Guia da Semana

A Pinacoteca do Estado foi considerada como o melhor museu do Brasil e da América do Sul, segundo o Traveller's Choice Museus 2016, uma pesquisa divulgada pelo Trip Advisor que avaliou os melhores museus. Outros dois espaços culturais localizados em SP também entraram para a lista: o Museu do Futebol, que ficou com a 6ª colocação nacional e a 10ª na América do Sul; e o Catavento, que conquistou o 7º lugar no Brasil e 12º no continente.

O Trip Advisor concede a premiação anualmente, a partir das avaliações dos visitantes de todo o mundo. Além de dar nota com estrelas (de uma a cinco), os usuários também deixam comentários sobre as atrações. Quem visitou a Pinacoteca destacou principalmente a qualidade do acervo, a organização, a limpeza e a facilidade de acesso. “É pra ir e esquecer da vida. Ao lado da linda estação da Luz, um lugar onde encontramos arte na mais pura expressão”, disse a usuária Andrea F. No ano passado, mais de 616 mil pessoas visitaram os dois edifícios da Pinacoteca, na Praça da Luz e o Largo General Osório.

Sobre o Museu do Futebol, os visitantes destacam a interatividade e o uso da tecnologia para relacionar o esporte à sociedade brasileira: “Conta a história do futebol mundial, onde tudo começou e onde estamos. Mas além do futebol, mostra o que aconteceu nesta época, a importância e impacto do mundo no futebol e vice-versa. Tudo muito bem feito, um alto nível de qualidade e interatividade”, afirmou a internauta Larissa Cordeiro.

Já no Catavento, o maior forte é a atratividade para todos os públicos. Segundo o usuário alupasc, o museu é uma ótima opção para as crianças: “Vou resumir: magnífico! A molecada ama (e os pais que gostam de conhecimento também!). Vale muito a pena conhecer e investir ao menos três horas no local”, avaliou.

Confira abaixo o ranking nacional e mundial:

BRASIL

1- Pinacoteca - São Paulo (SP)
2- Inhotim - Brumadinho (MG)
3- Instituto Ricardo Brennand - Recife (PE)
4- Museu Oscar Niemeyer - Curitiba (PR)
5- Museu Imperial - Petrópolis (RJ)
6- Museu do Futebol - São Paulo (SP)
7- Catavento Cultural Educacional - São Paulo (SP)
8- Masp - São Paulo (SP)
9- Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS - Porto Alegre (RS)
10- Museu Cais do Sertão - Recife (PE)

MUNDO

1 - Museu Metropolitano de Arte - Nova York (EUA)
2 - Instituto de Artes de Chicago - Chicago (EUA)
3 - Museu Hermitage e Palácio de Inverno - São Petersburgo (Rússia)
4 - Musée d'Orsay - Paris (França)
5 - Museu Nacional de Antropologia - Cidade do México (México)
6 - 9/11 Memorial - Nova York (EUA)
7 - Museu do Prado - Madri (Espanha)
8 - Museu Britânico - Londres (Inglaterra)
9 - Museu da Acrópole - Atenas (Grécia)
10 - Museu do Vasa - Estocolmo (Suécia)

Atualizado em 13 Set 2016.