Para se refrescar: 8 cachoeiras em São Paulo que você precisa conhecer
No interior ou no litoral: águas cristalinas e paisagens incríveis para explorar o melhor da cidade!.
Foto: Shutterstock
Um programa diferente e muito agradável para fugir um pouco do roteiro de praias é conhecer incríveis cachoeiras espalhadas por São Paulo! Durante os dias quentes, nada melhor do que fazer um passeio diferente e de quebra se refrescar em águas cristalinas, certo? A boa notícia é que não é preciso ir muito longe para encontrar lugares legais: no Estado de São Paulo podemos encontrar inúmeras quedas incríveis!
Para ter acesso a algumas praias, é necessário atravessar trilhas, mas a recompensa final garante o passeio! O Guia da Semana fez uma lista com cachoeiras no Estado de São Paulo que você precisa conhecer. Algumas são mais distantes da capital, mas é só escolher uma boa trilha sonora durante a viagempara o trajeto ser mais animado ;)
Galeria de fotosCACHOEIRA DO SAGUI, MARSILAC (53 KM DE SP)
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA DO SAGUI, MARSILAC (53 KM DE SP)
Com boas opções de trilha e visita a cachoeiras, a Fazenda Maravilha é um daqueles passeios em meio à natureza que mistura pontos históricos interessantes com um pedaço da natureza esquecida em São Paulo. Rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica são avistados com bastante frequência nas trilhas por onde se chega às cachoeiras do Sagui, do Oásis e do Fornão, todas com bons locais para banho. É possível visitar um antigo forno de carvão bastante preservado.
A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique, mediante o pagamento de taxa de acesso, sendo necessário agendar sua visita antes. Todas as trilhas são fáceis, ou seja, não é obrigatória a presença de guia turístico - caso queira, este pode ser contratado à parte.
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA PAQUETÁ, ILHABELA (209 KM DE SP)
A Cachoeira do Paquetá está localiza ao sul de IlhaBela, no bairro bexiga, e é uma opção de passeio refrescante para quem quer fugir dos tradicionais pontos turísticos e conhecer lugares novos. Para chegar até ela é preciso pegar uma trilha de alguns minutos caminhando pela mata até se chagar ao ponto mais alto, que rende belas fotos. Sem contar a energia e calmaria do local, que em dias de semana o acesso é mais fácil e menos visitantes estão pelo local.
O nome Paquetá é de origem tupi, já que o local abriga muitas pacas. O acesso é feito pelo final da Rua José Batista dos Santos, onde há um espaço para estacionar, que pode ser cobrado pelo período de permanência.
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA SALTO MAJOR, ANALÂNDIA (225 KM DE SP)
Localizada na cidade de Analândia, a Cachoeira do Salto Major é um passeio para quem procura tranquilidade e de quebra conhecer um lugar bonito! A atração oferece ao visitante uma beleza singular com muito verde, piscina de águas claras e areia fina. Ótima opção de lazer para a criançada.
O local conta com uma boa infraestrutura para quem quiser passar o dia por lá, mas não se esqueça que a região conta com outros lugares bonitos para serem visitados.
Foto: Shutterstock
POÇO AZUL, LARVINHAS (230 KM DE SP)
Localizado entre a divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, a cidade de Lavrinhas fica na Serra da Mantiqueira e reserva aos visitantes incríveis atrações naturais devido a sua abundância de águas! Mas não se trata de qualquer água: pura e cristalina por natureza, a água é rica em sulfato de alumínio, que, além de torná-la ainda mais cristalina, lhe confere um tom azulado, digno da cor do céu nos dias mais ensolarados.
Os visitantes não podem deixar de conhecer a Cachoeira Poço Azul, uma incrível queda d'água refrescante e cristalina que faz qualquer um se encantar! Perfeito para quem gosta de lugares paradisíacos!
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA PRUMIRIM, UBATUBA (240 KM DE SP)
A Cachoeira do Prumirim é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam Ubatuba. Não é para menos, já que ela é facilmente acessada pela estrada Rio-Santos, a cerca de 18 km do centro de Ubatuba. Ela fica bem em frente à Praia do Prumirim, e é possível chegar a esta praia caminhando pelo rio depois das quedas d’água.
A cachoeira se forma a partir de uma nascente em meio à Mata Atlântica, descendo serra abaixo. São na verdade várias quedas que formam os três principais poços na área de visitação. É em meio às pedras que está sua principal atração: piscinas naturais acima da segunda queda, onde desfrutamos de lugares calmos para relaxar e curtir sem preocupações.
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA DO MEU DEUS, ELDORADO (250 KM DE SP)
A região do Alto Ribeira, no extremo sul do estado de São Paulo, é um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo em uma viagem de final de semana. Famosa por abrigar o Petar, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o local possui incríveis cavernas e cachoeiras. Uma delas é a Cachoeira do Meu Deus, considerada uma das mais bonitas de São Paulo!
A cachoeira fica no município de Eldorado, bem próximo ao PETAR. Para visitá-la, é necessário realizar a Trilha das Ostras com o auxílio de um guia turístico. A trilha para chegar ao local dura quase 2 horas e passa por 10 cachoeiras menores - sendo uma ótima oportunidade para quem quer conhecer lugares novos!
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA DO SALTÃO, BROTAS (250 KM DE SP)
Os amantes da natureza encontram na Cachoeira Saltão, em Brotas, um dos cenários mais belos que a natureza local oferece. São 75 metros de altura de uma deslumbrante queda d’água. Um banho nas águas dessa cachoeira é como uma injeção de ânimo, trazendo de volta aquela animação e energia.
Para acessá-la, paga-se uma taxa de aproximadamente R$ 20, pois ela se encontra dentro de uma propriedade privada, que dispõe de hospedagem, restaurante e mais duas cachoeiras. Mais informações AQUI.
Foto: Shutterstock
CACHOEIRA DA LAGE, ILHA DO CARDOSO (250 KM DE SP)
Cananéia fica no Sul de São Paulo e lá encontra-se a Ilha do Cardoso, um local que abriga inúmeras praias e reservas naturais. Localizada na Praia da Lage, as piscinas naturais encantam e atraem turistas que passam por lá. O passeio é indicado para quem gosta de trilhas, já que exige uma boa caminhada para chegar. É recomendada a presença de um guia para fazer o passeio, pois a mata é fechada, exige senso de direção e ainda é possível que o viajante se depare com animais silvestres.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!