Guia da Semana

10 atrações gratuitas que comemoram o Dia Internacional da Mulher em São Paulo

Exposições, debates, apresentações e outras opções prometem agitar a data na cidade

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, muitos espaços culturais de São Paulo prepararam atividades especiais e gratuitas em homenagem à data. Entre elas, contações de histórias, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições, rodas de conversa e debates.

Confira a programação completa:

MUSEUS

► CASA DAS ROSAS


No dia 6 de março, a Casa das Rosas apresenta atividade com histórias contadas de forma lúdica e poética, por meio de símbolos como máscaras e músicas, entre outros elementos cênicos, e será permeada pela história de Maria da Penha Maia, mulher que dá nome à Lei Maria da Penha.

Já no dia 20, a história é sobre  as duas ninfas, Plêiades e Limnátides, mais conhecidas como Clês, que resgatam sua memória e trazem o mito da ascensão de Zeus, perseguido por seu pai, Cronos, quando este descobriu que o filho seria o próximo supremo deus do Olimpo. 

Endereço: Av. Paulista, 37

► MUSEU DA CASA BRASILEIRA 


Sob regência do maestro Murilo Alvarenga, a Orquestra Pinheiros abre a 17ª temporada do projeto Música no Museu da Casa Brasileira, com o show “Sophisticated Ladies”. A apresentação será no dia 13 de março, domingo, às 11h, com entrada gratuita. No programa, serão apresentadas músicas compostas por mulheres, para mulheres ou interpretadas por elas. A apresentação contará com participação especial das cantoras Cinthia Zaccarioto, Rita Valente, Cris Cabianca e Catarina Marrese.

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

MUSEU AFRO BRASIL 


Sempre aos domingos, nos dias 06, 13 e 27 de março, às 14h, o Museu Afro Brasil realizará visitas à exposição de longa duração com foco na presença das mulheres negras no acervo do Museu. Neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais do nosso país. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário da visita.

Já entre os dias 8 e 11 de março, será realizada a atividade "Intervenções Literárias - Mulheres à sombra do baobá", com leitura de histórias ou poemas cuja temática aborde as diversas nuances do feminino. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10 - Parque Ibirapuera

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO


No dia 12 de março, sábado, às 14h, o Memorial da Resistência de São Paulo realizará uma Roda de Conversa com Dulce Muniz, Maria Auxiliadora Arantes (Dodora) e Rose Nogueira. As ex-presas políticas abordarão a resistência feminina na Ditadura Militar (1964-1985) e os desdobramentos na contemporaneidade. 

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia

PINACOTECA


Já a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca farão a visita temática “Imagem e Poesia: mulher”. A visitação pretende conjugar as linguagens da poética e da imagem por meio de textos selecionados em diálogo com obras escolhidas das exposições de longa duração do acervo da Pinacoteca. As visitas podem ser feitas nos dias 6 e 7, às 10h30, na Pinacoteca e na Estação Pinacoteca, nos dias 20 e 21, às 10h30.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz

FÁBRICAS DE CULTURA

As unidades das Fábricas de Cultura, presentes nas zonas norte, sul e leste de São Paulo, oferecem várias atividades de celebração no dia 8 de Março.

► FÁBRICA VILA CURUÇÁ

Na Vila Curuçá, o destaque vai para o encontro de leitores na biblioteca com o tema “Mulheres na Música”, que vai discutir como a mulher é abordada em músicas brasileiras. O evento acontece às 11h e às 16h.

Endereço: R. Pedra Dourada, 65

► FÁBRICA ITAIM PAULISTA

No mesmo dia, o Itaim Paulista realiza a atividade “Mulher de A a Z”, uma roda de conversa sobre os desafios encontrados pelas mulheres no mercado de trabalho. O evento acontece às 11h e às 15h.

Endereço: R. Estudantes da China, 500 

► FÁBRICA SAPOPEMBA

Já em Sapopemba, as escritoras que marcaram o século XX são celebradas em um encontro de leitores. A programação em homenagem à data se estende por toda a semana, com apresentações musicais, poéticas e cênicas relacionadas ao universo feminino. O evento acontece às 10h e às 15h.

Endereço: Rua Augustin Luberti, 300

► FÁBRICA CIDADE TIRADENTES

Por fim, na Cidade Tiradentes, a programação da biblioteca gira em torno dos direitos da mulher e da luta contra a violência e o assédio. O evento acontece às 12h e 15h.

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281

OFICINAS CULTURAIS

As Oficinas Culturais da capital também oferecem atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

►OFICINA MÁRIO DE ANDRADE 


Oficina Cultural Casa Mário de Andrade oferece o minicurso História, Cultura e Gênero, todas as quartas-feiras de março, das 18h30 às 21h30, para maiores de 18 anos. A atividade é baseada na apresentação dos resultados das pesquisas sobre a atuação de mulheres latino-americanas em diversos âmbitos da produção cultural, nos séculos XIX e XX.

Endereço: R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda

BIBLIOTECA

► BIBLIOTECA PARQUE VILA-LOBOS

Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece uma série de atividades dedicadas às mulheres e ao universo feminino. O grande destaque é o 2º Encontro das Mulheres RPGistas, que acontece no sábado, 12, a partir das 10h30. Organizada pelo Coletivo Minas de Moria, a ação terá jogo de cartas, tabuleiros, oficinas, mesas, palestras e debates sobre o universo do RPG – Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis.

Entre Textos, que acontece às quintas-feiras, das 15h30 às 17h, irá trabalhar ao longo de todo o mês, textos da escritora Clarice Lispector, com o livro Laços de Família. No domingo, dia 6, a Hora do Conto apresentará o conto japonês Três Mulheres Fortes, com o Grupo Parampará.  No dia 10, o Luau BVL apresenta o tema “8 de março: festa ou resistência?”, a partir das 14h. Na quinta-feira, 17, o Luau será sobre poesia engajada e o discurso feminino de empoderamento nas práticas poéticas.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros

Atualizado em 6 Mar 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças