Guia da Semana

Você conhece Canoa Quebrada? O paradisíaco destino no Ceará é um daqueles lugares tranquilos e charmosos que todo mundo sonha em conhecer no Nordeste. Parte do seu charme se dá pelo local ser cercado por dunas de areia, transformando a experiência em uma verdadeira aventura.

Muitos turistas decidem visitar Canoa Quebrada em um bate e volta saindo de Fortaleza, mas a dica é passar pelo menos três dias por lá, desfrutando da calmaria e beleza do vilarejo.

Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber sobre Canoa Quebrada no Ceará:

ENTENDENDO CANOA QUEBRADA


Foto: Shutterstock


Canoa Quebrada está a 170 km de Fortaleza e é um pequeno vilarejo a beira-mar, cercado por imensas dunas de areia. O local foi descoberto por acaso em 1650 por um português que teve seu barco quebrado na enseada, originando o nome do destino.

Por ser um lugar bem pequeno, muitas pessoas preferem conhecer o destino em um dia, mais precisamente em uma viagem bate e volta. Para quem não tem tanto tempo na região, essa pode ser uma boa alternativa, mas, para explorar a fundo Canoa Quebrada, indica-se passar uns dias por lá. Pousadas charmosas e por preços bem variados recepcionam os turistas.

PRAIA DA CANOA QUEBRADA


Foto: Shutterstock


A praia principal, Canoa Quebrada, é um dos cenários mais bonitos de todo o Ceará. Rodeada por falésias, que formam um paredão na enseada, fazendo com que o mar esverdeado se contraste com o colorido das areias. Pela praia é possível encontrar as famosas barracas cearenses que oferecem o melhor dos mundos aos turistas: piscina, restaurante, área de descanso e banheiros.

PRAIA DE PONTA GROSSA


Foto: Shutterstock


Na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte está a Praia de Ponta Grossa, destino que costuma fazer parte do roteiro daqueles que se hospedam em Canoa Quebrada. O local, de paisagens selvagens com falésias de diferentes cores, é marcado por uma enorme ponta de pedra em barro vermelho que entra mar adentro.

Com quase nenhum turista e sem aquela gourmetização que muitas vezes encontramos pelas praias do Nordeste, Ponta Grossa consegue preservar seus ares paradisíacos sem precisar de muito. É o roteiro certo daqueles que querem conhecer um lugar naturalmente bonito e curtir o sossego.

PASSEIO PELAS DUNAS


Foto: Shutterstock


Existem algumas opções de passeios de buggy em Canoa Quebrada, sendo possível entrar no roteiro de quem pretende passar uma temporada ou um único dia no local. De qualquer forma, o roteiro passa por um dos lugares mais bacanas de lá: as Lagoas de Água doce.

Formadas pelo acúmulo da água da chuva, esses oásis em meio ao deserto oferecem um banho refrescante diante do calor de lá. Praticar esquibunda ou tirolesa são alguns dos atrativos. Para completar o dia, os visitantes conseguem observar o pôr-do-sol em cima das dunas! É incrível!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 11 Fev 2019.