Guia da Semana

Por Douglas Brito




De volta aos palcos de São Paulo para mais uma peça, a atriz Paula Picarelli, que já esteve por aqui com a comédia P.S. Seu Gato Morreu, encara um novo desafio na sua carreira: adaptar e encenar um espetáculo.

Do Que Orlando Me Disse, em cartaz no Teatro Fábrica, é uma adaptação do livro Orlando, da inglesa Virgínia Woolf. E em parceria com a diretora Georgette Fadel, não imaginavam ao certo se seria uma montagem apenas inspirada, baseada ou adaptada fielmente. "A gente (Paula e Georgette) não sabia o que ia sair, foi bem natural", confessa.

E por ser um texto literário, as duas precisaram "amolecer" um pouco a montagem, para que ficasse mais atual e isso foi um dos maiores obstáculos. "Era adaptação e ensaio tudo junto, foi mais de um ano assim". E mesmo com a dificuldade, o drama tem uma história simples que conquistou Paula. "Eu li o livro em 2003 e fiquei com vontade de montar, demorou um pouco, mas eu consegui", diz em meio às risadas.

Um dos motivos que mais fez a atriz entrar nesse desafio foi a identificação com as características de Orlando. "Me identifiquei com a personagem. Um apaixonado pela literatura, pela arte e que quer saber mais sobre si mesmo, tem problemas com a família", relata.

Sozinha no palco, Paula tem a ajuda de vídeos e trilha sonora, que envolvem o espectador. "Os efeitos não estão ali como uma muleta, para eu me apoiar. E sim, como algo complementar, que ajuda o público a entrar na história", conta. Mas mesmo contando com os recursos, um monólogo sempre expõe muito o ator. "Foi um trabalho muito profundo, tive mil dificuldades".

Difícil não reconhecer a atriz logo de vista, que ficou muito conhecida com o papel na novela Mulheres Apaixonadas, onde interpretou Rafa, uma adolescente homossexual que sofria com o preconceito. Mesmo assim, Paula afirma que o personagem não atrapalhou nem um pouco. "É claro que eu fiquei marcada, mas foi uma grande oportunidade para mim. Até hoje se lembram de mim, mas de uma forma muito positiva e com muito respeito", fala.

E embora pareça experiente em televisão, a novela foi seu único trabalho como atriz na telinha, mas mesmo assim sabe que TV e teatro são duas coisas muito diferentes. "No teatro você fica mais perto do público, é outra linguagem e você pode se aprofundar mais no assunto", explica.

Com planos de levar a montagem por várias cidades depois da temporada em São Paulo, a atriz está muito empolgada com a reação do público. "Todo mundo fala que tá gostando muito. E dá para perceber ali na hora". E completa: "Quero ficar muitos anos com essa peça. Eu tô abrindo meu coração mesmo".

Além do espetáculo teatral, Paula ainda apresenta um programa na TV Cultura, o Entre Linhas, onde fala sobre literatura.

Atualizado em 6 Set 2011.