Quando procuramos um destino para descansar, vez ou outra bate aquela vontade de se desligar de tudo e curtir o melhor que a natureza pode oferecer, né? Essa é a proposta das viagens relaxantes que levam o turista a lugares inusitados pelo mundo, proporcionando uma experiência única e inesquecível.
Seja para imergir na natureza, participar de um retiro de yoga ou quem sabe se aventurar em uma nova cultura, existem lugares pelo mundo que nos tiram da nossa realidade e nos fazem desconectar de tudo. Se o objetivo é descansar e voltar para casa com as energias renovadas, esses lugares são perfeitos para você.
Confira o roteiro que o Guia da Semana preparou com destinos pelo mundo para se desconectar de tudo!
CAMBOJA
Imergir em uma nova cultura e descobrir lugares milenares também é uma forma de se desconectar de tudo. Para isso, a Ásia é o melhor destino – com uma forte influência religiosa, cada lugar se transforma em algo a mais!
O Camboja é constantemente visto como um país de terceiro mundo onde os turistas dificilmente se arriscam a conhecer. Sua localização, entre a Tailândia e o Vietnã, faz com que o lugar seja, muitas vezes, excluído do roteiro. O que muita gente não sabe é que o local apresenta uma série de atrativos que agradam tanto quem ama praias bonitas e relaxantes quanto àqueles que não resistem a monumentos históricos.
Um dos lugares que fazem a viagem até o país valer a pena é a região de Siem Reap. É lá que está o Complexo de Angkor, um dos lugares mais surpreendentes do mundo. Trata-se de uma área com mais de 400 quilômetros preenchidos com vários templos, sendo a atração principal (e maior delas) o Angkor Wat. Hoje em dia o local é considerado um Templo Budista, mas na época de sua construção ele era hinduísta. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, é a pedida certa para quem gosta de se surpreender.
BUTÃO
Viajar para o Butão é como se teletransportar para outro mundo – longe de todas as tecnologias, redes de fast-food e da correria do dia a dia, o local parece que parou no tempo! Rodeado pelas majestosas Cordilheiras do Himalaias, o destino encanta pela sua simplicidade e rica cultura, transformando qualquer paisagem em uma verdadeira obra de arte. Parte desse isolamento se dá pelo fato do Butão ter se aberto ao turismo apenas em 1974, ou seja, não recebe quase nenhuma influência das tecnologias e do mundo ocidental.
Um dos lugares mais espetaculares do país é o Ninho do Tigre, um grande templo sagrado construído na beira de um precipício. Considerado um lugar muito sagrado para os budistas, o Templo abriga o Monastério de Taktshang, que foi construído em 1692 em meio às pedras da montanha – dizem que meditar por lá equivale a três meses de meditação em qualquer outro lugar do mundo.
Para conhecer o ponto turístico, é preciso desembarcar na cidade de Paro, única que possui aeroporto internacional em todo o país. Por lá, só chegam companhias aéreas do rei, isto é, Druk Air ou Buthan Airlines. Elas saem da Índia, Tailândia ou Nepal.
INDIA
Para conhecer uma nova cultura, despertar o interesse no yoga e provar uma culinária totalmente diferente, a Índia é o melhor destino para visitar. Sair da zona de conforto talvez seja a melhor definição do país: comer com as mãos, banhar-se em rios e venerar deuses com formas de animais são apenas alguns dos exemplos praticados por lá. Assim como toda a Ásia, a religião comanda as cidades da Índia e revela ao turista destinos perfeitos para se desconectar do mundo.
Para isso, a Capital do Yoga, Rishikesh, é o roteiro certo. Por lá, existem diversos ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo “Comer, Rezar e Amar”. Além de conhecer melhor a cultura do país, o turista pode interagir nos centros, desempenhar tarefas, participar de aulas de meditação e yoga. A cidade ganhou destaque após receber os integrantes da banda Beatles. Por lá, as vacas serem sagradas, então toda a comida é vegetariana e natural.
Nas margens do Rio Ganges, um dos mais sagrados de toda a Índia, é possível se purificar, realizar trilhas e curtir um momento em silêncio para se conectar com a paz e a natureza.
AMAZÔNIA
Considerada um dos maiores ecossistemas do mundo, a Amazônia é um daqueles destinos que muitos brasileiros ainda não conhecem, mas que guarda incríveis aventuras e curiosidades sobre nosso planeta. Com uma imensa quantidade de árvores e animais, o destino é muito procurado por quem quer ter uma verdadeira imersão na floresta, longe de toda a tecnologia e barulho.
Aproveitando das belezas naturais, bem como os ambientes ricos, algumas redes de hotéis construíram verdadeiros recantos de sossego por lá, formado por construções que não destoam da natureza ao redor. Bangalôs em meio às arvores, decoração rústica e vista para a natureza. Esses são apenas alguns detalhes que fazem desses hotéis verdadeiros refúgios para quem quer estar perto da natureza sem precisar abrir mão do conforto.
O melhor de tudo é que essas hospedagens possuem roteiros com guia turístico de onde é possível fazer passeios de barco, trilhas e até mesmo visitar aldeias indígenas! É uma daquelas experiências inesquecíveis que só se tem uma vez na vida.
EQUADOR
Ao programar uma viagem para a América do Sul, Argentina e Chile são os principais destinos a serem considerados. Acontece que o Equador, entre a Colômbia e o Peru, oferece um incrível roteiro para os amantes da natureza. Longe de todos os arranha-céus, barulho de carro e grandes tecnologias, o país abriga verdadeiros recantos para quem quer curtir a natureza pura como ela deve ser.
A cidade é cercada por três vulcões é parada obrigatória para os amantes da natureza! Baños está localizada na província de Tungurahua, na parte central do país. É conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar situada às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas. Famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral, Baños é também um centro de peregrinação religioso católico. Por acreditarem que a Virgem Maria apareceu próximo a uma cachoeira, a imagem da Virgem de Água Santa foi colocada na catedral local.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 20 Ago 2018.