo e com águas absurdamente cristalinas. Lá, é bom para fazer snorkelling, paddle e até mesmo curtir tranquilamente o mar, que mais parece uma piscina

Para quem quer curtir um dia na praia, com direito a espreguiçadeira e uma boa infraestrutura próxima, Cala Moresca é uma ótima opção, principalmente para quem viaja com crianças. Indo até ela, é possível passar por uma orla com restaurantes charmosos – sem falar que a praia conta com um estacionamento próprio, o que deixa tudo mais fácil. O local em si é dividido por uma pedra, ou seja, dá para visitar "dois lugares diferentes”. Como toda praia na Sardenha, a areia é feita de pedrinhas, que contrastam com as cores azuis do mar. 

Arquipélago de Maddalena


Foto: Shutterstock

O Arquipélago de Maddalena é aquele lugar que parece ter saído de um quadro de tão bonito – e certamente é uma das paradas preferidas de quem visita a Sardenha. Trata-se de um conjunto de ilhas próximo a Palau (40 km de Olbia), ao norte da Ilha – de lá sai um ferry que leva o turista ao arquipélago em uma viagem de 15 minutos pelo mar mediterrâneo. 

O local, que desde 1996 é um Parque Nacional, abriga sete principais ilhas, tendo como destaque Maddalena (porta de entrada do Arquipélago) e Caprera – as maiores ilhas do local. Para quem quer praias mais movimentadas, as de Maddalena são ótimas e tão bonitas quanto as desertas. Já para quem quer um lugar mais tranquilo, as praias de Caprera são ideias. 

Cala Gonone 


Foto: Shutterstock

Na costa leste na ilha, a cerca de 110 km de Olbia, está a charmosa cidade de Cala Gonone. Para quem quer conhecer outros lugares além do nordeste da ilha, essa é uma boa opção de cidade próxima e que te possibilita conhecer outros pontos da Sardenha. O local é recheado de hotéis, pousadas e restaurantes tão charmosos que fica impossível não tirar milhões de fotos. 

Partindo de barco de Cala Gonone encontramos outros dois lugares fabulosos e que vão te deixar apaixonado: Calas Marilou e Goloritze. Lá é onde se encontra a Grotta Blue Marino, considerada a maior da Itália – dá para entrar de barco e explorar por dentro. Além de águas turquesas e a possibilidade de nadar em alto mar, é possível curtir praias mais calmas e realizar trilhas (não tem como chegar de carro nesses lugares).

Cagliari 


Foto: Shutterstock

Capital da Sardenha, Cagliari foi fundada pelos fenícios e ainda guarda muitas marcas históricas do império romano em seu máximo esplendor. Para quem gosta de um roteiro mais cultural, o centro histórico, assim como a Catedral de Santa Maria e a Torre de San Pancrazio, são ótimos passeios para conhecer mais sobre a história do lugar.

Nos arredores de Cagliari encontram-se algumas das praias mais bonitas do país. Para ir até lá, é necessário alugar um carro e andar pelo litoral. Aliás, para quem está de carro, a dica é percorrer a distância entre Cagliari e Teulada em uma estrada panorâmica a beira do mar azul, onde vez ou outra surge uma praia deserta. É incrível. 

 


Que tal não se preocupar com taxas de roaming internacional e navegar à vontade em qualquer país? Conheça o chip pré-pago da Travel Mobile

Atualizado em 5 Jul 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 destinos incríveis para conhecer na Ooceania

Confira alguns dos melhores destinos na Austrália e nas ilhas do Pacífico

Europa: 10 cidades medievais para viajar no tempo

Confira uma lista cheia de torres, muralhas e castelos capazes de encantar qualquer um

10 destinos exóticos ao redor do mundo para admirar a vida selvagem

Confira opções de viagens extremamente diferentes entre si, mas capazes de conquistar todos os amantes da natureza

Conheça 10 dos países mais novos do mundo

Confira alguns países que, ainda que tenham pouco tempo de vida, contam com destinos turísticos espetaculares

5 cidades incríveis para conhecer em uma escala de viagem

Esses lugares são perfeitos para conhecer quando se tem pouco tempo!

Férias no Mediterrâneo: 10 lugares incríveis para conhecer durante a viagem dos sonhos

Explore países incríveis que são banhados pelo Mar Mediterrâneo

Cadastre-se para
NOVIDADES

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.