Guia da Semana

No clima do aniversário do SBT, confira 15 curiosidades sobre Silvio Santos

Homenageado no MIS, na Silvinho Parade e em desfile, o gênio da televisão brasileira é mesmo um verdadeiro ícone

Este é um ano de muita importância para Silvio Santos, o maior ícone da televisão brasileira. Além da comemoração dos 35 anos de sua emissora, SBT, o apresentador também será homenageado pelo Museu de Imagem e do Som, que abordará sua vida e obra como tema de uma nova exposição. 

Com data de estreia prevista para o mês de dezembro, mas ainda sem definição, a mostra fará uma relação de toda a trajetória do apresentador e empresário, relembrando a história da televisão e do rádio no Brasil. 

Além disso, Silvio também será homenageado com a Silvinho Parade, que vai espalhar 35 estátuas do apresentador (todas de 1,60m de altura) customizadas por artistas renomados, como Washington Olivetto, Bruno Honda Leite, Eduardo Sanchinetti, Eron Reigota, Fernanda Eva, Hans Hosse, Paulo O ´Meira, Ronaldo Barata, Renato Stegun, Luciano Martins, Paulo Sayeg, Zé Nobre, Narcélio Grud, Zappa, Ademir Paixão, José Alberto Lovetro (Jau), Paulo Terra, Mauro Martins, Morandini, Anita Kauffmann, Carlos Alberto da Costa Amorim, Mônica Fuchshuber, as crianças da AACD, entre outros. 

Para entrar no clima, o Guia da Semana lista 15 curiosidades sobre Silvio Santos que você precisa saber. Confira:

ORIGEM

Silvio Santos, como conhecemos, é o filho mais velho do imigrante grego Alberto Abravanel e da imigrante turca Rebeca Abravanel. Seu nome verdadeiro é Senor Abravanel e a mudança para o nome como ficou conhecido se deu pelo fato de que havia se inscrito em um concurso de locução por diversas vezes e não poderia mais participar. Assim, resolveu o problema mudando de nome. 

AOS 14 ANOS JÁ ERA CAMELÔ 

SBT

 

 

 

A vida profissional de Silvio começou bem cedo. Aos 14 anos de idade decidiu ser camelô para ajudar a família. Para fugir dos guardas, Silvio trabalhava apenas no horário de almoço deles e contava sempre com a ajuda de Léo, seu irmão, para saber da chegada do "rapa".

Também aproveitou a primeira eleição após o Estado Novo e começou a vender capinhas de plástico para títulos de eleitor e também canetas. 

Mesmo trabalhando como camelô, ele não deixou de frequentar a escola e se formou em Contabilidade.

 

 

 

 

RÁDIO

Certa vez, o diretor da fiscalização da prefeitura tentou impedir que Silvio continuasse exercendo a profissão, mas, ao perceber que o garoto era estudante e falava bem, ele resolveu levá-lo até uma rádio.

Silvio passou em um concurso para locutores e exerceu pela primeira vez uma atividade artística, mas como o salário não era bom, ele desistiu do emprego e voltou a ser camelô.

EXÉRCITO

Aos 18 anos, precisou dar uma pausa na vida de camelô para se dedicar ao exército. Ele serviu na Escola de Paraquedistas. Tinha folgas aos domingos e usava o dia para trabalhar de graça em uma rádio no Rio de Janeiro. Depois que saiu do exército, não voltou a trabalhar nas ruas e continuou por um tempo como locutor em algumas emissoras de rádio.

Já trabalhando em São Paulo, como seu salário na rádio não era suficiente, criou a revista "Brincadeiras para Você" com palavras cruzadas, charadas e passatempos, que vendia nos comércios.

PERU QUE FALA 

Silvio Santos era tímido. Dá pra acreditar? A característica lhe rendeu o apelido Peru que Fala, pelo fato de que, no início de carreira, ficava extremamente vermelho quando falava em público. 

TELEVISÃO

Iniciou sua carreira como apresentador na TV Paulista, atual TV Globo, em 1961. O programa se chamava “Vamos Brincar de Forca?”.

GUINESS BOOK

O Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 1993, como o programa mais duradouro da televisão brasileira, que na época completava 31 anos no ar.

PONTUALIDADE 

Extremamente pontual e disciplinado, acorda às 5h da manhã todos os dias, faz exercícios e vai trabalhar. Dorme todos os dias às 22h30.

AVIÕEZINHOS 

Gabriela Ferigato

Sabe as notas de aviõezinhos que Silvio joga para a plateia durante o programa? Os aviõezinhos são feitos por um senhor que trabalha com Silvio há mais de 40 anos, desde os tempos de TV Globo e, acreditem, são feitos até 10 mil reais por mês.

PRATOS PREFERIDOS

Até hoje, o prato preferido de Silvio Santos é arroz, feijão, bife e batata frita. Além disso, no camarim do SBT, ele prepara a própria refeição: sanduíche de filé-mignon com queijo, seu preferido. É a-pai-xo-na-do por doces, principalmente sorvetes, chocolates e panetone. É capaz de trocar uma refeição por uma taça de sorvete.

ALERGIA

O apresentador é extremamente alérgico a perfumes. Por isso, só toma banho com sabão de coco e usa apenas desodorante. Certa vez, pediu para sua filha Silvia cuidar de uma mala. Quando eles chegaram aos Estados Unidos, Silvio a chamou para ver o que tinha naquele objeto tão pesado: eram caixas de sabão de coco. 

FILMES E SÉRIES

Por incrível que pareça, Silvio não assiste televisão. O que ele gosta mesmo é de ver séries e filmes e, ultimamente, tem feito isso pela Netflix. Além disso, adora ler biografias em geral. São seus livros prediletos

INTIMIDADE COM A INTERNET

Aos que acham que o dono do SBT não se relaciona bem com a modernidade e a tecnologia, um aviso: estão enganados! Silvinho usa a internet to-dos os dias! Ele lê e responde e-mails, acompanha as notícias e adora se divertir com os mais de 50 joguinhos que tem.

ROUPAS

Quando não está de terno, o apresentador gosta de usar camisa de manga curta, com bolso na frente, calça ou bermuda. Adora tons alegres e bem coloridos. 

DIVERSÃO

Silvio também tem uma lista de memoráveis tombos na TV, além do dia em que sua calça caiu no meio de um programa e ele foi às lágrimas de tanto rir. Ele já caiu no tanque d'água, numa esteira, jogando aviõezinhos e até no sorteio da Tele Sena. Quando questionado sobre o fato de se divertir tanto nos programas, respondeu: "Aos domingos, eu sou uma criança. Uma criança que brinca e que se diverte como todas as outras crianças. Aos domingos, eu procuro entrar nas casas dos brasileiros como uma criança, com o meu lado infantil".

Atualizado em 23 Ago 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças