Guia da Semana

Com curadoria de Angeline Scherf e Odile Burluraux, o Museu da Imagem e do Som e o Paço das Artes comemoram o Ano da França no Brasil com a mostra Entre-Temps, que traz vídeos, filmes e slideshows.

Courbet, Monet e Van Gogh fazem parte da exposição Arte na França 1860-1960: O Realismo, que fica em cartaz no Masp de 16 de maio a 28 de junho. São 70 obras de museus como o Musée d"Orsay.

Para comemorar o Ano da França no Brasil, o Instituto Carrefour apresenta, até 25 de maio, a exposição Paris Parada sobre Imagens, do fotógrafo Walter Firmo, com uma palestra sobre suas experiências adquiridas no país.

Com obras de nomes como Cartier-Bresson, Brassaï e Man Ray, o Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe a mostra Olhar e fingir: fotografias da coleção Auer, com curadoria da historiadora francesa Elise Jasmin.

Em À procura de um olhar: fotógrafos franceses e brasileiros revelam o Brasil, cerca de 200 fotografias de autores franceses e brasileiros são exibidas na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

De 17 a 23 de junho, a Bienal do Parque do Ibirapuera recebe a edição primavera/verão do São Paulo Fashion Week. Com o tema Passion-Paixão, o evento faz parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil.

Dedicada ao público infanto-juvenil, a exposição Sombras e luz já completou três anos no espaço Cité des sciences et l"industrie, na França. O Brasil recebe a mostra entre 27 de agosto e 29 de novembro.

Direto da França, Ray Lema desembarca na capital paulista para duas apresentações, ao lado a Jazz Sinfônica, com composições marcadas por influências africanas, europeias e americanas.

A partir de 27 de outubro o Centro Cultural Fiesp abre suas portas para a exposição Renault de Doisneau. São 106 imagens do francês Robert Doisneau, um dos maiores fotógrafos do século XX.

Atualizado em 6 Set 2011.