Guia da Semana

6 motivos para conhecer a Sala São Paulo

Saiba mais sobre a história e a programação de um dos locais mais lindos da cidade

A Sala São Paulo, sem dúvidas, é um dos lugares mais incríveis da capital e os motivos ultrapassam o fato de abrigar e realizar grandes concertos. Para quem não sabe, o local, que hoje recebe músicos e orquestras, já foi uma antiga estação ferroviária, a famosa e histórica Estação Júlio Prestes, que transportava grãos de café do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital.

Com o tempo e o declínio na utilização de bondes e trens, a estação ficou abandonada e, anos depois, foi restaurada pelo governador Mario Covas, que atendeu a um pedido do regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo para construir um local que fosse convertido em uma sala de concertos. 

Assim, hoje é ícone e referência na cidade, famosa pelos eventos e também por sua beleza única. Se você ainda não conhece, o Guia da Semana lista seis motivos pelos quais deveria conhecer. Confira:

HISTÓRIA

O prédio que abriga a Sala foi construído no ano de 1926 e, mesmo que restaurado, traz em si muito da arquitetura da época. Além disso, localiza-se ao lado da Estação da Luz - com arquitetura igualmente incrível. Assim, fazem da visita algo único, que vai além da programação oferecida, mas que envolve todo um universo histórico, arquitetônico, cultural e artístico.

AMBIENTES

Hall: Utilizado na recepção de convidados, o Hall Principal é a entrada oficial da Sala São Paulo. Área de acesso do público ao interior da Sala de Concertos, comporta o Café da Sala e pode ser utilizada para coquetéis.

Foyer: Área de acesso do público ao interior da sala de concertos. Pode também ser utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis.

Estação das Artes: Ambiente utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis. Atende também espetáculos de teatro, música e dança, desfiles, exposições, seminários, cursos e congressos. Tem vista para a plataforma da Estação Júlio Prestes.

Salão Nobre: Com sacadas voltadas para a Praça Júlio Prestes e acesso direto ao Piso Superior da Sala de Concertos, o Salão Nobre é destinado à realização de palestras, cursos, oficinas, jantares e coquetéis.

SALA DE CONCERTOS E ACÚSTICA

Considerada uma das mais belas salas de concerto do mundo - comparável a de muitas salas dos Estados Unidos ou da Europa, mundialmente conhecidas, como o Symphony Hall, de Boston; o Musikverein, em Viena; e o Concertgebouw, em Amsterdã - a Sala São Paulo dispõe dos melhores recursos para adequação acústica às diversas formações sinfônicas e camerísticas. É também utilizada para premiações, solenidades e espetáculos de outros gêneros.

Dispõe de 1.484 lugares (sendo 15 para cadeirantes, 4 para obesos e 48 em camarotes cativos).

CAFÉ DA SALA E RESTAURANTE

Tradicional ponto de encontro antes dos concertos e nos intervalos, o Café da Sala encontra-se no hall principal da Sala São Paulo e oferece cafés, doces, salgados e pratos rápidos nos dias de eventos. Já o restaurante, também famoso por quem frequenta o local, oferece comida contemporânea e pratos típicos brasileiros.

LOJA DE CLÁSSICOS

Especializada em CDs, DVDs e livros de música e arte, possui os últimos lançamentos do mercado fonográfico e CDs dos destaques da temporadas da Osesp, além de todos os títulos da Orquestra.

PROGRAMAÇÃO

A sala conta com diversos tipos de evento e programação. Além das clássicas apresentações musicais e da orquestra, também oferece outros eventos culturais. Para saber mais a respeito, clique aqui.

SERVIÇO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta: das 10h às 18h, ou até o início do concerto.
Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto.
Domingo e feriado local ou nacional: quando houver apresentação, desde duas horas antes do concerto até o início da apresentação (em caso de mais de um concerto no mesmo domingo ou feriado, a bilheteria fecha após o início do concerto e reabre duas horas antes do início do próximo concerto).

ENDEREÇO

Praça Júlio Prestes, 16
Bilheteria Boulevard - andar térreo
Bilheteria Estacionamento - 1º subsolo

*Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e servidores da educação (servidores do quadro de apoio -funcionários da secretaria e operacionais- e especialistas da Educação –coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores- das redes estaduais e municipais do Estado de São Paulo) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

Atualizado em 26 Fev 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças