Guia da Semana

Conheça e se apaixone pela tranquila Vila de Santo André, na Bahia

Um paraíso praticamente intocado, ideal para quem ama conhecer lugares tranquilos!.

Desconhecida até os anos 90, a Vila de Santo André se tornou um dos lugares preferidos dos turistas que gostam de conhecer vilas a beira-mar. Localizada a cerca de 35 km de Porto Seguro, o pequeno vilarejo caiu nas graças dos viajantes e desde então tornou-se parada obrigatória de quem percorre a Rota do Descobrimento na Bahia.

Não é à toa que o destino foi eleito para receber a seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desde então, cada vez mais resorts, restaurantes e bares badalados desembarcam por lá. Assim como sua vizinha Caraíva, Santo André é uma terra de simplicidade, mas de uma beleza sem igual: praias paradisíacas e cenários deslumbrantes casam perfeitamente com um calmo rio e ruas de terra.

O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber sobre a paradisíaca Vila de Santo André, na Bahia. Confira abaixo:
 

COMO CHEGAR


Foto: Shutterstock

Para chegar até a Vila de Santo André é necessário antes de tudo entender como funciona o local. O pequeno vilarejo fica a apenas 30 km de Porto Segurono município de Santa Cruz de Cabrália - ou seja, pertinho de tudo, mas ao mesmo tempo com cara de paraíso distante.

Localizado entre o oceano e o Rio João Tiba, o local não tem acesso tão simples: é preciso fazer uma travessia para conseguir chegar ao vilarejo. Dessa forma, mesmo que esteja de carro/ônibus/bicicleta, a problemática é a mesma: estacionar o carro e atravessar o rio de balsa. Chegando em terra firme, a dica é percorrer as tranquilas ruas de terra para ter certeza que enfim chegou ao paraíso. Pousadas a beira-mar e próximas ao rio é o que não faltam. 
 

PRAIAS DESERTAS


Foto: Shutterstock

Se você gosta de praias desertas, saiba que Santo André é um dos melhores lugares para curtir uma praia praticamente exclusiva - ao todo são 13 km de águas cristalinas, com longas faixas de areias e poucas pessoas. A Praia do Pontal de Santo André é o lugar mais "badalado" da vila, já que é lá é que estão as barracas com cadeiras e música. Lá acontece um incrível espetáculo da natureza: o encontro do rio com o mar.

Outra praia para quem quer curtir a beleza das praias da Bahia é a Praia do Guaiúalém de poucas pessoas e uma água cristalina, é possível curtir piscinas naturais incríveis. A atração do local - além da praia - é a Barraca da Maria Nilza, que serve deliciosos pasteis de siri em um ambiente descolado! 
 

CORAIS DO ARARIPE


Foto: Shutterstock

Para fugir um pouco do roteiro de praias, que tal conhecer a beleza marinha em alto mar? Por ter um oceano protegido por recifes, a Vila de Santo André é perfeita para curtir os corais e peixinhos coloridos. Vários barcos e escunas fazem o passeio, que dura cerca de 1h30 e apresenta ao turista os encantos do oceano. Golfinhos e tartarugas marinhas são apenas alguns exemplos de animais que costumam aparecer por lá.
 

SANTA CRUZ DE CABRÁLIA


Foto: Shutterstock

História e paisagens paradisíacas caminham juntas em Santa Cruz de Cabrália. A cidade histórica no Litoral da Bahia recebeu a primeira missa realizada em terras brasileiras, em 1500! A Cidade Histórica guarda construções erguidas nos séculos 17 e 18 e tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. Entre elas, estão a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia.

Já para quem gosta de praias calmas e paradisíacas, o local conta com mais de 35 km de praias desertas, com águas claras e protegidas por recifes - há piscinas naturais em quase toda a extensão. A Praia da Coroa Vermelha é perfeita para quem quer curtir uma praia bem bonita, mas sem abrir mão do conforto, já que ela conta com barracas pela areia. 

Atualizado em 14 Dez 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Viaje pelo Brasil com passagens a partir de R$ 180 em 12x sem juros

Viajar é muito bom - e pagar barato é ainda melhor!

Azul oferece SKOL gratuita em voos acima de 1 hora em dez cidades brasileiras; saiba mais!

O Happy Hour Azul acontece de quarta a sexta-feira, sempre das 17h às 21h

Casamento temático em Gramado é opção divertida na hora de dizer 'sim'; conheça

Casais poderão celebrar o amor na Wedding Chapel, de Las Vegas, ou no estilo Cinderella!

Conheça Campinas: 8 passeios imperdíveis para fazer na cidade

Cansado de fazer sempre os mesmos passeios? Explore essa cidade incrível no interior de São Paulo!

5 retiros espirituais para conhecer em São Paulo

Esses retiros são perfeitos para desconectar e relaxar em meio à natureza!

Road Trip: 6 destinos paradisíacos para conhecer entre São Paulo e Rio de Janeiro

Uma viagem de carro é a oportunidade perfeita para conhecer essas praias paradisíacas!