Guia da Semana

Procurando inspirações para a sua próxima viagem? Saiba que a temporada de 2017 já tem seus destinos populares, sendo uma ótima opção para acompanhar o fluxo de turistas e conhecer lugares novos! Entre os escolhidos estão praias com águas cristalinas, cachoeiras refrescantes, destinos mais rústicos e também tem aqueles badalados.

Seja para planejar uma próxima viagem ou simplesmente conhecer esses locais, veja a lista com 10 destinos brasileiros em alta para 2017:

Alter do Chão, Pará


Foto: Reprodução/Alter Do Chão Turismo

Alter do Chão, em Santarém, fica bem próximo a Amazônia e é um dos destinos mais conhecidos da região. Parte dessa popularidade se explica por concentrar a maior praia de água doce do mundo! O local, que recebe águas do rio Tapajós, foi apelidado de Caribe Amazônico. A praia aparece no período de vazante do rio, entre os meses de agosto e janeiro. Por isso, durante o verão, o local se torna um verdadeiro point, atraindo pessoas do mundo inteiro e de diferentes idades.

São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte


Foto: Reprodução/Apartamento 702

São Miguel do Gostoso fica a 110 km de Natal e promete ser o próximo destino em alta, tanto que o local foi o point do Réveillon 2017! Com praias desertas, águas calmas e muita tranquilidade, a pequena cidade rústica promete atrair cada vez mais fãs. A vila de pescadores é bem simples, sendo ideal para aqueles que querem conhecer um lugar novo sem deixar de lado o agito! Além disso, o destino é um dos melhores do Brasil para praticar KiteSurf, surfe puxado pelo vento.

São Miguel dos Milagres, Alagoas


Foto: Reprodução/Shutterstock

São Miguel dos Milagres, localizado a 93 km de Maceió, é um daqueles destinos rústicos que acalmam, ao mesmo tempo em que revelam paisagens incríveis. Por lá, encontram-se longas praias, sombreadas por coqueiros protegidos por recifes que formam piscinas naturais bem gostosas. O destino está cada vez mais famoso entre os turistas.

Canoa Quebrada, Ceará


Foto: Reprodução/Shutterstock

A cerca de 120 km de Fortaleza, Canoa Quebrada, no Ceará, se tornou um dos destinos mais badalados do momento. Suas falésias de cor alaranjada, misturada com dunas e um mar esverdeado fazem de lá o local perfeito para quem quer aproveitar o melhor do nordeste. Com barracas à beira-mar e música ao vivo, a pequena vila se mantém animada durante a alta temporada, fazendo com que turistas curtam o visual aproveitando a animação do Ceará.

Barra Grande, Bahia


Foto: Reprodução/Shutterstock

Quem se interessa por lugares rústicos e quase isolados vai se apaixonar por Barra Grande, na Bahia. Localizada na ponta da famosa Península de Maraú, o destino conta com praias paradisíacas e uma paisagem praticamente intocada. As praias são rodeadas por algumas barracas e bares, lugares agradáveis de frente para o mar. Apenas 5 km de distância encontra-se Taipu de Fora, uma das maiores barreiras de corais do país. Um destino perfeito para um mergulho nas piscinas naturais. Junto à areia, você vai encontrar cabanas de alto nível disponibilizando uma gastronomia bastante requintada.

Caraíva, Bahia


Foto: Reprodução/Pousada do Neném

Na charmosa vila da Bahia, carros não entram, já que é preciso atravessar um rio que dá acesso a Caraíva. Suas ruas de areia fofa guardam lugares rústicos e charmosos, sem deixar de lado as belezas naturais do lugar. A Vila de Caraíva é banhada pela praia de mesmo nome, que concentra o burburinho da alta temporada (e os bares e restaurantes). As demais praias da região podem ser acessadas por trilha ou por barco – a escolha depende da maré.

Chapada dos Veadeiros, Goiás


Foto: Reprodução Commons Wikimedia/Rafael Defavari

Os amantes de natureza e trilhas já devem conhecer a Chapada dos Veadeiros. O local é um verdadeiro paraíso em meio ao estado de Goiás. Cada paisagem encanta mais do que a outra e fica difícil escolher um lugar preferido. Para quem gosta de águas cristalinas, a dica é visitar a Cachoeira Santa Bárbara. Ela encanta por suas águas cor turquesa e um fundo de areia branca. Para alcançá-la, é necessário pegar uma trilha de cerca de 5 km, mas todo esforço vale a pena!

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro


Foto: Reprodução/Shutterstock

Um dos destinos mais paradisíacos e bonitos do Brasil, Arraial do Cabo atrai fãs de águas cristalinas e lugares bem preservados. Para quem busca uma viagem inesquecível, pode ter certeza que lá é o lugar certo. Cercado por areias brancas e águas azuis, o lugar torna-se um verdadeiro oásis e destino perfeito para o verão. Além das lindas praias, grutas e passeios de barco completam o passeio.

Bonito, Mato Grosso do Sul


Foto: Reprodução/Hotel Urbano

Bonito é um verdadeiro paraíso localizado no Mato Grosso do Sul. São inúmeras atividades e roteiros diferenciados perfeitos para quem gosta de ecoturismo. Rios, lagoas cristalinas, grutas, passeios de rapel, mergulho, cachoeiras são alguns dos atrativos dessa cidade espetacular. Mas é preciso planejamento para curtir o máximo que o lugar tem a oferecer. Como são muitas atrações e não costumam ser tão próximas, o ideal é fazer um checklist do que conhecer em cada dia da sua hospedagem.

Gramado, Rio Grande do Sul


Foto: Reprodução/Shutterstock

Chegamos a um dos destinos mais tradicionais para curtir o inverno no Brasil: Gramado. A cidade fica pertinho de Canela, também no Rio Grande do Sul e o turismo é responsável por 90% de sua receita. Quem busca um clima aconchegante, culinária de primeira e até mesmo fazer compras, Gramado é o destino ideal para o inverno.Os jardins das mais variadas flores são tão exuberantes que até batizam regiões da cidade como a Avenida das Hortências. Aliás, a avenida traz inúmeros barzinhos que servem um fondue melhor do que o outro.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 18 Jan 2017.