Guia da Semana

10º Fórum Social Mundial

A Secretaria da Cultura de Porto Alegre promove uma série de shows gratuitos na Capital

A programação artística do 10º Fórum Social Mundial (FSM) terá 36 shows gratuitos na Prainha da Usina do Gasômetro, nos dias 25, 27, 28 e 29, sempre com início no final de tarde. Sob o título Fórum Social Mundial 10 Anos, a abertura do evento será realizada às 16h de segunda-feira, 25, na Esquina Democrática, com o Ói Nóis Aqui Traveiz. A partir das 17h, haverá, em sequência, nove shows na beira do Guaíba, com destaques para Renato Borghetti, Papas da Língua e Marcelo D2. A programação deve passar da meia-noite.

No dia 26 a programação na Usina faz uma pausa, para o grande encontro de líderes internacionais no Gigantinho, com show de Nei Lisboa. Sob o título Direitos Humanos, a programação é retomada dia 27, às 18h, na Prainha com oito shows, destacando a nova safra de músicos gaúchos, incluindo Pata de Elefante e Pública, cabendo o encerramento ao menestrel Nei Lisboa.

Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa é o título do terceiro encontro, no dia 28. Serão sete shows a partir das 17h. Nesse dia, sobem ao palco Elton Saldanha, Luis Carlos Borges e Victor Heredia.

A noite de encerramento se chamará O Fórum é de Porto Alegre e oferecerá ao público doze shows, com início previsto para as 16h. Destaque para Comunidade Nin Jitsu, Cartolas, Vitor Suzano, Tonho Crocco, Kleiton & Kledir e despedida com Nenhum de Nós, já na madrugada.

No intervalos entre as apresentações haverá performances do grupo Falos & Stercus, além de leitura de textos sobre Porto Alegre de Mario Quintana, Luiz Coronel, Caio Fernando Abreu, Sérgio Jockymann e Luiz Fernando Verissimo, lidos pelos atores Ida Celina, Renato Del Campão, Luiz Paulo Vasconscelos, Sofia Salvatori e Arlete Cunha.

A realização desses eventos é da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, sob a coordenação geral do vice-prefeito José Fortunati, em parceria com a organização do FSM.

Programação completa do Fórum na Capital:

25 de janeiro - segunda-feira - Fórum Social Mundial 10 anos

Oi Nois Aqui Traveiz - Esq. Democrática -  16h00
Revolução RS - Prainha - 17h00
Samba Puro - Prainha - 17h40
Marieth Fialho - Prainha - 18h20
Bataclã F.C. - Prainha - 19h00
Teatro Mágico - Prainha - 20h20
Renato Borgheti - Prainha - 22h00
Papas Da Lingua - Prainha - 21h00
Vídeo FMS 10 Anos - Prainha - 21h45
Marcelo D2 - Prainha - 22h05

27 de janeiro - quarta-feira - Direitos Humanos

Oi Nois Aqui Traveiz - Pç. Julio De Castilhos - 17h00
Serrote Preto - Prainha - 18h00
Grupo Vocal Mundi - Prainha - 18h50
Freak Brother - Prainha - 19h40
Pata De Elefante - Prainha - 20h30
 Pública - Prainha - 21h20
Roda Viva - Prainha - 22h10
Sombrero Luminoso - Prainha - 23h00
Nei Lisboa - Prainha - 23h20

28 de janeiro - quinta-feira - Pátria Latino-Americana - Tributo a Mercedes Sosa

Cristiano Quevedo - Prainha - 17h00
João Almeida Neto - Prainha - 17h40
Ernesto Fagundes - Prainha - 18h20
Rui Biriva - Prainha - 19h00
Elton Saldanha - Prainha - 19h40
Luiz Carlos Borges - Prainha - 20h20
Victor Heredia - Prainha - 21h20

29 de janeiro - sexta-feira - O Fórum é de Porto Alegre

Divox - Prainha - 16h00
Comunidade Nin Jitsu - Prainha - 16h40
Falos e Stercus - Prainha - 17h00
Cartolas - Prainha - 17h20
Poesia 17h40
Sergio Rojas - Prainha - 18h00
Poesia 18h20
Leonardo Ribeiro - Prainha - 18h40
Poesia 19h00
Geraldo Flach e Victor Hugo - Prainha - 19h20
Poesia 19h40
Nelson Coelho De Castro - Prainha - 20h00
Poesia 20h20
Tonho Crocco - Prainha - 20h40
Falos e Stercus - 21h00
Vitor E M. Suzano - Prainha - 21h20
Falos e Stercus - 22h00
Kleiton E Kledir - Prainha - 22h20
Falos e Stercus  - 23h00
Nenhum de Nós - Prainha - 23h20
Bambas da Orgia - Prainha - 00h00

Programação do Fórum Social Mundial em São Leopoldo

26 de janeiro - terça-feira

13h30 - Abertura da Reunião Pública Mundial de Cultura Com Juca Ferreira - Ministro da Cultura do Brasil, Fernando Rojas - Vice-Ministro da Cultura de Cuba, Ary Vanazzi - Prefeito de São Leopoldo

15h - Mesa Redonda Aberta ao Público Tema: Agenda 21 da Cultura - Panorama Mundial da Gestão Local

