Conheça Veneza, destino na Itália que corre o risco de desaparecer
Cidade é formada por 118 ilhas, 170 canais e 430 pontes, sendo cercada de água por todos os lados!.
Foto; Shutterstock
Veneza é um dos destinos mais famosos da Itália e roteiro certo para quem gosta de lugares diferentes, bonitos e que possuem muitas histórias para contar. Localizada ao Nordeste da Itália, a cidade é formada por um conjunto de 118 pequenas ilhas, 170 canais e 430 pontes, sendo cercada de água por todos os lados!
Sua posição faz com que vez ou outra a cidade seja atingida por inundações fortes, causadas pelo aumento do nível da água nesses canais. Há quem diga, inclusive, que um dia esse acontecimento pode ser ainda maior, causando a imersão total ou parcial da cidade, fazendo com que uma viagem para lá se torne impossível.
Se é verdade ou não, não há como saber, mas uma coisa é fato: se seu sonho é conhecer o destino, nada melhor do que se programar o quanto antes. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis em Veneza. Confira:
A Piazza San Marco é o coração de Veneza e um daqueles lugares que são paradas obrigatórias para quem visita a cidade pela primeira vez. Além de ser rodeada por uma arquitetura diferente e rica em detalhes, na praça está localizado dois pontos turísticos bem famosos: a Basílica de San Marco e a Campanilli di San Marco.
A Basílica é considerada de extrema importância para a cidade, já que é lá que está o túmulo de São Marcos e também abriga o Pala d’oro, espécie de livro dos santos feito de ouro e pedras preciosas que fica no altar da igreja. Já a Campanilli é uma torre imponente onde é possível subir e ver a cidade do alto.
A Basílica de Santa Maria é uma das construções mais imponentes de Veneza e parada obrigatória para entender melhor a arquitetura da cidade. A basílica foi construída entre 1631 e 1687 para celebrar o fim da peste negra que eliminou grande parte da população da Europa. Estátuas de anjos e santos ornamentam sua fachada.
Seu interior é ainda mais surpreendente já que abriga pinturas de Tiziano e Tintoretto. Para quem gosta de conhecer igrejas, o passeio é uma boa pedida.
Para quem quer saber mais sobre a história de Veneza, o melhor lugar para ir é o Museu Correr. O espaço abriga um incrível inventário com obras e manuscritos incríveis. Lá estão expostos objetos da dinastia Habsburgo, de quando a cidade ficou sobre domínio austríaco. A entrada é paga, mas o investimento vale a pena.
Para esticar o passeio, a dica é adquirir um ingresso que dá direito à visita ao Palazzo Ducale, que é ocentro do poder da Sereníssima República de Veneza. O combo dois em um pode terminar com uma visita ao Café Florian, considerado o café mais antigo da cidade!
O Palazzo Ducale é um dos lugares mais importantes de Veneza, já que foi sede da Sereníssima República – por isso, ele impressiona qualquer um que passe e adentre suas instalações. Além de sua arquitetura única, que rende ótimas fotografias, o passeio se completa com a entrada em seus amplos salões.
No espaço são visitadas as salas onde os doges residiam, as salas de votações, o depósito de armas, os pátios e a prisão. Além disso, é possível atravessar a Ponte dos Suspiros, que dá acesso aos calabouços do palácio.
Os Canais de Veneza são superfamosos, certo? Mas são as suas pontes que deixam esses points ainda mais charmosos. A Ponte do Suspiro, que faz parte do Palazzo Ducale, é uma das mais conhecidas. Dizem que o lugar recebe esse nome porque os presos a atravessavam em direção ao palácio para serem julgados, e nesse momento soltavam um suspiro.
Outras pontes famosas de Veneza é Ponte dell’Accademia e a Ponte de Rialto. Vale a pena contratar o passeio de gôndola para explorar esse e outros cantinhos da cidade.
Para quem quiser explorar lugares próximos à Veneza, a dica é conhecer Murano e Burano, duas ilhas supercharmosas. A primeira ilha é conhecida mundialmente pela sua produção de artigos em vidro – inclusive, possui um museu dedicado totalmente a essa arte: o Museo del Vetro.
Já a cidade de Burano é famosa por suas casinhas coloridas cercadas por canais. A principal atração do lugar é a Torre Inclinada de Bell e Piazza Galuppi, que conta com os principais restaurantes e lojas da região. O passeio dois em um é vendido em Veneza e oferece transporte para ida e volta.