Guia da Semana

Guia da Semana

São Luiz do Paraitinga é uma charmosa cidade que fica a apenas 180 km de São Paulo e que é muito conhecida por seu famoso Carnaval de rua. Localizada no Vale do Paraíba, o destino histórico reúne casarões, igrejas antigas e muitos lugares a serem descobertos.

Para visitar em qualquer época do ano, São Luiz do Paraitinga oferece o contato com a natureza e a tranquilidade que muitas vezes nos falta na capital. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis por lá:

CENTRO HISTÓRICO


Foto: Shutterstock

O Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga certamente é a principal atração da cidade. Andar por suas ruelas sem pressa é a melhor forma de conhecer todos os detalhes e não perder nada. Casinhas coloridas e construções recheadas de detalhes esperam os turistas.

Em 2010 a cidade foi devastada por uma grande enchente e felizmente conseguiu se recuperar totalmente. Dois cartões-postais desabaram com a tragédia e hoje estão reconstruídos, por isso são paradas obrigatórias. Não deixe de conhecer a Igreja da Matriz e a Capela das Mercês.

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR


Foto: Shutterstock

Inaugurado em 1989, o Parque Estadual Serra do Mar [núcleo Santa Virgínia], foi criado devido às desapropriações das antigas fazendas Ponte Alta e Santa Virgínia, que deu origem ao nome do Núcleo. Por conta do relevo acidentado, que favorece a formação de cachoeiras, o núcleo é um dos principais pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra.

Por lá, o visitante consegue fazer trilhas que levam a mirantes, se banhar em cachoeiras e até mesmo praticar rafiting. Acontece que todas essas atividades exigem a presença de um guia turístico, por isso, a dica é planejar os passeios junto de uma agência turística.

CACHOEIRA GRANDE


Foto: Shutterstock

No município de Lagoinha, vizinho de São Luiz do Paraitinga, está uma das cachoeiras mais bonitas do estado: a Cachoeira Grande. Trata-se de uma enorme queda d'água de 38 metros de altura, que desemboca em uma piscina natural, formando uma 'prainha'.

Com uma grande infraestrutura que conta com estacionamento, vestiários e restaurante, o espaço é a pedida certa para passar um dia diferente com direito a banho de cachoeira. Para a criançada, o espaço é uma das melhores opções. Se você procura mais sossego, a dica é visitar o local durante a semana, uma vez que aos feriados e finais de semana o lugar fica cheio.

TRILHA DAS 7 CACHOEIRAS


Foto: Shutterstock

Para quem tem mais condicionamento físico, que tal se aventurar na Trilha das 7 Cachoeiras? Além de belíssimas quedas d'água, o trajeto passa por muitos poços de banho e piscinas naturais. A trilha é feita apenas com a participação de um guia e pode ser bem íngreme em alguns pontos.

Por estar dentro de uma propriedade privada, o local conta com toda infraestrutura necessária para passar o dia - inclusive para quem quiser apenas conhecer alguns pontos. Para mais informações sobre como chegar e infraestrutura, acesse o site da Trilha das 7 Cachoeiras.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 4 Fev 2019.