1ª. Parte: A Agenda 21 da Cultura - apresentação · Maria Victória Alcaraz - Representante da Rede Interlocal de Cultura · Vitor Ortiz - Secretário da Cultura de São Leopoldo/RS - membro do grupo de redação da Agenda 21 da Cultura aprovada em Barcelona 2004

16h - 2ª. Parte: Os desafios dos conselhos de cultura para a consolidação das políticas culturais Análise e debate da atuação dos conselhos de cultura e de outros organismos de representação social na definição das políticas públicas

17h - Conferência com David Harvey O geógrafo britânico, formado na Universidade de Cambridge e professor da City University of New York, estuda a geografia urbana. Seu primeiro livro, Explanation in Geography, publicado em 1969, versa sobre a epistemologia da geografia, ainda no paradigma da chamada geografia quantitativa. Posteriormente, Harvey alterou radicalmente o foco de sua atenção para a problemática urbana, chamando a atenção do mundo por partir de uma perspectiva materialista-dialética. Publicou Social Justice and the City, no início da década de 1970, onde confronta os paradigmas liberal e marxista na análise dos problemas urbanos.

19h - Lançamento da Rede Audiovisual Ibero-Americana (RAIA) e estréia latino-americana do web documentário Ctrl-V:Vídeo Control (DiverCult)

20h - shows com Vicente Feilú (Cuba) / Liliana Herrero (Argentina)/ Quartcheto, Raul Elwanger e Adriana Deffenti (Porto Alegre)/ Fernanda Kruger (São Leopoldo). No encerramento da noite, na Tenda Casa Cuba, acontece a festa baile com o grupo Tonda y Combo, com salsa, swing e latin jazz.

27 de janeiro - quarta-feira

13h30 - Conferência com Emir Sader Sociólogo, cientista político, Sader é um dos organizadores do FSM. Atualmente dirige o laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do RJ. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) entre 1997 e 1999 e é membor do conselho editorial do periódico inglês New Left Review.

15h - Mesa Redonda Aberta ao Público Tema: A Convenção da Diversidade Cultural e os Governos Locais

1ª. Parte: Os governos locais diante da convenção · Américo Córdula - Secretário Nacional da Diversidade Cultural/ MINC · Daniel Zen - Secretário da Cultura do Estado do Acre e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Cultura · Jandira Feghalli - Secretária da Cultura da cidade do Rio de Janeiro e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Cultura · Luís Repetto - Ex-Ministro da Cultura do Peru, especialista da área de patrimônio cultural e museus, professor da PUC-Lima

17h - 2ª. Parte: Expectativas com a Alba e o Mercosul · Ismael González - Coordenador da ALBA Cultural/Cuba · Daniel Gonzalez - Ex-Diretor da OEI no Brasil e Representante da Red Mercosur Cultural

18h - Painel Especial A II Conferência Nacional de Cultura do Brasil - com Joãozinho Ribeiro / Ex-Secretário de Cultura do Maranhão e Coordenador Executivo da II Conferência Nacional de Cultura/Ministério da Cultura do Brasil

19h - Painel Especial Estratégia para a expansão do parque exibidor brasileiro - com Glauber Piva / Ex-Secretário Nacional de Cultura do PT, atual diretor da Agência Nacional de Cinema - ANCINE

20h - Shows com Daniel Viglietti (Uuguai)/ Pedro Muñoz e convidados (RS)/ Luciano Alves (São Leopoldo) /Murga Agarrate CataLina (Uruguai)

28 de janeiro - quinta-feira

14h - Debate Aberto
Tema: Uma plataforma local para a diversidade cultural Propostas de diretrizes gerais
· Dália Rosa - Coordenadora Adjunta da Mesa de Desenvolvimento Cultural de El Salvador
· Célio Turino - Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura - Brasil · Norma Paula - Coordenadora da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura/ Fortaleza/CE
· Jéferson Assunção - Membro da Coordenação Executiva Rede de Gestores Culturais da Região Metropolitana e Secretário da Cultura de Canoas

17h - Conferência com Anibal Quijano O peruano Aníbal Quijano é sociólogo e professor da Universidade de San Marcos, Lima, Peru. Foi professor visitante do IEA e integra o Conselho Editorial da revista "Estudos Avançados". Foi diretor do Centro de Investigaciones Sociales e do Anuario Máriateguiano. Autor do ensaio Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e America Latina e dos livros Nacionalidade, Identidade e Utopia na America Latina e Nacionalismo e Capitalismo no Peru - um estudo de NeoImperialismo.

20h - shows com Obsesión (Cuba)/ Tonho Crocco (Porto Alegre) / Realidade Paralela (Porto Alegre)/ Melomaníacos (São Leopoldo)

29 de janeiro - quinta-feira

14h - Debate Aberto
Tema: Uma plataforma local para a diversidade cultural

1ª. Parte: Diretrizes gerais para a plataforma
· Espaço de inscrições livres e prévias, aberto às instituições e aos movimentos culturais que participam da RPMC.

2ª. Parte: Formação do comitê pró-plataforma
· Organização e eleição dos membros do Comitê Pró-Plataforma (PLDC).

20h - shows com Escola de Samba Império do Sol (São Leopoldo)/ Vicente Feilú e convidados, Maracatu Truvão/ Midian Almeida (São Leopoldo)/ Sarau Cantos do Mundo (Porto Alegre).

No encerramento da noite, na Tenda casa Cuba, acontece a festa baile com o grupo Tonda y Combo, com salsa, swing e latin jazz.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças