Guia da Semana

Engana-se quem pensa que a Zona Leste de SP é apenas uma região distante das outras e não oferece nada de interessante. Abrigo de diversos restaurantes deliciosos, parques belíssimos e bares descolados, é também um centro de concentração de cultura, com opções de museus, casas e espaços culturais incríveis.

Confira abaixo 8 passeios culturais que você precisa fazer por lá:

Museu da Imigração

O local guarda toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. É o grande ponto de encontro das comunidades da capital, um local cada vez mais frequentado por paulistanos e paulistas e um atrativo cultural e turístico imperdível para quem ama cultura e história.

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - (11) 2693-0917 Leia mais

SESC Itaquera

Inaugurado em outubro de 1992, o Sesc Itaquera é uma opção de lazer para os moradores da zona leste ou visitantes de outras regiões. A unidade preserva a área verde da Mata Atlântica e oferece um parque aquático de 5 mil m² de espelho d´água em diferentes níveis com correnteza, borbulha, cascata e chafariz, além de oito toboáguas. O Parque Lúdico do lugar tem três diferentes formas de lazer para crianças e adultos. O espaço Bicho da Mata é uma eco-aventura entre as trilhas da mata onde esculturas gigantes de animais, cavernas, montanhas, ponte pênsil e um mirante estão integrados a paisagem natural. O Espaço das Aventuras está na montanha-labirinto, com 20 metros de altura, onde mora um "ser misterioso", que esconde um tesouro.O desafio é chegar até lá. Pelo caminho, as crianças encontram tanques de areia, túneis, pontes, árvores, cavernas, pântano, flores gigantes, pinguelas e mata-burros. Inaugurado em setembro de 1994, o Espaço Musical tem brinquedos gigantes em forma de instrumentos musicais que representam as famílias de sopro, cordas e percussão que ao mesmo tempo, são escorregadores, trepa-trepa e labirintos.

Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - (11) 2523-9200 Leia mais

SESC Belenzinho

Com uma área construída de 50 mil m², o local segue à risca a premissa adotada pelas demais unidades do Sesc, com a proposta de oferecer estrutura para a prática de atividades culturais, de lazer e convivência. O local dispõe de seis pavimentos, que abrigam teatro, Comedoria (café), espaços destinados à prática de atividades físicas e recreação, consultórios odontológicos, sala de internet e oficinas, biblioteca, piscinas, quadras externas, campo de futebol, pista de caminhada e espaço para exposições.

Rua Padre Adelino, 1000 - (11) 2076-9700 Leia mais

Casa do Tatuapé

Construção bandeirista do final do século 17 em taipa de pilão, com seis cômodos e dois sótãos, a Casa do Tatuapé já serviu de moradia e olaria. O imóvel foi construído em 1698 em terreno que pertenceu ao padre Matheus Nunes de Siqueira. Em 1945, após o falecimento de seu proprietário da época, Elias Quartim de Albuquerque, o imóvel foi adquirido pela Tecelagem Textilia. Posteriormente, a Prefeitura do Município de São Paulo comprou a casa, que, entre 1979 e 1980, ficou sob responsabilidade do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH). A partir de 1993, com a criação do Museu da Cidade, a Casa passou a ser um de seus polos de atuação. Em seu interior, é possível encontrar objetos de época e conhecer sua história.

Rua Guabiju, 49 - (11) 2296-4330 Leia mais

Casa de Cultura da Penha

O Centro Cultural da Penha é um equipamento público voltado à divulgação da cultura brasileira, propagação do conhecimento e valorização da história do bairro da Penha, onde está localizado. É composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, da Biblioteca José Paulo Paes, do Teatro Martins Pena, de Telecentro, estúdio de gravação Itamar Assumpção e salas de estudos em todos os andares do prédio.

Largo do Rosário, 20 - (11) 2296-6172 Leia mais

Teatro Eva Wilma

Um dos poucos espaços voltado para a arte cênica da região leste, o Teatro Eva Wilma tem capacidade para 700 pessoas, além de estacionamento próprio e completa estrutura para abrigar grandes espetáculos. A ideia de erguer o teatro surgiu de uma tentativa frustrada de uma escola vizinha que tinha o desejo de ampliar as suas dependências. Com a inviabilidade do projeto, resolveram construir um teatro que fosse aberto ao público. Após o término da obra, convidaram a atriz Eva Wilma para conhecer o espaço e, como ela achou interessante a iniciativa, foi homenageada.

Rua Antônio de Lucena, 146 - (11) 2090-1650 Leia mais

Teatro Fernando Torres

Criado em homenagem ao ator, diretor e produtor Fernando Monteiro Torres, falecido em 2008, o Teatro Fernando Torres tem capacidade para 690 lugares e é boa opção de lazer e cultura do Tatuapé.

Rua Padre Estevão Pernet, 588 - 2227-1655 Leia mais

Casa de Cultura Raul Seixas

Os espaços da Casa onde costumam ocorrer diversas atividades culturais das mais variadas linguagens são extremamente aconchegantes e cercados de muito verde e tranquilidade. Com oficinas de teatro, yoga, pilates, canto, danças, desenho, instrumentos e muito mais, é um local amplo, com opções para todos os gostos.

Rua Murmúrios de Tarde, 211 - 205-6411 Leia mais

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Set 2016.