Guia da Semana

"Eu Faço Cultura" inicia nova temporada em Brasília

Projeto leva cursos, workshops, exposições, espetáculos de dança, teatro e muito mais à população

Com oito anos de sucesso na bagagem, o Eu Faço Cultura já fez check in e volta a percorrer o Brasil. Em 2014, treze cidades, entre municípios e capitais, receberão as atividades do projeto que leva às comunidades com fragilidades sociais cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais, como shows e exibições de cinema.

Nos primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

A temporada 2014 do Eu Faço Cultura rodará o país com diversas atrações da música brasileira a partir deste mês até dezembro. A primeira cidade a receber o evento será Brasília, no dia 19 de julho. Na sequência, virão Novo Hamburgo e Porto Alegre (RS); Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos (SP); Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros (MG); Vitória (ES); e São Luiz (MA).

Patrocinado pela CAIXA SEGUROS, o Eu faço Cultura é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Trata-se de uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE), cuja atuação envolve, exclusivamente, os mais de 92 mil empregados e aposentados da CAIXA em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da Adesão ao Movimento, a doação espontânea de valores, que serão investidos em projetos culturais (neste caso, investidos no Projeto Eu Faço Cultura), cabendo a dedução na Declaração de Imposto de Renda (até 6% do Imposto Devido) do valor doado. Um direito garantido pela Lei 8.313/1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura – ou Lei Rouanet.

Essa dinâmica de fomento ao Projeto Eu Faço Cultura, faz dele o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Atualizado em 15 Jul 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças