Guia da Semana

Mãos que emocionam

Grupo de teatro de Xanxerê mistura música, dança e línguas de sinais

O Coral Cênico de Mãos "Angels" é um grupo de crianças e jovens voluntárias de Xanxerê (SC), 50 quilômetros de Chapecó, fundado em 2009. O grupo realiza atividades educativas inclusivas voltadas para jovens surdos e ouvintes e tem como objetivo é divulgar e unificar a inclusão do mesmo com o universo da Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. O grupo também é um exemplo de inclusão social, e já foi premiado pelo Ministério da Educação.

Veja outros passeios e programas em Chapecó

A Fundadora do grupo Sônia Adriana de Oliveira relata que a iniciativa surgiu durante a faculdade: “Eu conheci uma pessoa que era surda, e sentia muita dificuldade em me comunicar com ela, e me sentia frustrada. Então mais tarde eu, que sempre gostei da arte e da dança, resolvi incluir a linguagem de sinais em apresentações de dança, para que o público que não ouve, também pudesse apreciar e entender o queestava vendo”.

O grupo conseguiu observar também que para ensinar a língua brasileira de sinais para adolescentes ou crianças que não fossem surdas e/ou portadoras de deficiência auditiva, é preciso despertar o interesse através de uma atividade que lhes proporcione motivação. Foi então que o Coral Cênico de Mãos escolheu ensinar pela interpretação de músicas comuns ao seu ambiente e também através da dança contemporânea.

De acordo com o dançarino Lucas Miglioranza, no início das apresentações sempre dá um nervosismo, mas que é logo superado pela emoção. “As pessoas sempre se emocionam com as nossas apresentações, pois sempre levamos algo novo, aquilo que as pessoas não estão acostumadas a ver”, ressalta Lucas.

As expressões que mudam o tempo todo ditam o ritmo e o corpo acompanha com a dança. Assim música e movimento formam uma linguagem capaz de ser compreendida tanto por quem ouve, quanto por quem vive em um mundo de silêncio.

Para quem quiser se deixar emocionar, basta entrar em contato com o grupo pelo telefone 49 8408 3567 e ver aonde será a próxima apresentação! 

Atualizado em 15 Mai 2013.

Por Daniel Moreira
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças