Guia da Semana

A cidade histórica de Paraty, a cerca de 250 km do Rio de Janeiro, acaba de entrar para a lista da Unesco como Cidade Criativa Para a Gastronomia. O local é conhecido nacionalmente por sediar a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) e diversos festivais de música e gastronomia.

A Rede de Cidades Criativas já tem 13 anos e promove a cooperação internacional entre as cidades que estejam comprometidas a investir na criatividade. São diversos destinos, que são reconhecidos nas seguintes áreas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

Paraty se tornou a primeira cidade do interior do Estado a integrar a lista, além de ser a primeira do interior do Brasil. O secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, foi um dos responsáveis por elaborar o dossiê de candidatura do município turístico à Cidade Criativa.

“Essa conquista, inédita no Estado, mostra a importância que a Economia Criativa tem para recuperação do Rio”, disse Lazaroni. “Precisamos pensar na Cultura não apenas como fonte de entretenimento, mas também de renda e desenvolvimento.”.

Além de Paraty, entram agora na rede da Unesco as cidades brasileiras de Brasília (DF), em Design, e João Pessoa (PB), em Artesanato e Arte Popular. Já integravam a listagem Belém (PA) e Florianópolis (SC), em Gastronomia; Curitiba (PR), em Design; Salvador (BA), em Música; e Santos (SP) em Filme.

Saiba mais sobre a Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Por Marco Sá

Atualizado em 5 Nov 2017.