Guia da Semana

Conheça o Echigo-Tsumari Art Triennale, o maior festival de arte do mundo

Evento acontece em Satoyama, no Japão, e reúne movimentos artísticos e natureza

Ao redor do mundo, acontecem muitas feiras e festivais de arte, que dão vida a seus respectivos países e encantam os olhos de quem está por perto, também chamando atenção de pessoas que estão do outro lado do planeta. 

Entre tantas opções, o festival Echigo-Tsumari Art Triennaleque, que acontece no Japão, em Satoyama - uma área de muito verde e uso agrícola - ganha destaque, sendo considerado o maior e mais incrível do mundo. 

Foto: Takenori Miyamoto

O desenvolvimento do projeto tem o objetivo de apresentar um modelo de como as pessoas podem se relacionar com a natureza, com o conceito de que o ser humano já é parte dela. Dessa forma, ao ver as obras de arte , o visitante passa por socalcos de arroz e florestas de faias nativas, encontrando também os costumes tradicionais, paisagens incríveis e as culturas de Echigo-Tsumari através de todos os cinco sentidos.

Foto: Osamu Nakamura

No ano de sua criação, 2000, foi a era da cidade e da arte. No entanto, como a cidade afligia, as manifestações artísticas tornaram-se isoladas e gradualmente perdeu o poder de conectar as pessoas. Entretanto, a natureza e o estilo de vida de Satoyama inspirou os artistas a recuperarem as conexões e colaborações que a arte tiveram um dia, mas que foi quase perdido.

Hoje o festival acontece a cada três anos e as obras estão espalhadas em aproximadamente 200 aldeias, ao invés de exibidas em um único centro, uma abordagem que estaria em desacordo com a racionalização e eficiência da sociedade moderna.

Vagando entre obras de arte que enfatizam a beleza e riqueza de Satoyama, as manifestações - que incluem performances, instalações e muitas outras vertentes - revelam as camadas temporais acumuladas da habitação humana.

Atualizado em 17 Nov 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças