Guia da Semana

O Cerrado brasileiro é um bioma característico do Centro-Oeste e Nordeste, marcado por vegetação rasteira, campos limpos, sujos, veredas e matas ciliares. O Parque Nacional das Emas fica no Estado de Goiás e é uma unidade de preservação do Cerrado. Sua importância é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Possui uma área de 132 mil hectares, que compreende as cidades de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO) e Costa Rica (MS), e por ali habitam 800 espécies de plantas e 300 de aves e mamíferos sob risco de extinção.

Se você é fã de trilhas e aventura, vai querer conhecer o parque. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu diversas dicas de passeios no Parque Nacional das Emas. Confira:


Como, onde e quanto

Foto: Shutterstock

Os três municípios citados, Chapadão do Céu, Mineiros e Costa Rica, possuem infraestrutura para receber turistas, com hotéis e restaurantes, e também fazem formação de guias especializados para te ajudar no percurso do parque.

O acesso ao parque também pode ser feito nos três municípios através das principais rodovias do Estado de Goiás. Da cidade de Mineiros até o portão do parque Jacuba, a distância é de 88 Km por asfalto. Da cidade de Chapadão do Céu até o portão do Bandeira, a distância é de 30 km por estrada sem asfalto, e pelo mesmo portão se faz o acesso desde Costa Rica, com distância de 47 km.

Quanto aos ingressos, custam R$18 para público geral e R$9 para moradores da região (cobrados no portão do parque). Entretanto, são isentos de pagar estudantes em atividade de educação ambiental, visitantes menores de 12 anos e maiores de 60 anos.


Passeio de bote


Foto: Shutterstock

O passeio de bote é feito no Rio Formoso, mas é necessário ter um guia para realizá-lo. O grupo pode ainda optar por fazer o passeio com flutuação ou sem, com o auxílio de equipamentos de mergulho. São aproximadamente 2 horas de observação da fauna e flora e com paradas onde o visitante pode mergulhar em pontos específicos indicados pelo instrutor.


Boia Cross

No mesmo rio, o Rio Formoso, é feito o passeio de Boia Cross para quem gosta de maiores emoções. São aproximadamente 40 minutos de passeio, que percorre 1200 km de descida em correntezas fortes do rio.


Ciclismo

Outro passeio para os aventureiros é pegar uma bicicleta (pode ser sua própria ou alugar uma no local) para se aventurar nas trilhas de um portão a outro – desde o portão Jacuba até o Portão Bandeira. Entretanto, essa travessia de ponta a ponta do parque deve ter um guia acompanhando. O percurso pode ser de 45 km ou 90 km.

Passeio no carro de safári


Foto: Shutterstock

Com duração de até 8 horas, o safári é feito num carro do próprio parque que tem capacidade para até 20 pessoas. Um guia acompanha o caminho inteiro, com informações relevantes da unidade de conservação e sobre a fauna e flora local. O melhor é que você pode observar de perto os animais que por ali habitam, como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados, além dos diversos cupinzeiros espalhados pelo parque.


Trilhas

Se ao invés da bicicleta, prefere fazer o passeio a pé, o parque possui muitas trilhas e algumas não precisam de um guia para acompanhar o grupo. Essas trilhas ficam mais próximas aos portões Jacuba e Bandeira, e mesmo assim é preciso comprar os ingressos para ter acesso ao parque. A recompensa é poder ver de pertinho os animais, as flores e os enormes cupinzeiros. Se você estiver na companhia de um guia que saiba te explicar sobre os pássaros, é bem interessante fazer o passeio dedicado à observação das aves.

Atualizado em 25 Out 2019.