Guia da Semana

É na parte rural de Monte Verde, distrito de Camanducaia, em Minas Gerais, que fica localizada a famosa fábrica de geleias artesanais da cidade. A Edelweiss nasceu como o hobby de um doutor em Química Nuclear que, depois de trabalhar por dez anos na ONU e ser professor de faculdades em São Paulo, decidiu se aposentar e dedicar-se a essa paixão. Edmundo Garcia Agudo, espanhol naturalizado brasileiro, e sua mulher, Isa Ramos de Queiroz, que é mestre em Toxicologia Ambiental, são o cérebro e o coração por trás deste negócio familiar.

As receitas são seguidas à risca (e nenhum segredo ou dica da fabricação é revelado aos visitantes), como um bom cientista faria em qualquer procedimento. Uma amostra de cada geleia produzida passa pelo paladar de Edmundo, certificando-se de que o padrão de qualidade se mantenha em cada lote. Os produtos são naturais e não levam nenhum tipo de conservante, corante ou adoçante em sua composição.


Ao todo, são 16 sabores diferentes de geleia (Foto: Luísa Celiberto)


Hoje, a fábrica conta com 16 sabores diferentes de geleia, que vão dos mais tradicionais, como laranja e morango (que é uma das mais famosas da casa, com pedaços da fruta), até os mais exóticos, como physalis, blueberry e até mesmo de açaí.

De onde vêm as frutas? Muitas são cultivadas ali mesmo, em meio ao bosque de araucárias onde se encontra a fábrica. As que não se adaptam ao clima local são trazidas do CEAGESP, de São Paulo – são escolhidas a dedo para produzir a melhores geleias da região. Já a laranja e a tangerina são importadas da Espanha, pois as que nascem em solo brasileiro não apresentam as características ideias para entrar na geleia.


Da fruta para o pote: as geleias não levam conservantes, corantes ou adoçantes em sua composição (Fotos: Luísa Celiberto)


O mais interessante do negócio deste amável casal de velhinhos é que eles não pensam em expandir demasiadamente a produção. Afinal, uma expansão significaria industrializar a fabricação das geleias, o que necessariamente diminuiria a qualidade do produto – o que é inaceitável aos olhos de Edmundo. Não é à toa que o slogan da fábrica é "Feito com Amor".

Se você estiver em Monte Verde, não deixe de visitar a loja, localizada na avenida principal da cidade, dentro da Galeria Suíça. Por lá, é possível degustar gratuitamente todos os sabores antes de escolher os potes para compra. Além disso, atualmente a fábrica também produz doce de corte, licores e geleias em versão diet – incrível, não?


É possível degustar gratuitamente de todos os sabores de geleia na loja (Foto: Luísa Celiberto)


Mas se você não estiver em Monte Verde ou não tiver planos para visitar o destino, fique tranquilo (a), é possível comprar essas maravilhas online!

Edelweiss Geleias Artesanais

Endereço (loja): Avenida Monte Verde, 856 (Galeria Suíça, loja 3) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1513

*A jornalista Luísa Celiberto foi a Monte Verde a convite da Companhia Melhoramentos e da A4 & Holofote Comunicação para produzir esta matéria.

Monte Verde é destino certo para apaixonados e aventureiros

Seja para curtir a dois ou se aventurar por suas trilhas, essa cidade mineira vai te conquistar!

6 hospedagens próximas a SP para curtir o frio em grande estilo

Que tal aproveitar a estação mais aconchegante do ano e curtir lugares maravilhosos?

Volta ao mundo: 10 destinos para conhecer pelo menos uma vez na vida

Dizem que ao redor do mundo existem lugares que são paradas obrigatórias! Quer conhecer alguns?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 6 Mai 2018.