Guia da Semana

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, muitos espaços culturais de São Paulo prepararam atividades especiais e gratuitas em homenagem à data. Entre elas, contações de histórias, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições, rodas de conversa e debates.

Confira a programação completa:

MUSEUS

CASA DAS ROSAS


No dia 6 de março, a Casa das Rosas apresenta atividade com histórias contadas de forma lúdica e poética, por meio de símbolos como máscaras e músicas, entre outros elementos cênicos, e será permeada pela história de Maria da Penha Maia, mulher que dá nome à Lei Maria da Penha.

Já no dia 20, a história é sobre as duas ninfas, Plêiades e Limnátides, mais conhecidas como Clês, que resgatam sua memória e trazem o mito da ascensão de Zeus, perseguido por seu pai, Cronos, quando este descobriu que o filho seria o próximo supremo deus do Olimpo.

Endereço: Av. Paulista, 37

MUSEU DA CASA BRASILEIRA


Sob regência do maestro Murilo Alvarenga, a Orquestra Pinheiros abre a 17ª temporada do projeto Música no Museu da Casa Brasileira, com o show “Sophisticated Ladies”. A apresentação será no dia 13 de março, domingo, às 11h, com entrada gratuita. No programa, serão apresentadas músicas compostas por mulheres, para mulheres ou interpretadas por elas. A apresentação contará com participação especial das cantoras Cinthia Zaccarioto, Rita Valente, Cris Cabianca e Catarina Marrese.

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

MUSEU AFRO BRASIL


Sempre aos domingos, nos dias 06, 13 e 27 de março, às 14h, o Museu Afro Brasil realizará visitas à exposição de longa duração com foco na presença das mulheres negras no acervo do Museu. Neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais do nosso país. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário da visita.

Já entre os dias 8 e 11 de março, será realizada a atividade "Intervenções Literárias - Mulheres à sombra do baobá", com leitura de histórias ou poemas cuja temática aborde as diversas nuances do feminino. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10 - Parque Ibirapuera

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO


No dia 12 de março, sábado, às 14h, o Memorial da Resistência de São Paulo realizará uma Roda de Conversa com Dulce Muniz, Maria Auxiliadora Arantes (Dodora) e Rose Nogueira. As ex-presas políticas abordarão a resistência feminina na Ditadura Militar (1964-1985) e os desdobramentos na contemporaneidade.

Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia

PINACOTECA


Já a Pinacoteca e a Estação Pinacoteca farão a visita temática “Imagem e Poesia: mulher”. A visitação pretende conjugar as linguagens da poética e da imagem por meio de textos selecionados em diálogo com obras escolhidas das exposições de longa duração do acervo da Pinacoteca. As visitas podem ser feitas nos dias 6 e 7, às 10h30, na Pinacoteca e na Estação Pinacoteca, nos dias 20 e 21, às 10h30.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz

FÁBRICAS DE CULTURA

As unidades das Fábricas de Cultura, presentes nas zonas norte, sul e leste de São Paulo, oferecem várias atividades de celebração no dia 8 de Março.

► FÁBRICA VILA CURUÇÁ

Na Vila Curuçá, o destaque vai para o encontro de leitores na biblioteca com o tema “Mulheres na Música”, que vai discutir como a mulher é abordada em músicas brasileiras. O evento acontece às 11h e às 16h.

Endereço: R. Pedra Dourada, 65

► FÁBRICA ITAIM PAULISTA

No mesmo dia, o Itaim Paulista realiza a atividade “Mulher de A a Z”, uma roda de conversa sobre os desafios encontrados pelas mulheres no mercado de trabalho. O evento acontece às 11h e às 15h.

Endereço: R. Estudantes da China, 500

► FÁBRICA SAPOPEMBA

Já em Sapopemba, as escritoras que marcaram o século XX são celebradas em um encontro de leitores. A programação em homenagem à data se estende por toda a semana, com apresentações musicais, poéticas e cênicas relacionadas ao universo feminino. O evento acontece às 10h e às 15h.

Endereço: Rua Augustin Luberti, 300

► FÁBRICA CIDADE TIRADENTES

Por fim, na Cidade Tiradentes, a programação da biblioteca gira em torno dos direitos da mulher e da luta contra a violência e o assédio. O evento acontece às 12h e 15h.

Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281

OFICINAS CULTURAIS

As Oficinas Culturais da capital também oferecem atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

►OFICINA MÁRIO DE ANDRADE


A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade oferece o minicurso História, Cultura e Gênero, todas as quartas-feiras de março, das 18h30 às 21h30, para maiores de 18 anos. A atividade é baseada na apresentação dos resultados das pesquisas sobre a atuação de mulheres latino-americanas em diversos âmbitos da produção cultural, nos séculos XIX e XX.

Endereço: R. Lopes Chaves, 546 - Barra Funda

BIBLIOTECA

► BIBLIOTECA PARQUE VILA-LOBOS

A Biblioteca Parque Villa-Lobos oferece uma série de atividades dedicadas às mulheres e ao universo feminino. O grande destaque é o 2º Encontro das Mulheres RPGistas, que acontece no sábado, 12, a partir das 10h30. Organizada pelo Coletivo Minas de Moria, a ação terá jogo de cartas, tabuleiros, oficinas, mesas, palestras e debates sobre o universo do RPG – Role Playing Game ou Jogo de Interpretação de Papéis.

O Entre Textos, que acontece às quintas-feiras, das 15h30 às 17h, irá trabalhar ao longo de todo o mês, textos da escritora Clarice Lispector, com o livro Laços de Família. No domingo, dia 6, a Hora do Conto apresentará o conto japonês Três Mulheres Fortes, com o Grupo Parampará. No dia 10, o Luau BVL apresenta o tema “8 de março: festa ou resistência?”, a partir das 14h. Na quinta-feira, 17, o Luau será sobre poesia engajada e o discurso feminino de empoderamento nas práticas poéticas.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Mar 2016.