A Serra da Cantareira é um daqueles destinos próximos a São Paulo que mais parecem uma viagem curtinha. Sair da área urbana e conhecer os charmes da serra é uma boa alternativa de passeio para fazer no final de semana e conhecer lugares incríveis. Seja em família, em casal ou até mesmo sozinho(a), o passeio é uma ótima pedida para o final de semana ou feriado.
Curtir a natureza sem precisar ir muito longe do centro de São Paulo é um dos inúmeros pontos positivos da Cantareira. Localizada a apenas uma hora da capital (dependendo do bairro), o local conta com trilhas, cachoeiras, restaurantes gostosos e paisagens imperdíveis.
Para te inspirar a explorar a região metropolitana de São Paulo, o Guia da Semana fez uma lista com 5 lugares para conhecer na Serra da Cantareira em São Paulo! Confira:
PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA
Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação de que está fora da cidade, uma excelente opção de passeio é o Parque Estadual da Cantareira – é surpreendente que haja uma floresta de Mata Atlântica tão grande a apenas 10 km do centro de São Paulo! Trilhas, mirantes, muito verde e contato com a natureza são alguns dos destaques. Um dos pontos mais visitados do lugar é a Pedra Grande, incrível mirante de 6.780 metros, de onde pode ter uma visão panorâmica da cidade! Dica: é preciso tomar a vacina de febre amarela antes de visitar o local.
Endereço: Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
Horário de funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h
Entrada gratuita
O VELHÃO
Em um conjunto arquitetônico na estrada de Santa Inês, no coração da Serra da Cantareira, está O Velhão. Trata-se de um complexo turístico que une de tudo e mais um pouco: restaurante, lojas, bares, serralheria e espaço para guardar antiquarias.
Com um clima rústico e bem decorado, a grande atração é o Restaurante d’As Véia, que conta com oito ambientes diferentes, servindo comida tipicamente brasileira e feita no tradicional forno à lenha. Na hora do almoço, as mesas costumam ser bem disputadas, por isso a dica é chegar cedo e garantir lugar. Confira a tabela com os valores do almoço.
Endereço: Estrada Santa Inês, 3000 - Mairiporã
Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 12h às 16h
Foto: Reprodução/Facebook O Velhão e Reprodução/Instagram @ovelhaodemolicoes
EMPORIO DA SERRA
O Empório da Serra é um dos restaurantes mais antigos e tradicionais da Serra da Cantareira. O lugar é especializado em fondues doces e salgadas e oferece aos clientes uma experiência mais intimista e romântica. Para deixar tudo ainda melhor, a vista do alto da serra é um dos pontos positivos da casa.
Para fugir um pouco do tradicional, a casa também oferece hambúrgueres e carnes suculentas, sem contar que é opção de roteiro para um fim de tarde ou jantar romântico. Aos finais de semana, a casa abre para almoço e revela um ambiente bem familiar.
Endereço: Av. Serra da Cantareira, 13, Mairiporã
Horário de funcionamento: Quarta a quinta das 18h às 23h | Sexta das 18h às 02h | Sábado das 12h às 02h e domingo das 12h às 22h
Foto: Reprodução/Facebook Empório da Serra: Foto 1 | Foto 2
JACQUES CAFÉ
Para começar o dia com o pé direito ou tomar um café da tarde reforçado, o Jacques Café é o melhor endereço da Serra. Trata-se de uma cafeteria super charmosa que oferece um cardápio recheado de delicias. A decoração detalhista e extremamente cuidadosa deixa a experiência de 'tomar um cafezinho' ainda mais rica.
Com uma paisagem que só a Serra da Cantareira oferece, o local é sempre uma boa escolha – passar um tempinho por lá é como conhecer um cantinho em meio à natureza. Não deixe de ir!
Endereço: Avenida Serra da Cantareira, 11 - Parque Petrópolis
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 10h às 20h | Sábado e domingo das 9h às 20h
Foto: Reprodução/Facebook Jacques Café: Foto 1 | Foto 2
MIOLO PADARIA ARTESANAL
A Miolo é uma padaria orgânica no meio do mato que se preocupa em manter um clima de interior – não vá esperando uma super estrutura estilo as padarias 24h de São Paulo. Pequeno, o local, com clima intimista e familiar, é ideal para deixar o stress de lado e curtir a natureza. Sem falar nos quitutes pra lá de saborosos – os pães são produzidos artesanalmente e todos os alimentos ali servidos são orgânicos.
Foto: Reprodução/Facebook Miolo Padaria Artesanal: Foto 1 | Foto 2
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 30 Ago 2018.