Guia da Semana

11 curiosidades sobre a "Turma da Mônica" que você nem imaginava

Em homenagem aos 80 anos de Mauricio de Sousa, saiba mais sobre a história de seus mais famosos personagens

Talvez as gerações mais novas estranhem quando falamos que houve uma época em que os gibis eram sucesso entre crianças e adolescentes. Afinal, em meio a computadores, celulares e tablets, a realidade das revistinhas parece mesmo extremamente distante. 

Entretanto, quem viveu esses anos, sem dúvidas, se lembra de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Anjinho e companhia. A turminha, criada por Maurício de Sousa, foi lançada em 1959 e nasceu das tirinhas de jornal, onde os principais personagens, por incrível que pareça, eram Bidú e Franjinha. Foi a partir dos anos 1960 que Mônica e Cebolinha tomaram a frente, tornaram-se os protagonistas e deram a identidade que conhecemos. 

Esse ano, Maurício de Sousa completa 80 anos de idade e, em sua homenagem, listamos 11 curiosidades que você ainda não sabia sobre "A Turma da Mônica". Confira:

MAURÍCIO DE SOUSA

Maurício de Sousa, antes de tornar-se conhecido pelos quadrinhos, era repórter policial. Em diversas entrevistas ele disse que não conseguia ver sangue e, por isso, pedia para o fotógrafo que trabalhava com ele ver as cenas de crime e descrever para ele.

CRIAÇÃO

O início da Turma da Mônica aconteceu por Bidú e Franjinha, ambos inspirados na infância do próprio Maurício de Sousa, que tinha um cãozinho chamado Cuíca. Para quem não sabe, Bidú é um cão da raça schnauzer, e, nas histórias iniciais, era cinza, não azul.

Nas tirinhas de jornal, com o tempo, foram ganhando personalidade e, então, outros personagens foram surgindo, como Cebolinha, Piteco, Astronauta, Horácio, Zézinho, Penadinho e Hiroshi. 

MÔNICA

Mônica nasceu com a crítica que as tirinhas tiveram devido a falta da presença feminina nos quadrinhos. Inicialmente, era uma personagem secundária das histórias de Cebolinha. 

INSPIRAÇÕES

A Mônica e a Magali foram inspiradas em filhas de Mauricio e o Cebolinha e o Cascão, em amigos dele da turma da infância, em Mogi das Cruzes.

HORÁCIO 

Horácio, um Tiranossauro Rex nascido fora da Terra e órfão, é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar. 

NOME VERDADEIRO DO CEBOLINHA

Poucas pessoas sabem, mas o nome verdadeiro do Cebolinha é Cebolácio Júnior Menezes da Silva.

SANSÃO

O coelho da Mônica chama-se Sansão, e era amarelo nas primeiras histórias.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A Turma da Mônica também é publicada nos Estados Unidos. E se chama Monica’s Gang.

MARCIO DE SOUSA

Marcio de Sousa, irmão de Mauricio, o ajudou a desenhar o personagem Louco e o Capitão Feio. Também criou Bugu, o cãozinho que vivia atormentando Bidú.

SUCESSO DE VENDAS

A Turma vendeu mais de 1 bilhão de gibis desde 1970.

MARCA MÔNICA

Ao longo do tempo, a marca "Turma da Mônica" passou a vender diversos produtos, desde higiene a petiscos para animais, passando também pelos alimentícios. O caso de maior sucesso é o do extrato de tomate da Cica, com o elefante Jotalhão.

Atualizado em 12 Out 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças