Guia da Semana

Unibes Cultural abre curso gratuito sobre arte brasileira

Giancarlo Hannud, ex-curador da Pinacoteca, ministrará seis encontros sobre a história da arte

Nesta segunda-feira, 14 de março, o professor e historiador da arte Giancarlo Hannud, ministrará um curso sobre arte brasileira na Unibes Cultural. As aulas fazem parte do programa Janela para o Conhecimento, que compreende uma série de entrevistas, palestras, workshops e debates gratuitos com diferentes temas e convidados ao longo do ano. 

Com seis aulas, que acontecem a cada quinze dias,  o curso é voltado para todos que desejam conhecer melhor um dos períodos mais importante da história da arte brasileira: desde suas origens no período colonial, passando pelo estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes e pelas muitas manifestações da modernidade ao longo do século XX para chegar aos dias de hoje.

Além deste intenso panorama histórico, Giancarlo também discutirá com os participantes a ideia do “brasileiro”: sobre o que estamos falando? Qual é o Brasil que define o brasileiro? Para tanto, serão contempladas as diversas versões de Brasil que emergem nas igrejas barrocas da costa e do interior, na obra dos viajantes europeus que registraram o País no século XIX, a criação, em pintura, dos mitos nacionais pelos artistas formados pela Academia e a busca pela temática nacional dos modernistas. Dentro dessa linha histórica, será identificado um imaginário nacional e seus momentos cruciais para a definição dos parâmetros de uma cultura local. 

Esta é a segunda edição do Janela para o Conhecimento, que em 2015 reuniu nomes como o filósofo Clovis de Barros Filho, o jornalista Jaime Spitzcovsky, o pianista Álvaro Siviero, a fotógrafa e escritora Maruch Sántiz Gómez, o doutor em ciência política Samuel Feldberg e muitos outros. Criado com o objetivo de proporcionar diálogos sobre os principais assuntos do mundo contemporâneo e voltado para o público que deseja ampliar seu repertório, em 2016 toda a programação será gratuita por conta do patrocínio das marcas Cielo e Cateno.

SERVIÇO

Data: 14 de março (início)

Horário: 20h às 22h

Local: Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré

Valor: gratuito - vagas limitadas

Informações: 3065-4333

Os interessados podem se inscrever pelo email inscricao@unibescultural.org.br a programação completa do curso e dos próximos programas

Atualizado em 14 Mar 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças