Guia da Semana

Guia da Semana

A Estrada Real, caminho que liga Minas Gerais a São Paulo e Rio de Janeiro, foi construída com o intuito de servir como passagem para o ouro e diamante que eram extraídos das minas na época da coroa portuguesa. O objetivo era controlar a distribuição da produção do interior para o litoral, fiscalizando a circulação das riquezas.

Ao todo são mais de 1500 quilômetros de estrada, que passam por cidades históricas e cantinhos paradisíacos. Não é à toa que o caminho é um dos roteiros preferidos de quem prefere se aventurar de carro pelo Brasil. Por ser muito extensa e com várias vertentes, a dica é montar um roteiro passando pelos principais destinos, fazendo com que a viagem não fique cansativa.

Originalmente, a estrada ligava apenas Ouro Preto, que era conhecida na época como Villa Rica, ao porto de Paraty. Conforme aumentava a necessidade de transporte para outras partes do país, foram criadas outras rotas a partir da original. Mesmo assim, a maior parte da Estrada Real passa por Minas Gerais, no circuito das cidades históricas. Portanto, não deixe de incluir esses lugares na sua lista ;)

Para te inspirar a conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e explorar cantinhos supercharmosos de Minas Gerais, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer na Estrada Real. Confira:

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 31 Out 2019.