Guia da Semana
Viagens Nacionais
Por Redação Guia da Semana

Conheça a Ilha do Cardoso, destino paradisíaco no Litoral Sul de São Paulo

Ilha do Cardoso é o destino perfeito para quem quer curtir a natureza e fugir dos lugares lotados!.

Foto: Shutterstock

O Litoral de São Paulo abriga lugares impressionantes e que muitos turistas ainda não conhecem. É o caso da Ilha do Cardoso, paraíso escondido no município de Cananeia, ao extremo sul do estado, quase na divisa com o Paraná.

A Ilha está localizada dentro do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, área considerada como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Tal título deve-se ao fato de 90% de sua área ser dominada pela Mata Atlântica, o que resulta em uma grande diversidade na Fauna e na Flora.

O Guia da Semana te conta tudo o que você precisa saber sobre a Ilha do Cardoso:

A ILHA DO CARDOSO


Foto: Shutterstock

Com um pouco mais de 600 habitantes, a Ilha do Cardoso é o destino certo para quem quer fugir do agito. Com muitas comunidades caiçaras, que vivem à base da pesca e do ecoturismo, quem se aventura por lá encontra um ambiente rústico, sem grandes construções e com muita simplicidade.

Talvez a combinação desses fatores que faz com que a Ilha seja o lugar certo para desconectar de tudo e curtir a natureza. A Vila do Marujá é onde está concentrada toda a infraestrutura da região: pousadas, restaurantes e um certo agito noturno. De lá saem os passeios e é onde os turistas podem sentir as raízes de uma vila de pescadores, sem abrir mão do conforto.


PRAIA DO MARUJÁ

A Praia do Marujá é a mais extensa de toda a Ilha: são 18 km de extensão! Tudo isso tendo como cenário uma areia plana, sem vestígios de sombra e com um mar calmo. É o roteiro principal dos turistas que visitam a região, já que a praia fica na Vila do Marujá. Mesmo com movimento, o lugar consegue guardar os ares de praia deserta!


PRAIA DE ITACURUÇA

Outro lugar que vale a visita é a Praia de Itacuruçá, com aproximadamente 10 km de extensão. O grande diferencial do local é o fato da praia ser banhada pelas águas do Rio Perequeê, de onde se vê botos nadando próximos à ilha. Para se chegar até lá, é necessário pegar uma trilha de 15 minutos partindo do Parque Estadual no Núcleo Perequê.

Curiosidade: lá existe uma réplica do marco do Tratado de Tordesilhas (cuja linha imaginária passava pela ilha), deixado por Martim Afonso de Souza.

BÔNUS: CANANEIA


Foto: Shutterstock

Para se chegar à Ilha do Cardoso é preciso passar pela charmosa cidade litorânea de Cananeia. A 250 km de São Paulo, o destino é conhecido por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, abrigando roteiro histórico e praias de águas cristalinas.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história de Cananeia, a dica é percorrer seu centro histórico sem pressa. Lá está o Museu Municipal, que traz informações sobre a fundação, construções históricas e algumas curiosidades da cidade. Uma delas é que em 1992 foi capturado um tubarão branco de 5 metros de comprimento, sendo considerado o segundo maior do mundo!

COMO CHEGAR A ILHA DO CARDOSO


Foto: Shutterstock

Existem dois jeitos de chegar à Ilha do Cardoso: balsa ou lancha rápida. Independente da escolha, é necessário deixar o carro estacionado no continente, ou seja, em Cananeia. De lá partem barcos particulares, que cobram um preço maior pela viagem, e a Balsa disponibilizada pela DERSA, que apresenta um preço mais em conta.

A verdade é que todo esforço vale a pena ao conhecer um paraíso quase escondido em pleno litoral de São Paulo - e que muitos turistas ainda não conhecem.


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 23 Out 2019.

Mais notícias

10 destinos brasileiros que prometem bombar no Carnaval 2020

Viagens Nacionais

10 praias incríveis para conhecer no sul do Brasil

Viagens Nacionais

7 passeios imperdíveis na cidade de Novo Airão, no Amazonas

Viagens Nacionais

Parque Nacional das Emas, em Goiás, é opção de viagem para toda a família

Viagens Nacionais

Conheça Porto Alegre, a incrível capital do Rio Grande do Sul

Viagens Nacionais

Conheça Santos: 8 passeios imperdíveis para curtir a cidade litorânea

Viagens Nacionais