Guia da Semana

Com oito anos de sucesso na bagagem, o Eu Faço Cultura já fez check in e volta a percorrer o Brasil. Em 2014, treze cidades, entre municípios e capitais, receberão as atividades do projeto que leva às comunidades com fragilidades sociais cursos, exposições, espetáculos de teatro e de dança, oficinas de circo, de fotografia, de percussão e de artes plásticas, além de workshops e muitas outras ações culturais, como shows e exibições de cinema.

Nos primeiros anos de realização, o Eu Faço Cultura conseguiu atingir mais de 600 mil pessoas entre participantes das oficinas e espectadores dos shows. A grande participação e apoio dos empregados da CAIXA, mobilizados pelo Movimento Cultural do Pessoal da CAIXA (MCPC) motivou a continuação do projeto, que volta a percorrer algumas cidades do Brasil.

A temporada 2014 do Eu Faço Cultura rodará o país com diversas atrações da música brasileira a partir deste mês até dezembro. A primeira cidade a receber o evento será Brasília, no dia 19 de julho. Na sequência, virão Novo Hamburgo e Porto Alegre (RS); Sorocaba, Santos, Santo André e São José dos Campos (SP); Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros (MG); Vitória (ES); e São Luiz (MA).

Patrocinado pela CAIXA SEGUROS, o Eu faço Cultura é o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Trata-se de uma iniciativa da Federação Nacional das Associações de Empregados da CAIXA (FENAE), cuja atuação envolve, exclusivamente, os mais de 92 mil empregados e aposentados da CAIXA em todo o Brasil. Sua mecânica prevê, por meio da Adesão ao Movimento, a doação espontânea de valores, que serão investidos em projetos culturais (neste caso, investidos no Projeto Eu Faço Cultura), cabendo a dedução na Declaração de Imposto de Renda (até 6% do Imposto Devido) do valor doado. Um direito garantido pela Lei 8.313/1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura – ou Lei Rouanet.

Essa dinâmica de fomento ao Projeto Eu Faço Cultura, faz dele o maior projeto cultural do Brasil financiado com recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Atualizado em 15 Jul 2014.