Guia da Semana

A Tailândia é um daqueles destinos inesquecíveis: além de explorar lugares paradisíacos, é possível ter experiências diferentes como conhecer de perto a recuperação e preservação de Elefantes. Esses animais são símbolos do país e geralmente aparecem na maioria dos lugares por lá, inclusive sendo utilizados como meio de transporte ou atração turística.

Acontece que a prática nem sempre é benéfica aos animais, expondo-os muitas vezes a riscos e maus tratos. Pensando nisso, foram criados os Santuários de Elefantes na cidade de Chiang Mai, ao norte do país. Lá não há shows e nem passeios de elefantes, mas sobra amor e cuidados. A melhor parte é que os turistas conseguem conhecer esse lugar e entender de perto a importância de preservação da espécie e negar qualquer tipo de exploração - mesmo que em nome do turismo.

O Guia da Semana te conta mais sobre esse lugar especial e tudo o que você precisa saber para conhecer esses lugares:

ELEPHANT NATURE PARK


Foto: Shutterstock

O Elephant Nature Park é um santuário em Chiang Mai que cuida de cerca de 45 animais, sendo que a maioria foi resgatada de alguma situação de risco ou tratamento abusivo. O espaço oferece um ambiente ao ar livre onde os animais são cuidados e podem interagir com os visitantes, desde que haja algumas regras e cuidados especiais.

Um guia leva o grupo, de no máximo 10 pessoas, para as atividades do dia que se dividem em alimentação dos animais, vídeo de conscientização dos maus tratos que passaram (e muitos ainda passam) e um passeio por todo o parque onde é possível ver os elefantes em um habitat mais natural possível. Dessa forma, vê-los tomando banhos em rios, mães com seus filhotes e até mesmo dar banho em elefantes mais idosos estão entre as atividades.

COMO VISITAR: para conhecer o Elephant Nature Park é necessário fazer uma reserva com bastante antecedência, uma vez que o espaço é um dos mais famosos e visados da cidade. O número de visitantes é rigorosamente controlado, por isso, caso queira visitá-los, é bom se programar.

O ingresso custa cerca de 90 dólares por pessoa [valor checado em nov/2018] e está incluso o translado do centro da cidade, almoço e o roteiro dentro do parque.

PATARA ELEPHANT PARK


Foto: Shutterstock

Outro santuário muito visitado por quem quer ver os Elefantes de uma maneira consciente é o Patara Elephant Park. Trata-se de uma fazenda onde os animais ficam soltos e o grupo é guiado por trilhas para vê-los interagir em um habitat natural. Com um grupo bem pequeno, de no máximo 6 pessoas, é possível caminhar entre os elefantes, conhecer mais sobre seus hábitos e, enfim, tocá-los.

O grupo recebe uma roupa especial e uma pequena aula de como se comportar perante aos elefantes, uma vez que estes estão em sua casa e os turistas são os visitantes. Dessa forma, é possível alimentá-los, dar banho e aprender sobre o processo de reabilitação que eles passam quando chegam na fazenda.

COMO VISITAR: é necessário fazer uma reserva com antecedência para este passeio, uma vez que o número de visitantes diários é bem reduzido. O valor é de, aproximadamente, 100 dólares e está incluso o translado, um lanche e um CD com vídeos e fotos da visita.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 27 Nov 2018.