Guia da Semana
Viagens Nacionais
Por Redação Guia da Semana

Ilha da Trindade é um dos locais mais isolados do litoral brasileiro; saiba mais!

Ilha está a 1.200 quilômetros de Vitória e é considerada um verdadeiro tesouro da biodiversidade!.

* imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A Ilha da Trindade é considerada um dos pontos mais distantes da costa brasileira, já que está localizada a 1.200 quilômetros do continente. O Arquipélago, que pertence ao Espírito Santo, é lar de uma vida marinha única – tanto que seu acesso é restrito apenas a pesquisadores e à marinha brasileira. 

Com 9 km quadrados, a Ilha da Trindade é um verdadeiro tesouro no litoral brasileiro e você precisa conhecer mais sobre esse paraíso. O Guia da Semana te conta tudo sobre o local: 
 

LOCALIZAÇÃO


Foto: Reprodução/Google Maps (PicFrame)

Escondida e paradisíaca, talvez essa seja a melhor definição para a Ilha da Trindade. Localizada 1.200 quilômetros mar adentro, a parte do continente próxima é a cidade de Vitória, no Espírito Santo – por isso que a Ilha pertence ao estado. 

Tamanha distância faz com que lá seja o primeiro lugar onde o sol nasce no Brasil, por volta das 5 horas da manhã no horário de Brasília. Por ser de difícil acesso, a Ilha é considerada uma área protegida a fim de preservar sua natureza e os animais que por lá vivem - principalmente os marinhos. 

Dessa forma, não existem moradores ou qualquer tipo de infraestrutura no lugar: apenas um centro de pesquisa com alguns computadores, que servem de base para os pesquisadores que desembarcam por lá. 
 

DIVERSIDADE MARINHA


Foto: Shutterstock (imagem meramente ilustrativa)

Segundo os pesquisadores, a Ilha da Trindade é um dos melhores lugares para praticar mergulho devido a sua riqueza marinha. O que para muitos é uma boa notícia, para outros é um alerta, uma vez que pescadores clandestinos estão descobrindo o lugar, o que acaba afetando diretamente na quantidade de animais presentes por lá. 

Por isso, o arquipélago foi transformado em uma Unidade de Conservação Marinha, o que protege sua área e evita com que esse tipo de ação depredatória aconteça. Infelizmente os turistas não conseguem conhecer a Ilha, mas tudo é por uma boa causa, uma vez que o turismo é outro fator que contribui para a devastação da natureza.

 


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 19 Dez 2018.

Mais notícias

Conheça Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Viagens Nacionais

Conheça Santos: 8 passeios imperdíveis para curtir a cidade litorânea

Viagens Nacionais

9 viagens no Brasil que ficam ainda melhores no inverno

Viagens Nacionais

5 lugares para se aventurar em uma tirolesa pelo Brasil

Viagens Nacionais

10 hospedagens próximas a São Paulo para ir de casal e curtir um momento romântico

Viagens Nacionais

Conheça 5 retiros no Brasil para descansar o corpo e a mente

Viagens Nacionais