Guia da Semana

Dentro do Estádio do Pacaembu, quase um século de história do Futebol está registrada nas telas e paredes do Museu do Futebol. Completando três anos de existência esta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2011, a casa possibilita que seus visitantes entendam como o futebol, um esporte inglês e de elite, ganhou novos traços e se tornou brasileiro.

“O Museu do Futebol não fala apenas de futebol, fala de pessoas, épocas e costumes dos finais do século XIX até os dias atuais. Nesse sentido, o Museu coloca o futebol em outro patamar de discussão: não apenas como prática esportiva, mas como fenômeno cultural”, diz Clara Azevedo, diretora executiva do Museu do Futebol em entrevista ao Guia da Semana.

Este fenômeno cultural pode ser reconhecido em números. Até agora, em 2011, o Museu recebeu mais de um milhão de visitantes, com uma média de mil e quinhentos visitantes por dia, sendo o mais visitado de toda a rede da Secretaria de Estado da Cultura no ano passado.

Mas não são só as exposições que se destacam. Bate-papos, seminários, encontro de colecionadores, sessões de cinema, oficina de férias, concursos e muitas outras atividades atraíram os fãs do esporte para o Museu do Futebol que possui um núcleo educativo multidisciplinar de 18 profissionais.

Com entrada a preço popular, R$ 6, e até mesmo diversos dias com entrada gratuita, o museu é um ponto de parada obrigatório para amantes de futebol, esportes ou da história brasileira em geral.

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Abr 2012.