10 destinos brasileiros perfeitos para praticar esportes radicais
Confira uma lista pensada especialmente para os amantes de adrenalina.
Viagem
Foto: Shutterstock
Nem todo mundo que sai de férias está em busca de paz e tranquilidade. Resorts luxuosos e spas podem ser atrativos para algumas pessoas, mas para os aventureiros de plantão, nada melhor do que sair da rotina para praticar esportes radicais. Felizmente, o Brasil abriga vários destinos perfeitos para os amantes de adrenalina, especialmente pela sua abundante natureza.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 destinos brasileiros perfeitos para se praticar esportes radicais. Se você é aventureiro, não pode ficar de fora dessa. Confira:
Quem pensa em saltar de paraquedas em São Paulo já se lembra logo de Boituva — e não à toa, afinal a cidade possui um dos maiores centros de paraquedismo da América Latina. A cidade, que fica a 123 km da capital, é conhecida por ser o destino do salto com paraquedas. Lá, é possível saltar a quase quatro mil metros de altura e atingir cerca de 200 km/h. Se a queda livre é o que você procura, o destino é Boituva.
O arquipélago de Fernando de Noronha possui passeios dos mais diversos tipos que costumam agradar quem gosta de aventura. Um dos mais pedidos é o mergulho em meio aos peixes e corais do local. A dica é realmente investir em um curso de mergulho antes de ir, para conseguir aproveitar ao máximo o destino. Para além dos mergulhos, praias paradisíacas e trilhas completam o roteiro de um dos lugares mais bonitos do Brasil.
Bonito é um verdadeiro paraíso, localizado no Mato Grosso do Sul. O destino possui uma grande variedade de atividades e roteiros perfeitos para quem gosta de ecoturismo. Rios, lagoas cristalinas, grutas, passeios de rapel, mergulho e cachoeiras são alguns dos atrativos dessa cidade espetacular. O Abismo de Anhumas ganha destaque por ser uma caverna subterrânea que abriga um incrível lago profundo de águas cristalinas. Só é possível acessá-lo fazendo rapel, de mais de 70 metros de altura.
A Chapada dos Veadeiros é um dos melhores destinos para quem gosta de aventura e contato com a natureza. Por lá, opções de roteiros é o que não faltam: são trilhas, trekking, mergulhos e até mesmo escaladas que valem a pena. Mas o principal atrativo do destino são suas cachoeiras, populares para os amantes de modalidade de rapel que é feita em quedas d’água, conhecida como cascading.
O rafting é um dos esportes mais procurados por turistas que visitam a cidade de Brotas. A atividade é realizada nas águas do Rio Jacaré Pepira, perfeito para a prática do esporte. O bote inflável comporta até sete pessoas, e o curso do rio é um prêmio da natureza aos praticantes que desbravam corredeiras e quedas d’água. Existem passeios para crianças e adultos e de dificuldades variadas. Ainda é possível praticar tirolesa, rapel e muito mais.
O Parque Nacional Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso baiano. Considerado um dos maiores parques de preservação ambiental do país, ele guarda muitas riquezas naturais, que ocupam cerca de 152 mil hectares. Por lá, você vai encontrar incríveis trilhas, cachoeiras, rios, grutas e cânions que vão fazer você se apaixonar. No que se refere a esportes radicais, é possível praticar uma modalidade específica de bungee jumping conhecida como cave jump, em que você pula para dentro de uma caverna.
Localizado no Estado de São Paulo, o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é um lugar maravilhoso, cheio de belas paisagens, cavernas e cachoeiras. Quem procura adrenalina certamente vai encontrar. Por lá é possível fazer rapel, inclusive em cavernas, atravessar pontes suspensas e praticar escalada. Depois, pode mergulhar em uma bela cachoeira para relaxar.
Você certamente conhece Foz do Iguaçu pela impressionante imagem das suas cataratas, principalmente da Garganta do Diabo. Não é por acaso que é um dos destinos preferidos entre os estrangeiros que visitam o Brasil. Mas para além de admiração dessa incrível maravilha natural, por lá é possível, também, praticar arborismo, escaldas e, claro, rafting.
A praia de Jericoacoara é o paraíso para aqueles que dependem do vento para praticar seu esporte radical. Durante o segundo semestre, a praia recebe centenas de esportistas praticantes do kitesurf e windsurf. A Praia do Preá é perfeita para quem está aprendendo, já que não traz ventos tão fortes. Se você já é perito no assunto, vale a pena ir para a Lagoa de Jijoca. Mas a diversão de Jericoacara vai além do vento e do mar: as dunas de areia que circundam a vila oferecem um palco para a prática do sandboard.
As pessoas costumam buscar a capital fluminense por suas incríveis paisagens, sua praia e aquela atmosfera unicamente carioca. Mas o Rio de Janeiro é, também, um destino procurado por amantes de aventura. A Pedra da Gávea e a Pedra Bonito são ótimos pontos de salto para voos livres de asa-delta, que sobrevoam algumas dessas paisagens cariocas tão famosas, incluindo a floresta da Tijuca e as belas praias.