Guia da Semana
Viagens Internacionais
Por Lidia Capitani

4 roteiros imperdíveis para fazer de trem em Portugal

Trajetos passam por cidades imperdíveis de Portugal.

Fotos: Shutterstock

Uma das facilidades de viajar por Portugal é que tudo fica muito perto, já que é um país pequeno. As linhas de trem chegam a praticamente todas as cidades, por isso, o turista que opta por essa opção tem como chegar de modo fácil e rápido ao seu destino. E Portugal tem muita a oferecer em seu interior!

Veja quatro roteiros de trem para explorar diferentes regiões de Portugal: Norte, Centro-Norte, Centro e Sul:
 

O Centro

Este circuito inclui as cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Belém e Évora, cada uma com suas peculiaridades, mas muito próximas (a mais longe é Évora, que fica a 1h30 de Lisboa, mas que vale muito a pena). A dica é ter base em Lisboa e fazer os passeios bate e volta, já que são viagens muito rápidas. Dica: compre o bilhete antes, pela internet.

Foto: Shutterstock


Lisboa, a capital de Portugal, possui seus encantos e não é à toa que é um destino muito visitado na Europa. Você irá se apaixonar pelos bairros antigos, de ruas estreitas, à culinária portuguesa, além de museus de arte e história. Você vai se encantar por Sintra, que mais parece um conto de fadas por ser recheada de castelos e palácios antigos. Em Cascais, você pode aproveitar para pegar uma praia, conhecer as formações rochosas belíssimas da Boca do Inferno, ou apenas visitar o centro histórico e comer um bom bacalhau.

Foto: Shutterstock


Belém, por sua vez, é um dos locais mais turísticos de Portugal e possui monumentos como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e, claro, a Fábrica de Pastel de Belém (você não pode passar por lá sem provar o famoso doce). Já Évora é um tesouro a parte, que possui monumentos romanos do século I, como o Templo Romano, onde os fóruns do vilarejo eram realizados.


O Sul

A região sul de Portugal, chamada de Algarve, reúne as praias mais bonitas do país. Este roteiro de trem passa por Faro, Lagos, Albufeira e Tavira. São praias muito famosas na Europa, de água limpa, esverdeadas e com formações rochosas belíssimas, características da região.

Foto: Shutterstock


É possível chegar a Faro de trem vindo de Lisboa, ou até de avião. Uma vez lá, reserve um tempo para conhecer o centro histórico da capital do Algarve. Já Lagos possui praias incríveis, como as famosas praias da Dona Ana e Praia do Camilo. Aproveite o visual, pois é de tirar o fôlego.

Foto: Shutterstock


Conheça também a badalada Albufeira, que possui um centro cheio de bares e restaurantes, muito movimentado durante a noite. Já Tavira oferece praias do mesmo estilo da região, mas que respira história por seus monumentos, prédios e praças antigos.


O Centro-Norte

O roteiro pelo centro-norte de Portugal também é um tesouro. Passa pelas cidades de Aveiro, Águeda e Coimbra. São cidades graciosas, cheias de encantos e com muita história.

Foto: Shutterstock


Aveiro por si só é um destino imperdível no país. Conhecida como a Veneza de Portugal, a cidade é cortada por um rio, chamado Ria de Aveiro, e os passeios de barco são um dos atrativos da cidade. Não deixe de experimentar os famosos ovos moles, servidos nas pastelarias de Aveiro.

Foto: Shutterstock


Águeda, por sua vez, é reconhecida pela rua de guarda-chuvas coloridos, que são expostos entre os meses de julho e setembro. Em Coimbra, a cidade dos estudantes, a dica é visitar a universidade e a biblioteca Joanina, um dos cartões postais dali. Conheça também o centro histórico e aproveite para checar o Museu Machado de Castro, que tem como objetivo contar a história do desenvolvimento artístico da escultura em Portugal.
 

O Norte

O último roteiro é pelo norte de Portugal, passando pelas cidades de Porto, Peso da Régua, Braga e Guimarães. O conselho é ficar hospedado em Porto e fazer os passeios bate e volta pelas cidades ao redor, pois são poucas horas de trem.

Foto: Shutterstock


O centro histórico de Porto também oferece passeios muito interessantes e cheios de história. Aproveite a cidade de Porto para passear na beira do Rio Douro e provar os vinhos portuenses, pois são uma dádiva. Conheça a Rua Catarina, com suas lojas e pastelarias, a torre dos clérigos, que possui uma vista incrível, e também a livraria Lello, local de inspiração para os livros da série Harry Potter.

Foto: Shutterstock


Este roteiro é para os amantes de vinhos, pois a região é cheia de vinícolas. A exemplo de Peso da Régua, que localiza-se no Alto Douro Vinhateiro. Aproveite os passeios de barco pelo Cais da Régua, o Museu do Douro, que conta a história da região, e a Quinta da Pacheca, para visitar um produtor de vinho.

Braga, por sua vez, é um destino mais histórico e religioso. Localizada na região do Minho, a cidade fica muito perto de Porto e tem fácil acesso. Aproveite os monumentos mais religiosos, como a Sé Catedral, o Palácio do Raio e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

Foto: Shutterstock


Já Guimarães é cheia de histórias, e é considerada o berço da nação Portuguesa, já que o primeiro rei do país nasceu ali. Não deixe de visitar o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, que são os maiores atrativos da cidade.


Por Lidia Capitani

Atualizado em 27 Set 2019.

Mais notícias

Conheça El Chaltén, destino de aventura na Patagônia Argentina

Viagens Internacionais

8 viagens românticas pela Europa perfeitas para fazer a dois

Viagens Internacionais

10 passeios imperdíveis por Salta, na Argentina

Viagens Internacionais

10 viagens ao redor do mundo para despertar a sua fé e espiritualidade

Viagens Internacionais

5 cidades imperdíveis na Catalunha, na Espanha, que você precisa visitar

Viagens Internacionais

7 destinos na Europa que vale a pena visitar de novo

Viagens Internacionais