Guia da Semana

Montage - I Trust My Dealer

Duo cearense Montage lança o primeiro disco para download na internet, após ter conquistado os alternativos brasileiros de plantão



Veio do Ceará a maior novidade do electro-rock-super-miscellaneous-something brasileiro. E é verdade sim que eles têm causado frisson nas cenas musicais independentes do Brasil inteiro desde as primeiras vezes em que foram vistos ao vivo nas grandes capitais. O duo Montage existe desde 2005, formado por Leco Jucá e o vocalista Daniel Peixoto, mas até então não tinha lançado nenhum disco. A espera acabou com o recém-chegado I Trust My Dealer, disponível para download gratuito.

A dupla faz parte dessa nova leva de bandas que se divulgam e atingem seu público via internet. No caso deles, além das músicas disponíveis no MySpace e no Trama Virtual - muito antes do lançamento do disco- , existem dois outros aliados inseparáveis e de muito peso: a presença de palco completamente visceral de Daniel Peixoto (que alguns classificam como uma mistura de Madonna e Iggy Pop) e seu visual andrógino, ousado e provocante, que os tornou queridinhos da turminha da moda.

Mas talvez a força das imagens faça toda a diferença. É justamente isso que falta em I Trust My Dealer. Apesar de modernoso, dançante, irônico e bem sacado, o grande apelo da dupla não está ali. Ainda mais pra quem se acostumou a vê-los ao vivo pelos clubs alternativetes, para quem os viu tirando de letra a tarefa de abrir os shows do Gang of Four no Campari Rock (2006), e aos que assistiram performances mais intimistas e até mesmo luxuosas do Montage em teatros como o do CCBB, em São Paulo, citando especificamente s apresentações do projeto Supernovas, há cerca de um ano.



Deve ser também porque as canções desse primeiro disco já são velhas conhecidas dos habitués da cena underground, hinos recentes da balada paulistana, como Raio de Fogo, MSFG e Ode To My Pills (Benflogin), mas não há nada de novo, diferente ou inesperado. É sabido que disco estava pronto há quase 2 anos e só não saiu antes devido a mudança de selos e à agenda lotada da dupla aqui e no exterior. Aliás, já existe um novo EP prontinho para baixar na internet, além da promessa de um disco inédito ainda em 2008.

Mas o fato é que a potência sonora do álbum também não é a mesma. Nem mesmo a mistureba de guitarras, batidas eletrônicas e pancadão parece ter o mesmo efeito. O Montage é realmente feito para se ouvir ao vivo - e para se ver. Sempre mais cru, mais espontâneo, mais surpreendente e mais verdadeiro.


Quem é o colunista: Renata D´Elia
O que faz: é jornalista e tradutora.
Pecado gastronômico: pizza.
Melhor lugar do Brasil: Paris? Londres?
Fale com ela: deliaboard@yahoo.com.br



Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças