É só o verão chegar para aquela vontade louca de descer para a praia surgir, né? Afinal, nada como se refrescar e curtir os dias quentes e ensolarados da estação mergulhando em águas cristalinas ou desbravando praias desconhecidas. No entanto, para desfrutar de tudo isso na alta temporada, é preciso ter um pouco de paciência – passar horas no trânsito e encontrar praias lotadas se tornam atividades bem comuns.
Para quem procura uma boa alternativa às praias tumultuadas do Litoral Paulista, o Guia da Semana fez uma seleção de 5 lugares que podem ser tão incríveis quanto as enseadas. Eles estão localizados em cidades próximas a São Paulo e revelam piscinas naturais, cachoeiras refrescantes e muito mais. Confira:
PARQUE DO MONJOLINHO, SOCORRO (SÃO PAULO)
A cidade de Socorro fica a apenas 130 km de São Paulo e reserva inúmeros passeios incríveis para quem busca aventura. O destino é ideal para uma viagem de final de semana com a família, amigos e em casal. A cidade de Socorro possui incríveis cachoeiras e trilhas - uma prova disso é o Parque do Monjolinho, que possui as principais cachoeiras da região. Por lá são realizadas atividades como rafting, ecoboat, canoagem e water trekking.
Dica: a Cachoeira do Monjolinho é uma das mais bonitas e também uma das mais visitadas do parque ;)
AREIA QUE CANTA, BROTAS (SÃO PAULO)
A cidade de Brotas, localizada a apenas 250 km da capital, possui incríveis programas para os fãs da natureza e do ecoturismo. Suas atividades combinam a aventura dos esportes com a tranquilidade da natureza, criando um cenário de tirar o fôlego! São muitos passeios que incluem trilhas, cachoeiras e rios, além de charmosas opções de hospedagem, que variam de pousadas até campings. Não deixe de visitar a Areia que Canta, incrível piscina natural formada por águas cristalinas e areias brancas.
CACHOEIRA DO SALTÃO, BROTAS (SÃO PAULO)
Os amantes da natureza encontram na Cachoeira Saltão, em Brotas, um dos cenários mais belos que a natureza local oferece. São 75 metros de altura de uma deslumbrante queda d’água. Um banho nas águas dessa cachoeira é como uma injeção de ânimo, trazendo de volta aquela animação e energia. Para acessá-la, paga-se uma taxa de aproximadamente R$ 20 (ela se encontra dentro de uma propriedade privada, que dispõe de hospedagem, restaurante e mais duas cachoeiras). Mais informações AQUI.
CACHOEIRA DO MEU DEUS, ELDORADO (SÃO PAULO)
A região do Alto Ribeira, no extremo sul do estado de São Paulo, é um dos lugares mais legais do Brasil para fazer ecoturismo em uma viagem de final de semana. Famosa por abrigar o Petar, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o local possui incríveis cavernas e cachoeiras.
A Cachoeira do Meu Deus, considerada uma das mais bonitas de São Paulo, fica no município de Eldorado, bem próximo ao PETAR. Para visitá-la é necessário realizar a Trilha das Ostras, com o auxílio de um guia turístico, que dura quase 2 horas e passa por 10 cachoeiras menores - é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer lugares novos!
SERRINHA DO ALAMBARI, PENEDO (RIO DE JANEIRO)
Se você gosta de destinos de serra e quer passar o fim de semana ou feriado em uma cidade gostosa e tranquila, Serrinha do Alambari é a pedida certa. Localizada no município de Resende, na Serra Fluminense, fica a 270 km de São Paulo e 170 km do Rio de Janeiro. Ou seja, paulistas e cariocas podem desfrutar de aventuras e bons momentos por lá sem passar horas dentro do carro. O Poço das Esmeraldas é uma das cachoeiras mais visitadas e bonitas de dentro do Camping. Seu acesso é fácil e são cerca de 15 minutos de caminhada bem sinalizada. Seu poço de águas cristalinas esverdeadas dá nome ao local, que é ideal para se refrescar nos dias mais quentes (e para os corajosos) ou simplesmente admirar a paisagem e tirar lindas fotos!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 2 Jan 2018.