Guia da Semana

Clube de comédia

A stand-up se destacou no Brasil nos últimos anos e os humoristas Danilo Gentili, Rafinha Bastos e o jornalista e agente Ítalo Gusso entraram nesse empreitada e criaram um clube da comédia em São Paulo

Em 2005, o gênero stand-up começou a chamar a atenção de muitos brasileiros, que lotaram teatros e, em pouco tempo, até bares que criaram uma programação especial, com apresentações de comediantes que animam a noite. Em Nova Iorque, existem clubes de comédias, onde há um palco central rodeado de mesas e une o útil ao agradável para os que querem sair em turma e assistir a um bom show de humor. Foi a partir dessa ideia que os humoristas Rafinha Bastos, Danilo Gentili e o jornalista e agende dos repórteres do CQC, Ítalo Gusso, criaram o Comedians, bar voltado para a stand-up, que está localizado na Rua Augusta em São Paulo.
 
Mãos na massa
 
O jornalista Ítalo Gusso entrou para o empreendimento a convite dos dois repórteres do programa CQC. "Eu fui convidado pelo Rafinha e pelo Danilo para abrir o Comedians. Os dois já tinham o sonho, a vontade de ter um bar voltado a comédia stand-up e depois de uma viagem aos Estados Unidos, eles voltaram e começaram a  pensar seriamente na ideia. Sou parceiro do Rafinha desde 2007 e do Danilo desde 2008. Agora estamos nessa empreitada! A decisão de fazer em São Paulo se deve pelo fato de ser a cidade onde moramos e também pelo movimento grande de humor que temos por aqui", conta.

Foto: Gabriel Oliveira

Rafinha Bastos também está nessa empreitada
 
Comedians
 
O local terá capacidade para 300 pessoas devidamente sentadas. O bar fará uma programação especial para shows de diversos comediantes. "É um espaço pensado, desde o início da construção, para o comediante e para a plateia. Além disso, vamos dar oportunidades para quem está começando, pois a ideia também é a de formar artistas", explica Ítalo.

A escolha pela Rua Augusta veio por acaso. "Ficamos três meses buscando espaços para que comportassem o projeto e demos muita sorte. A Augusta é um local sensacional, não poderíamos ter encontrado um local melhor", revela o jornalista.
 
Ele completa: "Nenhum dos três sócios, Rafinha, Danilo e eu, já administramos algo parecido. Nunca tivemos um bar, quem dirá um Comedy Club. Mas estamos alinhados e dispostos a tocar o negócio da melhor forma possível".

Foto: Nathalia Clark/APH

O Comedians está localizado na Rua Augusta, em São Paulo

Stand-up no Brasil
 
A stand-up comedy, que surgiu nos Estados Unidos, quando atores e atrizes passaram a colocar o cotidiano em suas piadas e histórias engraçadas, com foco no improviso, veio para o Brasil na década de 70, quando o humorista José Vasconellos passou a fazer shows desse gênero, sendo seguido por Jô Soares e Chico Anysio, que também gostaram da ideia. Mas o gênero estourou de verdade no país, em 2005, com humoristas como Bruno Motta - que já entrou para o Guiness Book, quando passou cerca de 38 horas seguidas contando piadas - e Diogo Portugal, que começaram a fazer shows de stand-up. Hoje há grupos do estilo em todo o país, como o Comédia em Pé, no Rio de Janeiro, e o Clube da Comédia, em São Paulo.
 
Com a criação de um clube da comédia, Ítalo acredita que isso será um ótimo investimento para revelar novos talentos e que "há espaço para muito mais e terá uma vida longa, muito longa". Para o jornalista o gênero ganhou destaque de verdade há pouco tempo no Brasil, o que mostra que tende muito a crescer ainda. O trio de empresários pensa em estender o empreendimento para outros estados, mas, primeiro, vão esperar o resultado na capital paulista. "Acreditamos que é possível sim, investirmos em outras cidades, mas primeiro, vamos fazer abrir esse e ver o que o futuro nos revela", disse Ítalo. O Comedians abriu as portas ao público no dia 29 de outubro, na Rua Augusta, 1129. Seu horário de funcionamento é de quinta a domingo, a partir das 19h. Valor: R$ 30,00.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças