Guia da Semana

5 curiosidades sobre o artista mexicano Diego Rivera

Saiba mais sobre a vida e obra de um dos maiores artistas plásticos mexicanos

Esse ano, a famosa artista mexicana Frida Kahlo completaria 150 anos e, em comemoração, exposições e peças serão exibidas em sua homenagem. Entretanto, muito sabe-se sobre sua história e pouco sobre a vida de seu amado Diego Rivera. 

Por isso, o Guia da Semana lista 5 curiosidades sobre ele, que foi um dos artistas mais famosos do méxico. Confira:

VOCAÇÃO PELA ARTE

Diego sempre quis ser pintor e, desde muito novo, demonstrava talento para a prática. Estudou pintura na adolescência e ganhou uma bolsa de estudos para continuar os estudos na Europa. Lá, entrou em contato com Picasso, Dalí, Miró e Gaudi, que, mais tarde, influenciaram suas obras. Diego iniciou seus trabalhos em um ateliê madrilenho, na Espanha.

MURALISMO

De volta ao México e ao lado de artistas como José Clemente Orozco e David Siqueiros, Rivera optou por dedicar-se ao muralismo. Ele considerava a pintura convencional como uma arte burguesa, pois o fruto deste trabalho ia, normalmente, para a clausura das coleções particulares.

Ele criou, entre 1921 e 1956, um total de 6.730 m2, distribuídos por dezenove prédios no México, oito nos Estados Unidos, um na China e um na Polônia.

POLÍTICA

A militância política de Rivera era outro aspecto importante de sua vida. Comunista, sua ideologia transparece com clareza entre os temas de sua obra. Em seus trabalhos, é comum ver a presença dos indígenas, retratados em sua face sócio-histórica, sob um ponto de vista estritamente idealizado. Seus personagens guardam características clássicas, pois, embora representadas em um estilo bi-dimensional, estas imagens se encorpam, inspiradas nas pinturas renascentistas e nas vivências do artista com o cubismo.

MULHERES

O pintor foi casado quatro vezes. A primeira esposa foi a pintora russa Angellina Beloff, com quem teve um menino. Após anos de casados, Diego entrou em depressão ao ficar viúvo. Em seguida, casou-se com Guadalupe Marín, com quem teve duas filhas. Depois casou-se com a famosa artista Frida Kahlo, e depois de sua morte, com Emma Hurtado.

Além das esposas e, apesar de não ser um homem bonito, Diego sempre teve muitas amantes e esteve cercado de lindas mulheres.

DIEGO RIVERA E FRIDA KAHLO

A relação amorosa de Diego Rivera e Frida Kahlo foi extremamente tumultuada. Os dois tiveram inúmeros casos extraconjugais, alguns bem tempestuosos, mas não conseguiam se afastar um do outro. Frida chegou a ter um romance com Trotski e Rivera um caso com a irmã de Frida. A artista procurou, durante sua vida, conquistar a liberdade sexual que Rivera sempre praticou. Divorciaram-se e casaram-se novamente, morando em casas separadas que eram interligadas por um corredor.

Atualizado em 11 Ago 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças