Guia da Semana


Por Gabriela Guimarães


O grupo Beastie Boys foi formado em 1981, em Nova Iorque, originalmente pelo vocalista Mike Diamond (Mike D), o baixista Adam Yauch (MCA), o guitarrista John Berry e a baterista Kate Schellenbach (atual integrante da banda feminina Luscious Jackson). Na época de seu surgimento, a banda seguia mais a linha do punk rock e hardcore, sendo que, antes de formarem o Beastie Boys, todos os integrantes com exceção de Adam, eram companheiros em outra banda do gênero, chamada The Young Aborigines. Em 1983, John e Kate abandonaram o grupo, que contratou como guitarrista Adam Horovitz (Ad Rock), passando a ser um trio. Neste mesmo período, eles gravaram a primeira faixa de rap, Cookie Puss, que se tornou hit nos clubes do underground nova-iorquino.

Em meados de 1984, o produtor Rick Rubin entrou na jogada, e o grupo definitivamente optou pelo rap. De cara já enfrentaram problemas. Os seguidores do hip hop tradicional não viram com bons olhos três branquelos tentando "invadir" a cena. Apesar do preconceito, a partir do momento em que se assumiram como parte do movimento rapper, os três músicos produziram vários sucessos. Durante o final de 1984 e começo de 1985, eles foram a banda de abertura da turnê Like a Virgin, de Madonna e, com isso, conquistaram cada vez mais espaço.

Em 1986, lançaram o primeiro álbum, License To Ill, que contou com os hits No Sleep Till Brooklyn, Girls, Fight For Your Right e Brass Monkey. Três anos depois, veio o segundo trabalho, Paul´s Boutique, com destaque para as músicas Shake Your Rump e Hey Ladies. Mas o disco não bateu o sucesso do LP anterior. Os Beastie Boys se redimiram com Check Your Head, de 1992 - a maioria das faixas desta compilação foi elogiada pela crítica especializada, principalmente com a exibição dos videoclipes de So What´cha Want e Jimmy James pela MTV americana. No ano seguinte, o trio fundou sua própria gravadora, Grand Royal Records, por onde gravou o álbum Ill Communication, de 1994 - e os integrantes provaram que poderiam ser grandes atores ao filmarem o vídeo da canção Sabotage, inspirados nos filmes policiais dos anos 70. Ad Rock, MCA e Mike D interpretaram vários personagens, e o clipe foi dirigido pelo cineasta Spike Jonze. As músicas Sure Shot e Get It Together também contribuíram para o sucesso do CD. A partir deste trabalho, a presença de Michael Schwartz, o DJ Mix Master Mike, como quarto membro do grupo, foi crescendo, e hoje ele é considerado integrante da banda.


Em 1995, lançaram o EP Root Down e nesta época MCA já mostrava seu engajamento na luta por melhores condições no Tibet, organizando o festival Concerto Liberdade Tibetana para arrecadar fundos para o país. Ainda no mesmo ano, o grupo fez sua primeira passagem pelo Brasil, em uma apresentação na extinta casa de shows Olympia, em São Paulo, que foi um tremendo sucesso, com lotação máxima. Em 1998, chegou às lojas o disco Hello Nasty, com os videoclipes das músicas Body Movin´e Alive, dirigidos por Adam Yauch, sob o pseudômino de Nathaniel Hörnblowér. De cara, o álbum foi parar na primeira posição das paradas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Holanda, Nova Zelândia e Suécia.

Em 2001, a banda exerceu mais ainda seu lado político após os ataques de 11 de setembro. Eles organizaram e se apresentaram no concerto New Yorkers Against Violence, no mês seguinte. Os fundos arrecadados foram direto para o New York Women´s Foundation Disaster Relief Fund e para o New York Association for New Americans (NYANA). Três anos depois, gravaram o álbum To The 5 Buroughs, destacando-se o videoclipe da faixa Ch-Check It Out, dirigido por Yauch e estrelado pelos próprios integrantes. Além disso, o trabalho marcou a primeira produção feita inteiramente pelos rapazes em seu estúdio, o Oscilloscope, situado no centro de Manhattan.

Em outubro de 2006, vieram para o Brasil pela segunda vez, para o extinto Tim Festival, nas cidades do Rio de Janeiro e Curitiba. Em 2007, gravaram o CD The Mix-Up, seguido de Reissue Contest, de 2009. Em julho do mesmo ano, Adam Yauch foi diagnosticado com câncer na garganta e o grupo foi obrigado a cancelar sua turnê e o lançamento do próximo disco, Hot Sauce Committee, Part 1. Desde então, MCA luta para vencer totalmente a doença.

Fotos: Divulgação / My Space Oficial

Atualizado em 14 Set 2011.