Guia da Semana

Para aqueles momentos em que tudo o que precisamos é desconectar do celular e imergir em meio à natureza, nada melhor do que encontrar um lugar que atenda nossas necessidades ao mesmo tempo em que nos mostre uma realidade esquecida diante da correria do dia a dia - principalmente em uma cidade como São Paulo!

A Fazenda Capoava, localizada em Itu, a cerca de 90 minutos de São Paulo, é uma incrível opção de viagem curtinha para um final de semana perto da natureza ou até mesmo um destino para aproveitar as férias com a família toda. Instalada em uma Fazenda Histórica com quase 300 anos de existência, o local é uma verdadeira volta no tempo com um toque moderno e rústico.

A Fazenda Capoava

Cercado por muito verde e uma infraestrutura de respeito, a Fazenda Capoava é o lugar ideal para quem ama a natureza como ela é. Com cantinhos charmosos, áreas de descanso com redes e gramados que deixam qualquer um com vontade de correr - caminhar pela propriedade é como acalmar a alma. Após o almoço, charmosas redes nas varandas ou espreguiçadeiras na beira da piscina dão a impressão de abraçar quem deita.

Com sistema all-inclusive (bebidas a parte), além de comer bem, é possível matar a vontade daquela comida caseira feita no fogão a lenha ou comer deliciosas massas preparadas por um chef. Com tudo isso à disposição, fica difícil querer voltar para casa!

Espaço Memória

Pensado especialmente na preservação da história do local, foi criado o Espaço Memória, onde é possível conhecer um pouco sobre a fazenda desde a época da escravidão, passando pelo trabalho de imigrantes italianos, produção de café, açúcar e, por fim, a compra para fim turístico, que aconteceu em 2000. Por lá, é possível encontrar de tudo um pouco: receitas antigas, objetos históricos, como panelas e utensílios do trabalho, até algumas escrituras e dados históricos. A visita pode ser agendada também para grupos de escola, não sendo preciso se hospedar. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2118-4100 ou [email protected].

Passeios

Se tem uma coisa que os pais com filhos pequenos não precisam se preocupar é com a parte de recreação na Fazenda. Assim como para os pequenos, para os adultos são oferecidos passeios específicos, que variam desde trilhas a gincanas em grupos. Para deixar a programação ainda melhor, é possível fazer alguns passeios adicionais (tanto adultos quanto crianças): cavalgada, stand-up paddle, tirolesa, massagem, entre outros. Tudo isso acompanhado por uma equipe treinada de monitores e biólogos.

Projeto de Olho nos Bichos

Um dos diferenciais da fazenda é a quantidade de espécies de animais diferentes que encontramos por lá: araras azuis, tucanos, papagaios, bezerros, jabutis, macacos e por aí vai. Durante uma pequena visita ao local onde esses animais ficam, já é possível sentir o verdadeiro clima da natureza - sem mencionar o simpático "louro", que costuma ser atração e chamar atenção dos hóspedes.

Hospedagem

Por lá, existem seis tipos de hospedagem que variam entre chalés à beira do lado a quartos de dois andares (onde eram as antigas moradias de imigrantes italianos que trabalharam por lá após o fim da escravidão). Todos os quartos possuem camas confortáveis, ar-condicionado e um toque do campo que só um hotel-fazenda pode oferecer.

Clique AQUI para conferir todas as opções de chalés e os preços.

Festas temáticas

Um outro diferencial é a festividade da fazenda - que sempre possui um evento especial para datas comemorativas. Em março, por exemplo, é comemorado o aniversário do local - este ano completou 16 anos no formato de hotel - e a festa contou com música típica, comida e muita animação. Embalado por repentes e duplas sertanejas, o espaço rústico acolheu famílias e amigos em uma comemoração emocionante!

* Jornalista viajou a convite da Fazenda Capoava e ficou hospedada por lá durante um fim de semana *

Por Juliana Sartori

Atualizado em 3 Mai 2017.