Guia da Semana

Chitãozinho & Xororó

Conheça mais sobre a dupla sertaneja mais pop do Brasil



A dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó foi formada em 1970 pelos irmãos José Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó), em Artorga, no Paraná. Foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios do Brasil e a incluir banjos e guitarras neste gênero musical. Também foram os pioneiros em estrear do estilo nas paradas da Billboard.

 

No início, tocaram em lugares inusitados, como circos, bancando a produção dos próprios bolsos até serem reconhecidos. Nesses 40 anos de carreira, alcançaram a marca de 35 milhões de discos vendidos, 31 álbuns inéditos, três DVDs, dois prêmios Grammy, centenas de discos de ouro, platina e diamante e receberam até uma homenagem da escola de samba paulistana X-9. Até mesmo o estilo de cabelo adotado pelos irmãos virou moda na década de 80.

 

Em 1978, colheram os primeiros frutos do sucesso com o disco 60 Dias Apaixonados e conquistaram o primeiro disco de ouro da carreira. O ano de 1980 foi marcado pelo lançamento de Amante Amada, álbum que vendeu 600 mil cópias e ganhou disco duplo de platina. Mas foi em 1982, com a canção Fio de Cabelo, de Somos Apaixonados, que explodiram de vez e tocaram em todas as rádios do país.

 

Nos anos seguintes, emplacaram mais sucessos, como Se Deus me Ouvisse (1986); Fogão de Lenha (1987); No Rancho Fundo (1989); Evidências e Nuvem de Lágrimas, em parceria com Fafá de Belém (1990); Brincar de Ser Feliz (1992); Página de Amigos (1995); Alô (1999); Frio da Solidão (com o grupo Roupa Nova - 2001); Sinônimos com Zé Ramalho (2004); A Majestade, o Sabiá, com Jair Rodrigues, Arrasta Uma Cadeira (ambas de 2005). Esta última foi escrita especialmente por Roberto e Erasmo Carlos para cantarem com a dupla - e levou 14 anos para ficar pronta.

 

Ao ganharem o primeiro lugar no Show de Calouros, de Silvio Santos, em 1982, com a música Besta Ruana (Tonico e Tinoco), os dois deixaram de ser Irmãos Lima para virar Chitãozinho & Xororó. O nome foi dado pelo radialista Geraldo Meirelles, inspirado pela canção da dupla Athos Campos e Serrinha, de 1947, que falava sobre aves brasileiras. Já como Chitãozinho & Xororó, gravaram o primeiro disco, Galopeira, de 1970.

 

A dupla jamais se retirou dos holofotes e é considerada um exemplo para a nova safra de cantores sertanejos que aposta no estilo "universitário".

Foto: Divulgação
Site oficial: http://chitaoxororo.uol.com.br/2010/

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças