Guia da Semana

O Cirque du Soleil já se apresentou para mais de 100 milhões de espectadores em 300 cidades, mas tudo começou em Baie-Saint-Paul, uma pequena cidade próxima de Québec, no Canadá.

No início da década de 1980, um grupo de coloridos personagens vagueava pelas ruas em cima de pernas de pau, fazendo malabarismos, dançando, cuspindo fogo e tocando música.

Era um grupo de teatro de rua chamado Les Échassiers de Baie-Saint-Paul, fundado por Gilles Ste-Croix. Já nessa época, as pessoas ficavam impressionadas e intrigadas com os jovens artistas que incluíam Guy Laliberté, que acabou por se tornar o fundador do Cirque du Soleil.

A companhia organizou um evento chamado La Fête Foraine de Baie-Saint-Paul, onde os artistas de rua do mundo todo se encontraram para trocar ideias e alegrar as ruas da cidade durante alguns dias. Seus seguidores começaram a alimentar um sonho aparentemente impossível: criar uma companhia de circo no Québec que fizesse turnês mundias.

Em 1984, a Cidade de Québec celebrava o 450º aniversário da descoberta do Canadá por Jacques Cartier e precisavam de um espetáculo que levasse as festividades a todos os cantos da província. Guy Laliberté apresentou a proposta de um espetáculo chamado Cirque du Soleil e desde então a companhia nunca mais parou.

A partir de um grupo de 20 artistas de rua, em 1984, o Cirque du Soleil tornou-se uma organização maior, sediada no Québec. Produzindo entretenimento de alto valor artístico, a companhia possui hoje cerca de 22 espetáculos itinerantes e fixos espalhados pelo mundo.

Por Edson Castro

Atualizado em 22 Mar 2013.