Guia da Semana

O livro, que será lançado no dia 23 de junho, é uma coleção de artigos que exemplificam a pesquisa "Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil - Intolerância e Respeito às Diferenças Sexuais", que foi feita em 2009 por duas entidades: a a fundação alemã Rosa Luxemburg e brasileira Fundação Perseu Abramo. São artigos que estudam as dificuldades e as formas de preconceito que os homossexuais ainda sofrem.

Um deles é de Vange Leonel, cantora, compositora, escritora e conhecida ativista LGBT. Em seu Lesbofobia, ela fala da forma como as lésbicas são vistas sob a lente do machismo e patriarcalismo brasileiro. Outro tema discutido são as transexuais e travestis, que no livro são retratadas em dois artigos: Transexuais: identidade e cidadania, de Elizabeth Zambrano; e Travestis: entre a atração e a aversão, de Keila Simpson.

A homofobia é mostrada em vários textos, como o Viver sob ameaça: preconceito, discriminação e violência homofóbica no Brasil, de Sérgio Carrara e Paula Lacerda, que retratam como homens jovens e heterossexuais são os mais intolerantes com a homossexualidade - o que vai na contramão do que se espera de uma juventude com a cabeça mais aberta e compreensiva. Outro trecho do livro é o artigo Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT, de Lula Ramires, que analisa o papel dos professores na educação dos jovens sobre homossexualidade.


Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil
De: Gustavo Venturi e Vilma Bokany (organizadores)
Editora: Fundação Perseu Abramo
Páginas: 252


Lançamento do livro Diversidade Sexual e Homofobia
23 de junho
Avenida São João, 126, 1º andar, Centro
(11) 5571-4299
Horário: 16h
Entrada: gratuita

Foto: Divulgação

Atualizado em 15 Fev 2013.