Guia da Semana
Viagens Nacionais
Por Redação Guia da Semana

Ilha da Trindade é um dos locais mais isolados do litoral brasileiro; saiba mais!

Ilha está a 1.200 quilômetros de Vitória e é considerada um verdadeiro tesouro da biodiversidade!.

* imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A Ilha da Trindade é considerada um dos pontos mais distantes da costa brasileira, já que está localizada a 1.200 quilômetros do continente. O Arquipélago, que pertence ao Espírito Santo, é lar de uma vida marinha única – tanto que seu acesso é restrito apenas a pesquisadores e à marinha brasileira.

Com 9 km quadrados, a Ilha da Trindade é um verdadeiro tesouro no litoral brasileiro e você precisa conhecer mais sobre esse paraíso. O Guia da Semana te conta tudo sobre o local:

LOCALIZAÇÃO


Foto: Reprodução/Google Maps (PicFrame)

Escondida e paradisíaca, talvez essa seja a melhor definição para a Ilha da Trindade. Localizada 1.200 quilômetros mar adentro, a parte do continente próxima é a cidade de Vitória, no Espírito Santo – por isso que a Ilha pertence ao estado.

Tamanha distância faz com que lá seja o primeiro lugar onde o sol nasce no Brasil, por volta das 5 horas da manhã no horário de Brasília. Por ser de difícil acesso, a Ilha é considerada uma área protegida a fim de preservar sua natureza e os animais que por lá vivem - principalmente os marinhos.

Dessa forma, não existem moradores ou qualquer tipo de infraestrutura no lugar: apenas um centro de pesquisa com alguns computadores, que servem de base para os pesquisadores que desembarcam por lá.

DIVERSIDADE MARINHA


Foto: Shutterstock (imagem meramente ilustrativa)

Segundo os pesquisadores, a Ilha da Trindade é um dos melhores lugares para praticar mergulho devido a sua riqueza marinha. O que para muitos é uma boa notícia, para outros é um alerta, uma vez que pescadores clandestinos estão descobrindo o lugar, o que acaba afetando diretamente na quantidade de animais presentes por lá.

Por isso, o arquipélago foi transformado em uma Unidade de Conservação Marinha, o que protege sua área e evita com que esse tipo de ação depredatória aconteça. Infelizmente os turistas não conseguem conhecer a Ilha, mas tudo é por uma boa causa, uma vez que o turismo é outro fator que contribui para a devastação da natureza.


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 18 Dez 2018.

Mais notícias

10 destinos brasileiros que prometem bombar no Carnaval 2020

Viagens Nacionais

10 praias incríveis para conhecer no sul do Brasil

Viagens Nacionais

7 passeios imperdíveis na cidade de Novo Airão, no Amazonas

Viagens Nacionais

Parque Nacional das Emas, em Goiás, é opção de viagem para toda a família

Viagens Nacionais

Conheça Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Viagens Nacionais

Conheça Santos: 8 passeios imperdíveis para curtir a cidade litorânea

Viagens Nacionais