Guia da Semana

Conheça Cunha, a cidade próxima a São Paulo que vai te conquistar

Local é um paraíso em meio às montanhas, ideal para casais e amantes da natureza!.

A cidade de Cunha fica localizada a 223 km de São Paulo, mais precisamente na Serra do Mar, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. O destino romântico na serra é um refúgio para quem busca relaxar! Muito conhecida por ser a cidade dos ceramistas, além de inúmeros ateliês charmosos, o local possui incríveis cachoeiras, trilhas e um lavandário que parece ter saído de um filme! 

Ainda não conhece? Então o Guia da Semana te mostra os pontos altos da cidade: 

Lavandário

 
Reprodução O Lavandário

Um dos passeios imperdíveis de Cunha é a visita ao Lavandário. Com um estilo inspirado no de Pronvence, no sudeste da França, o local atrai turistas que buscam uma paisagem incrível, além de conhecer de perto o plantio e cultivo das lavandas e seu processo de fabricação (transformação em florais, sais..). Uma dica é chegar a tempo para observar o pôr do sol, que, do alto da colina em meio a plantação, é de tirar o fôlego! 

Onde: Estrada Cunha - Paraty Km 54,5 (lado esquerdo) - Entrada Gratuita

Pedra da Macela 


Reprodução Shutterstock e História e Viagens

Devido às altas altitudes, Cunha possui vistas privilegiadas! Uma das mais incríveis é a Pedra da Macela. A impressionante vista do alto da pedra, na divisa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, alcança a Ilha Grande e as baías de Paraty e Angra dos Reis! A maior parte do percurso é feita de carro e depois 2 km de caminhada até o topo (são quase 1.900 metros de altura) - o esforço vale a pena nos dias ensolarados, quando é possível ter uma visão igual a da foto! De tirar o fôlego né?

Onde: Rua Arantes Filho, s/n - Cunha

Cachoeiras


Reprodução Cunha Tur e Blog Viagens

Cunha possui quedas d'águas incríveis como a Cachoeira do Pimenta e Cachoeira do Desterro. A primeira (foto) é considerada como a mais bonita da região e possui desnível de 70 metros, sendo composta por várias quedas. O local, que antes abrigava uma barragem, foi transformado em Mirante Ambiental e Museu da Energia e dispõe de trilha que leva até a Antiga Usina Hidrelétrica. Já a Cachoeira do Desterro conta com duas quedas e um poço perfeito para banho! Ela fica dentro de uma propriedade particular, mas seu acesso é gratuito. 

Onde: Estrada Do Monjolo, km 13 (Cachoeira do Pimenta) / Rodovia Cunha – Paraty,  km 66 (Cachoeira do Desterro)

Parque Serra do Mar


Reprodução Florestal.Gov e Shutterstock

Para aqueles que gostam de contato com a natureza, bem como trilhas e cachoeiras, o Parque Serra do Mar é uma opção de passeio imperdível! Com entrada gratuita, possui opções para aqueles que andam de bike, como a Trilha das Cachoeiras de 7km e a Trilha das Arapongas com 6 km de percurso. Para aqueles que procuram atividades leves, a Trilha do Rio Paraíbuna (com 1,5 km ida e volta) é a melhor opção! Possui estruturas para piquenique e trilhas para observação de aves. Dica: para praticar algumas dessas atividades, é necessário o acompanhamento de um guia - disponível no parque. 

Onde: Praça Midair José Teodoro, nº101 - Bairro do Areião - Cunha

Cerâmicas 

A cidade consolida-se dia a dia como um importante pólo de arte cerâmica do Brasil e da América do Sul, caracterizado pela diversidade técnica e estética de sua produção, o que lhe conferiu a denominação “cerâmica de autor”. Por lá, é possível encontrar facilmente inúmeros ateliês para visitar e adquirir peças exclusivas! 

Pousadas Charmosas

Um lugar incrível desses só pode ter hospedagens mais incríveis ainda, né? Não é à toa que Cunha possui a melhor pousada do Brasil segundo o site TripAdvisor! O crédito fica para a Pousada Barra do Bié, que possui chalés rústicos e modernos - com hidromassagem e lareira! Ideal para casais que buscam um tempo a sós e longe dos agitos das grandes cidades! 

Preço para o casal: a partir de R$ 1.394 o final de semana com café da manhã
Onde: Rodovia SP-171, saída Km 59 

Outra opção de hospedagem que não fica por baixo da anterior é a Pousada Quinta da Serra, que é considerada também uma das melhores do Brasil! Com chalés rústicos e privativos, o local é indicado para casais que buscam sossego e contato com a natureza!

Preço: Sob Consulta 
Onde: Estrada do Monjolo Km 10, S/N - Cunha

Atualizado em 6 Out 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Viaje pelo Brasil com passagens a partir de R$ 180 em 12x sem juros

Viajar é muito bom - e pagar barato é ainda melhor!

Azul oferece SKOL gratuita em voos acima de 1 hora em dez cidades brasileiras; saiba mais!

O Happy Hour Azul acontece de quarta a sexta-feira, sempre das 17h às 21h

Casamento temático em Gramado é opção divertida na hora de dizer 'sim'; conheça

Casais poderão celebrar o amor na Wedding Chapel, de Las Vegas, ou no estilo Cinderella!

Conheça Campinas: 8 passeios imperdíveis para fazer na cidade

Cansado de fazer sempre os mesmos passeios? Explore essa cidade incrível no interior de São Paulo!

5 retiros espirituais para conhecer em São Paulo

Esses retiros são perfeitos para desconectar e relaxar em meio à natureza!

Road Trip: 6 destinos paradisíacos para conhecer entre São Paulo e Rio de Janeiro

Uma viagem de carro é a oportunidade perfeita para conhecer essas praias paradisíacas!