Guia da Semana

Foto: Paulo Dias

Em ano de jogos Pan-Americanos, o país inteiro voltou-se para o esporte em várias modalidades até então, pouco conhecidas do grande púlbico. A partir disso, a Secretaria de Esportes e Lazer e Recreação da cidade de São Paulo inaugurou em 11 de julho, o Museu de Arte do Esporte Olímpico, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. O local é fruto da parceria da Secretaria do Esporte e do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico, e, tem como objetivo homenagear atletas de todas as gerações, além de aumentar o vínculo entre arte e esporte.

O espaço artístico voltado para o esporte é inédito no mundo, pois existem diversos museus relacionados a uma modalidade esportiva, mas nenhum com esta temática, com quadros e esculturas que mostram imagens de todos os esportes.

"Arte e esporte são alavancas de transformação, prioridades no cotidiano dos cidadãos. Com a inauguração deste espaço pretendemos homenagear as atividades esportivas e incentivar a cultura", afirmou o secretário de Esportes, Walter Feldman.

Foto: Paulo Dias
A Mostra Permanente contém 58 telas e sete esculturas que retratam modalidades esportivas como atletismo, taekwondo, karatê, natação, levantamento de peso e badminton. O local reúne obras de Rodrigues Coelho, Lúcia Porto, Ligia Coelho, Olga Beltrão, entre outros artistas. O museu fica na Avenida Ibirapuera, 1315.

Para a artista plástica Lúcia Porto, convidada para participar da exposição, o projeto veio em uma boa hora, não somente pelos jogos Pan-Americanos, mas também para São Paulo. "A idéia é muito boa, pois temos artes ligadas à dança e à música e nunca ao esporte. Além disso, a cidade ganha um espaço importante para a cultura e nós, os artistas, podemos representar os atletas por meio de quadros homenageando a todos", conta a artista. A escultura está localizada do lado de fora do museu, na entrada do Centro Olímpico.

Curiosidade
A artista plástica construiu a escultura "Leve e peso" exclusivamente para a mostra. A obra de ferro, que demorou três meses para ser finalizada, pesa 180 quilos e tem três metros de altura. Representa o corpo de um homem levantando uma barra, na modalidade esportiva levantamento de peso.



Outro objetivo da mostra é motivar a população a freqüentar e conhecer locais públicos voltados tanto para o esporte quanto para a arte.

Foto: Divulgação
A cidade maravilhosa também está neste jogo. No Rio, o Centro Cultural Light promove a exposição "Esportes do Pan", para quem gosta da competição, de arte e também tem dúvidas sobre determinados esportes. Cada galeria possui uma decoração diferente, passando a idéia de estar em um campo de tênis, futebol e até mesmo em um mini-campo de golfe. Há um acervo fotográfico, muitas curiosidades e um pouco da história de grandes nomes do esporte brasileiro, como Leônidas e Dada Maravilha.

A idéia desta exposição surgiu, tanto pelo fato do Rio cediar os jogos Pan-Americanos quanto pela importância que o Centro Cultural teve ao divulgar e incentivar a prática de alguns esportes no Brasil, como o golfe e o beisebol.

Novo Projeto
Em janeiro deste ano, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu (SP), iniciaram as obras de restauração do local, além da construção do Museu do Futebol. A finalização do projeto está prevista para o segundo semestre de 2008.

Foto: Paulo Dias
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em conjunto com a Fundação Roberto Marinho. A idéia é retratar a influência do futebol no país. Serão três andares com exposições e diversas galerias, misturando arte, esporte e tecnologia. As salas terão curiosidades, fotos e fatos da história do futebol. São mais de 10 salas contando a história do futebol no Brasil, a derrota na copa de 1950, filmes com as melhores jogadas, expostas em tamanho real e em movimento lento para que o visitante consiga entender o movimento do jogador. Além destas galerias, haverá uma sala de jogos que permitem a participação dos espectadores e com diversas curiosidades sobre o esporte. Pelé e Garrincha serão homenageados com uma sala exclusiva .

Saiba mais sobre o futuro Museu do Futebol

Veja mais fotos da Exposição Esportes do Pan!

Colaboraram:
? Prefeitura de São Paulo
? Centro Cultural Light - Rio de Janeiro

Atualizado em 6 Set 2011.