15 museus imperdíveis em São Paulo

Conheça os museus mais interessantes para visitar na capital

Última publicação: 05/04/2016

  • MASP, Museu de Arte de São Paulo, localizado na Paulista

    MASP, Museu de Arte de São Paulo, localizado na Paulista
    Créditos: Reprodução/Pinterest

Que São Paulo é repleta de opções culturais todo mundo sabe. O que nem todos estão a par, inclusive alguns paulistanos, é a grandeza do acervo e a qualidade dos museus da capital, que vão desde arte moderna e contemporânea a objetos curiosos.

Fique por dentro da programação grátis de SP 
Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias
+ Confira as exposições imperdíveis que estão rolando em SP 

Apesar da grande quantidade das opções, escolhemos 15 museus imperdíveis em São Paulo para você visitar.

Nathália Tourais redator(a)

Confira

Considerada o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 2 | Como chegar >
Telefone: (11) 3335-4990

Localizado no Parque do Ibirapuera, o MAM possui cerca de cinco mil obras de pintores como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso. O museu conta com galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até uma loja, onde é possível adquirir réplicas das peças do local.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu de Arte Moderna - MAM

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3 | Como chegar >
Telefone: (11) 5085-1300

O Estádio do Pacaembu abriga o museu que conta a história do esporte mais amado pelos brasileiros. Quem visita o local pode conferir curiosidades sobre o futebol, narradores e até treinar um chute virtual. É um dos museus mais tecnológicos da cidade, além de muito interativo.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº, Estádio do Pacaembu | Como chegar >
Telefone: (11) 3664-3848

Inaugurado em 2006 na Estação da Luz, o museu permite que seus visitantes façam uma viagem pelo mundo das palavras. Entre as atrações, uma linha do tempo onde é possível conhecer a origem da língua, um jogo que estimula a criação de palavras e um mapa onde é possível ver e ouvir depoimentos de moradores de todas as regiões do Brasil.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu da Língua Portuguesa - FECHADO TEMPORARIAMENTE

Endereço: Praça da Luz, s/n | Como chegar >
Telefone: (11) 3326-0775

O Catavento foi o espaço cultural mais visitado em 2013 e abriga o acervo do Museu de Tecnologia, com 36 objetos de pequeno e grande porte, como o avião DC-3, utilizado na Segunda Guerra Mundial. Os 4 mil m² estão divididos em quatro instalações: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em cada um dos ambientes, o visitante tem a possibilidade de interagir com o tema, seja com jogos eletrônicos, filmes em 3D ou exposições.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Catavento Cultural e Educacional

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Palácio das Indústrias | Como chegar >
Telefone: (11) 3315-0051

Projetado por Oscar Niemeyer, o antigo prédio do Detran agora abriga o MAC - Museu de Arte Contemporânea da USP e fica localizado dentro do Parque Ibirapura, um dos maiores da capital paulistana. Ele abriga diferentes eventos e exposições de São Paulo, sendo um dos principais pólos artísticos da cidade.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

MAC - USP

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160 | Como chegar >
Telefone: (11) 3091-3039

O famoso MIS tem ganhado grande destaque na crítica e na mídia por suas exposições bem elaboradas. Com a filosofia de registrar e preservar a imagem e o som do passado e do presente para um levantamento de um painel da vida brasileira nos aspectos humanos, sociais e culturais, conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada, agradando a todos os gostos.

(Créditos: Divulgação)

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul. Em seu acervo conta com nomes como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes temáticas extremamente interessantes. Mas, além das obras, sua arquitetura também é um grande atrativo. Projetado pela italiana Lina Bo Bardi, é símbolo da capital paulista e o vão livre do prédio tem mais de 70m de comprimento – um dos maiores do mundo.
Veja no Google Maps

Museu de Arte de São Paulo - MASP

Endereço: Avenida Paulista, 1578 | Como chegar >
Telefone: (11) 3251-5644

Grande parte do museu é aberto, destinado a exposições permanentes de diversas esculturas. No subsolo, são realizadas exposições temporários que não ficam restritas à escultura, abrangendo uma diversidade astística

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

Endereço: Avenida Europa, 218 | Como chegar >
Telefone: (11) 2594-2601

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em novembro de 2001, conta com oito salas de exposição, quatro ateliês, uma sala de seminários e uma de documentação. Os ambientes são integrados por um grande hall com restaurante, livraria, loja de design e um café. A área de aproximadamente 7.500 m² é destinada à realização de exposições de arquitetura, artes plásticas e design.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Avenida Faria Lima, 201, (Entrada pela Rua dos Coropés, nº 88) | Como chegar >
Telefone: (11) 2245-1900

O Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera, é primeiro do gênero no País e cobre um hiato de quase 400 anos de história. O local valoriza, divulga e preserva uma cultura que, desde meados do século 16, é peça-chave na construção da identidade nacional. A ideia é consagrar o museu como um centro de reflexão e documentação histórica. O espaço tem como proposta ser um centro cultural, abrigando manifestações artísticas nas mais diversas linguagens - cinema, fotografia, música, dança e teatro. O estabelecimento também oferece cursos, palestras e workshops.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu Afro Brasil

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n°, Parque do Ibirapuera - portão 10 | Como chegar >
Telefone: (11) 3320-8900

Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu de Arte Sacra

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 | Como chegar >
Telefone: (11) 3326-3336

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, representa o marco da Independência e da história do Brasil e de São Paulo. Seu acervo conta com mais de 125 mil itens, além de objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. Localizado no Parque da Independência, a construção abriga seções que tratam de documentação arquivística e iconográfica e laboratórios de conservação e restauro e, uma biblioteca com mais de 20 mil livros.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu do Ipiranga - Museu Paulista

Endereço: Parque da Independência, s/n | Como chegar >
Telefone: (11) 2065-8000

Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com 6.600m², ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu da Casa Brasileira

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 | Como chegar >
Telefone: (11) 3032-3727

Reinaugurado em 2014, o Museu da Imigração fica na Mooca e tem um jardim que mais se parece um parque, com 2.900m², que atrai muitos visitantes do bairro. Possui várias espécies de árvores e plantas, entre elas duas figueiras com mais de meio século de existência. Ótimo para piqueniques, encontros, leituras e até prática de yoga, o espaço conta com mobiliários rústicos para os visitantes aproveitarem ainda mais o espaço. Há sempre programação cultural no gramado, com música, dança, cinema e teatro.

(Créditos: Divulgação)

Veja no Google Maps

Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 | Como chegar >
Telefone: (11) 2693-0917

Comentários

Destaques do guia