Guia da Semana

Você já pensou em viajar e conhecer as maravilhas do Pantanal? O local está fora do roteiro turístico de muitas pessoas, mas pode surpreender por seu cenário selvagem e natural, mostrando um Brasil desconhecido por muitos! O contato com a natureza e a experiência de observar a paisagem em sua forma mais simples e rústica faz qualquer um esquecer dos problemas e imergir totalmente nesse pedaço de paraíso!

São aproximadamente 210.000 km quadrados espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil, sendo a maior parte do território localizado em solo brasileiro. Se você ainda não conhece, não imagina o que está perdendo. Se tem vontade de conhecer, precisa conferir essa matéria do Guia da Semana com as principais atrações! Confira:

Transpantaneira

A Transpantaneira é uma rota de 145 km indicada para aqueles que amam aventura e a vida selvagem. O trajeto, que liga Mato Grosso ao Pantanal, deve ser feito durante o dia e é recomendado um carro 4x4, já que o caminho passa por estradas de terra em meio à mata. O melhor é conhecer a região na época da seca, entre os meses de junho e outubro. Um dos pontos interessantes do trajeto é aproveitar para conhecer as suas 125 pontes de madeira, que estão localizadas sobre rios e áreas alagáveis – o que faz com que seja a estrada com mais pontes em todo o mundo.

Estrada Parque

Uma das maneiras mais fáceis e práticas para conhecer o Pantanal e suas riquezas é visitando a Estrada Parque. O passeio é feito de carro, preferencialmente 4x4 e dura cerca de 4 horas. Ao todo, são 120 km entre Corumbá e Miranda, onde é possível cruzar paisagens lindas e observar animais como jacaré, capivara, paca, tamanduá, quati, macaco e até mesmo onça pintada. Empresas de turismo do local fazem o trajeto com o auxílio de guias turísticos, mas também é possível fazer por conta própria alugando um carro. Durante o percurso possuem restaurantes e pousadas.

Barco pelo Rio Araguaia

Fazer o passeio de barco pelos rios do Pantanal, como o Araguaia, é um passeio clichê e obrigatório para todos que visitam a região. É como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ou passear pela Avenida Paulista, em São Paulo. As opções vão de passeios de chalana, barcos luxuosos e até mesmo a remo, para poucas pessoas. Para contratar o serviço, os hotéis da região são a opção mais fácil. Com guia turístico incluso, o passeio costuma ser bem interessante já que é possível avistar jacarés e aves.

Passeio de Cavalo

Outro passeio super tradicional e a cara do Pantanal é o trajeto de cavalo passando pelas áreas alagadas da região. Geralmente o roteiro passa por propriedades particulares como fazendas, o que torna tudo ainda melhor, já que esses locais oferecem almoço, alojamento, banheiro e toda infra estrutura necessária. Dedique um dia todo para esse passeio e não se esqueça de levar tênis confortável!

Visitar uma Fazenda de Jacaré

Já pensou em ver de perto o nascimento e criação de Jacarés? Essas e outras experiências você só pode ter em um lugar incrível como o Pantanal. Por lá, existem várias fazendas especializadas na criação do animal e que buscam, acima de tudo, preservar a espécie e garantir a qualidade de vida dos filhotes! O passeio exótico vale a pena! Para quem quiser conhecer melhor um dos locais, a Fazenda de Jacarés Caimasul possui uma página com todas as informações.

AQUI, AQUI e AQUI você encontra três opções de agências de turismo do Pantanal. Para reservar passeios e ter mais informações sobre roteiros, basta entrar em contato!

Onde se hospedar

Passo do Lontra Parque Hotel


Foto: Reprodução/Passo do Lontra Parque Hotel

O Passo do Lontra Parque Hotel é uma das opções mais completas que o turista encontra no Pantanal. Existem três opções de hospedagens, sendo elas: apart-hotel, chalés e apartamentos. Para quem visita o local pela primeira vez, o hotel disponibiliza passeios e guias turísticos, não sendo necessário buscar por agências. Com sistema pensão completa, a culinária é feita com produtos típicos da região.

Valor diária: a partir de R$ 760 (o casal)

Pantanal Park Hotel


Foto: Reprodução/Pantanal Park Hotel

Outra opção bem completa e muito procurada pelas famílias é o Pantanal Park Hotel. Com piscina, área de recreação e toda infraestrutura necessária, o local encanta pela sua simplicidade e conforto. Além disso, você pode praticar diversas atividades, como passeios de bicicleta, pesca e trilhas a pé. Para alimentação, a propriedade trabalha com pensão completa.

Valor diária: a partir de R$ 890 (o casal)

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 3 Fev 2017.