Guia da Semana
Viagens Nacionais
Por Redação Guia da Semana

Conheça São Joaquim, uma das cidade mais frias do Brasil

São Joaquim é uma das únicas cidades brasileiras onde é possível ver neve durante o inverno!.

Fotos: Shutterstock

São Joaquim, em meio a Serra Catarinense, é uma das cidades onde mais faz frio em todo o Brasil. No alto inverno, quem tiver sorte, poderá ver até mesmo neve por lá. Para deixar tudo ainda melhor, o destino é conhecido como a terra da maçã e produz alguns dos melhores vinhos do país!

A verdade é que em qualquer época do ano São Joaquim é um destino que vale a pena conhecer – lembrando que entre os meses de junho e agosto o termômetro pode apontar temperaturas abaixo de 0ºC. 

Como a cidade é pequena, um ou dois dias são mais do que suficientes para conhecer tudo! Por isso, vale a pena incluir o destino em um roteiro maior pela região de Santa Catarina.

Para te inspirar a desbravar a região sul do país, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em São Joaquim e região. Confira:
 

CENTRO DE SÃO JOAQUIM


Foto: Shutterstock

A primeira parada para quem visita São Joaquim é o centro da cidade. O roteiro tem como principal destino a Praça João Ribeiro, que conta com a Igreja Matriz. Conhecida como uma das construções mais bonitas de toda a cidade, a construção do início do século 20 é o cartão postal de São Joaquim e foi feita a partir de pedras retiradas da Serra Catarinense. O passeio é uma boa pedida para quem gosta de história e também de conhecer lugares novos. 

Ao seu redor, encontram-se os principais atrativos da charmosa cidade: restaurantes com comidas típicas, pousadas e lojinhas de lembranças. Aproveite para conhecer o lago com fonte, que costuma ficar congelado nos dias mais frios.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM
 

SNOW VALLEY


Foto: Reprodução/Instagram @snowvalleyexperiencepark: Foto 1 e Foto 2

Inspirado nos modelos dos Parques Nacionais Norte Americanos, o Snow Valley foi criado para oferecer uma verdadeira experiência de neve em meio a um dos lugares mais frios do Brasil. O espaço oferece diversos programas diferentes aos turistas, entre eles está o Adventure Park, onde é possível realizar atividades como Tirolesa, Arvorismo e Escalada. 

Ainda, é possível conhecer o espaço através de um programa de acampamento, que é realizado totalmente em inglês. No verão ou no inverno, jovens e crianças conseguem fazer uma verdadeira imersão na língua inglesa enquanto participam de atividades coletivas em meio à natureza. 

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM
 

VINÍCOLAS DA SERRA CATARINENSE


Foto: Shutterstock

A produção de vinhos vem crescendo e se sofisticando na região da Serra Catarinense e nada melhor do que conhecer de perto essa grande novidade. A boa notícia é que várias vinícolas de São Joaquim já recebem turistas e preparam programas especiais para oferecer o melhor do enoturismo. 

O melhor endereço para conhecer a produção de vinhos catarinenses é a Vinícola Villa Francioni. O empreendimento oferece um encontro encantador com a arte da vinicultura e o prazer dos melhores vinhos. A visita é sempre acompanhada por um guia especializado, onde são percorridos todos os estágios da elaboração dos vinhos da empresa. O trajeto é concluído com uma deliciosa sessão de degustação. Para conhecer, basta fazer a reserva online pelo site. 

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM
 

BATE E VOLTA: URUBICI


Foto: Shutterstock

Para conhecer uma cidade próxima a São Joaquim e aproveitar a viagem, a dica é desbravar Urubici, que compete com o título de cidade mais fria do Brasil, já que por lá também é possível ver neve e encontrar os termômetros abaixo de zero. O local abriga atrações naturais e por isso é o destino ideal para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura. 

Para se ter uma ideia de tamanha beleza, a natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica. A atração mais visitada da cidade é o Morro da Igreja, ponto mais alto habitado da região sul do Brasil, situado a 1822 metros de altitude. A estrada que dá acesso ao Morro da Igreja possui outra bela atração, que foi visitada logo em seguida: a Cascata Véu de Noiva, que possui 62 metros de altura com água escorrendo por um paredão. 

 


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 10 Jul 2019.

Mais notícias

Conheça Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Viagens Nacionais

Conheça Santos: 8 passeios imperdíveis para curtir a cidade litorânea

Viagens Nacionais

9 viagens no Brasil que ficam ainda melhores no inverno

Viagens Nacionais

5 lugares para se aventurar em uma tirolesa pelo Brasil

Viagens Nacionais

10 hospedagens próximas a São Paulo para ir de casal e curtir um momento romântico

Viagens Nacionais

Conheça 5 retiros no Brasil para descansar o corpo e a mente

Viagens Nacionais