Guia da Semana

Pode falar dos bondinhos, dos casarões ou até dos Arcos da Carioca, mas nada chama mais atenção na Lapa do que seus bares e sua agitada vida noturna. O berço da boemia carioca atrai desde os anos 50 os apaixonados por um samba, rock e diversos outros rítmos musicais.

Do começo da rua da Lapa até o limite com o bairro de Santa Teresa, a Lapa está repleta de botecos, bares e casas de show que tomam conta dos casarões coloridos e cujas mesas e clientes invadem as estreitas ruas de pedra do bairro. Confira 13 bares que se destacam na região.

Samba

Carioca da Gema
Em um casarão de dois andares, onde antigamente havia um cortiço, o espaço é um dos mais tradicionais redutos das noites de samba carioca. O ambiente com forte influência do samba e chorinho, é dividido em quatro ambientes: salão principal, varanda, jirau e segundo andar.

Rio Scenarium

O Rio Scenarium foi eleito um dos dez melhores bares do mundo

Eleito pelo jornal inglês The Guardian como um dos dez melhores bares do mundo, a casa é um um um misto de pavilhão cultural, bar e restaurante. O local tem programação musical composta por shows ao vivo, ressaltando ritmos como samba, choro e MPB.

Mofo
O bar Mofo usa sua decoração, ambientação e trilha sonora para prestar uma homenagem ao Rio da década de 50. Nas paredes, fotos expostas em um painel, na trilha sonora sambas e choros de artistas como Noel Rosa e Cartola.

Mas Será o Benedito
Rodas de samba, gafieira e espaço para atrações são alguns dos destaques da programação musical da casa. Já a carta de petiscos trazem os tradicionais pratos dos botecos da Lapa.

Choperia Brazooka
Considerada uma das maiores choperias da Lapa, a casa possui quatro andares em forma de mezaninos. A programação musical é composta por samba.

Rock

Rio Rock & Blues Club

O Rock comanda a programação do Rio Rock & Blues Club

O ambiente é decorado com objetos que contam a história do rock e do blues, gêneros musicais tocados no estabelecimento. O espaço é dividido em quatro pisos e a casa virou ponto de encontro dos apreciadores do rock.

Satisfaction Rock Bar
A casa é uma mescla de bar e pizzaria, com rock and roll ao vivo. O espaço costuma trazer músicos covers de grandes bandas, como Pink Floyd, Guns’N’Roses e Led Zeppelin.

Lapa Irish Pub
Com o estilo dos pubs irlandeses, o Lapa Irish Pub está localizado na Rua Evaristo da Veiga. A casa conta com banda amadoras de rock para agitar a noite. Cervejas importadas como a Guinness e Murphy's Stout são destaques do estabelecimento.

Ritmos variados

Parada da Lapa
O espaço anexo à Fundição Progresso é uma mistura de casa de shows de pequeno porte e choperia, com vista para os Arcos da Lapa. A programação musical da casa é eclética, com samba, pagode e funk.

Club Six

O Club Six tem uma programação musical eclética

Com uma decoração no estilo castelo medieval, a casa é uma opção ao estilo underground. Seis ambientes oferecem uma programação musical de pagode, samba, funk, eletrônico.

Lapa Café
Localizado na Avenida Gomes Freire, a casa é um misto de misto de bar, galeria de arte e pista de dança. Entre as atrações da casa, estão a salsa, pop, soul e, principalmente rock and roll.

Lapa 40º
A casa mescla pop rock, samba, sertanejo e forró conforme a programação diária. Apesar disso, as principais atrações da casa são as noites de gafieira com Carlinhos de Jesus e a Banda Signus, com apresentações semanais.

Leviano Bar
Proporcionando aos clientes uma bela vista para os Arcos da Lapa e a Fundição Progresso, o bar sempre conta com a presença do DJ residente MAM, para celebrar festas de salsa, música eletrônica, pop rock, MPB, funk e reggae.

Por Edson Castro, Leonardo Filomeno e Renato Malaguti

Atualizado em 14 Fev 2013.