Guia da Semana

Na noite de sexta-feira, 27 de julho, os brasileiros poderão testemunhar algo inédito: o maior eclipse lunar do século. O fenômeno, conhecido como Lua de Sangue, deixará o satélite escurecido, em tons avermelhados. O tempo estável e a pouca nebulosidade na maior parte do Brasil, tornam o país propício para poder assistir ao espetáculo no céu.

O eclipse total estará visível por 1 hora e 43 minutos no leste da África e no sudeste da Ásia. No Brasil, estará visível por cerca de uma hora, mas o horário vai mudar conforme a localização de cada estado.

No Sudeste e Nordeste, por exemplo, o melhor horário para avistar o eclipse em sua fase total será às 17h15. Já no Centro-Oeste e Norte do Brasil, o eclipse parcial poderá ser visto às 18h15. Na região Noroeste, o eclipse penumbral poderá ser visto até às 20h30.

ENTENDA A 'LUA DE SANGUE'

Em um eclipse, Sol, Terra e Lua ficam alinhados, sendo que o nosso planeta bloqueia a passagem dos raios solares até a Lua. A forma como as cores são "desviadas" ao passar pela atmosfera, vão criar o tom avermelhado.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 27 Jul 2018.