Guia da Semana

Dois endereços clássicos e luxuosos merecem o topo da lista dos viajantes que vão às compras no Velho Continente: a Galeria Vittorio Emanuele II e a Galeria Lafayette Haussmann. Os dois centros comerciais, cartões postais de Milão e Paris, respectivamente, guardam história, curiosidades e muita beleza arquitetônica.

Galeria Vittorio Emanuele II


Galeria Vittorio Emanuele, em Milão Crédito: Shutterstock

Construída ao estilo Belle Époque, a Galeria Vittorio Emanuele foi inaugurada em 1867 e é hoje um dos endereços de compras mais elegantes do mundo. Localizada no centro de Milão, capital da moda europeia, o local reúne as grifes internacionais mais cobiçadas pelos turistas que vão às compras em Milão.

A Vittorio Emanuele liga pontos importantes da cidade de Milão: no lado Norte, a Catedral de Milão (Duomo di Milano), e ao Sul, a Piazza della Scala, praça que abriga o icônico Teatro Scalla, palco das maiores óperas do mundo. Seu nome homenageia o rei Vittorio Emanuele II (1820-1878), que colocou a pedra inicial para sua construção. O responsável pela execução do fantástico projeto foi o arquiteto italiano Giuseppe Mengoni, que morreu tragicamente em um acidente quando terminava os arcos da própria galeria.

A Vittorio Emanuele II é considerada um dos maiores espetáculos da arquitetura italiana do século XIX. Sua estrutura em forma de cruz e seu piso de mosaico guardam detalhes impressionantes da história italiana: no centro, um octógono com o brasão da dinastia Casa Savoia; na direção das saídas, símbolos representam as cidades de Milão, Turim, Florença e Roma. Cúpulas, afrescos, vitrais completam a beleza da galeria que abriga lojas de alta costura, restaurantes requintados e cafés seculares.

Um ritual curioso seguido pelos milaneses e turistas acontece no mosaico do octógono central. Acredita-se que quem pisar com o calcanhar direito sobre a genitália do touro que representa Turim, e girar, terá muita sorte. Essa superstição é repetida inúmeras vezes, todos os dias pelos visitantes. A galeria é conhecida também como ‘Il Salotto di Milano’ (sala de visitas de Milão), pois é um “ponto de encontro” da cidade.

Endereço:
Galleria Vittorio Emanuele II
Piazza del Duomo, 20121, Milão - Itália

Galeria Lafayette Haussmann

Galeria Lafayette, na França Crédito: Shutterstock

A Galeria Lafayette tem origem em 1893, quando dois comerciantes da região da Alsácia, Leste da França, escolheram as proximidades do Grands Boulevards e da Ópera de Paris para abrir uma loja. A expansão do estabelecimento da rue La Fayette incorporou prédios da Boulevard Haussmann no novo projeto que se tornou um dos endereços mais famosos de compras do mundo. O arquiteto Georges Chedanne e seu assistente Ferdinand Chanut desenharam escadarias no estilo art noveau, cúpulas de vidro e demais detalhes do interior do prédio da impressionante Galeries Lafayette Haussmann.

A grande loja é um dos locais mais indicados para quem busca o que fazer em Paris. Além das melhores grifes, acessórios, perfumes, cosméticos e joias, podem ser encontrados produtos para casa, brinquedos, livros e muitos outros artigos. Para uma pausa nas compras, cafés e restaurantes são opções excelentes. No início da década de 1990 a Galeries Lafayette expandiu a marca pelo mundo com lojas em Berlim, Dubai, Casablanca, Jacarta e Pequim.

Endereço:
Galeries Lafayette Haussmann
40 Boulevard Haussmann, 75009, Paris - França

Atualizado em 4 Jan 2017.