Guia da Semana

Em 2005, o gênero stand-up começou a chamar a atenção de muitos brasileiros, que lotaram teatros e, em pouco tempo, até bares que criaram uma programação especial, com apresentações de comediantes que animam a noite. Em Nova Iorque, existem clubes de comédias, onde há um palco central rodeado de mesas e une o útil ao agradável para os que querem sair em turma e assistir a um bom show de humor. Foi a partir dessa ideia que os humoristas Rafinha Bastos, Danilo Gentili e o jornalista e agende dos repórteres do CQC, Ítalo Gusso, criaram o Comedians, bar voltado para a stand-up, que está localizado na Rua Augusta em São Paulo.

Mãos na massa

O jornalista Ítalo Gusso entrou para o empreendimento a convite dos dois repórteres do programa CQC. "Eu fui convidado pelo Rafinha e pelo Danilo para abrir o Comedians. Os dois já tinham o sonho, a vontade de ter um bar voltado a comédia stand-up e depois de uma viagem aos Estados Unidos, eles voltaram e começaram a pensar seriamente na ideia. Sou parceiro do Rafinha desde 2007 e do Danilo desde 2008. Agora estamos nessa empreitada! A decisão de fazer em São Paulo se deve pelo fato de ser a cidade onde moramos e também pelo movimento grande de humor que temos por aqui", conta.

Foto: Gabriel Oliveira

Rafinha Bastos também está nessa empreitada

Comedians

O local terá capacidade para 300 pessoas devidamente sentadas. O bar fará uma programação especial para shows de diversos comediantes. "É um espaço pensado, desde o início da construção, para o comediante e para a plateia. Além disso, vamos dar oportunidades para quem está começando, pois a ideia também é a de formar artistas", explica Ítalo.

A escolha pela Rua Augusta veio por acaso. "Ficamos três meses buscando espaços para que comportassem o projeto e demos muita sorte. A Augusta é um local sensacional, não poderíamos ter encontrado um local melhor", revela o jornalista.

Ele completa: "Nenhum dos três sócios, Rafinha, Danilo e eu, já administramos algo parecido. Nunca tivemos um bar, quem dirá um Comedy Club. Mas estamos alinhados e dispostos a tocar o negócio da melhor forma possível".

Foto: Nathalia Clark/APH

O Comedians está localizado na Rua Augusta, em São Paulo

Stand-up no Brasil

A stand-up comedy, que surgiu nos Estados Unidos, quando atores e atrizes passaram a colocar o cotidiano em suas piadas e histórias engraçadas, com foco no improviso, veio para o Brasil na década de 70, quando o humorista José Vasconellos passou a fazer shows desse gênero, sendo seguido por Jô Soares e Chico Anysio, que também gostaram da ideia. Mas o gênero estourou de verdade no país, em 2005, com humoristas como Bruno Motta - que já entrou para o Guiness Book, quando passou cerca de 38 horas seguidas contando piadas - e Diogo Portugal, que começaram a fazer shows de stand-up. Hoje há grupos do estilo em todo o país, como o Comédia em Pé, no Rio de Janeiro, e o Clube da Comédia, em São Paulo.

Com a criação de um clube da comédia, Ítalo acredita que isso será um ótimo investimento para revelar novos talentos e que "há espaço para muito mais e terá uma vida longa, muito longa". Para o jornalista o gênero ganhou destaque de verdade há pouco tempo no Brasil, o que mostra que tende muito a crescer ainda. O trio de empresários pensa em estender o empreendimento para outros estados, mas, primeiro, vão esperar o resultado na capital paulista. "Acreditamos que é possível sim, investirmos em outras cidades, mas primeiro, vamos fazer abrir esse e ver o que o futuro nos revela", disse Ítalo. O Comedians abriu as portas ao público no dia 29 de outubro, na Rua Augusta, 1129. Seu horário de funcionamento é de quinta a domingo, a partir das 19h. Valor: R$ 30,00.

Atualizado em 10 Abr 2012.