Guia da Semana

No inverno 2014, as tendências de maquiagem valorizam looks mais naturais. Como é de praxe na estação mais fria do ano, os tons escuros ganham espaço, mas dessa vez estão combinadas a peles mais iluminadas e técnicas de aplicação suavizadoras da cor.

+ Marcos Costa dá dicas de make para o trabalho
+ Alimentos que ajudam a secar a barriga
+ Saiba tudo sobre beleza e bem estar no Guia da Semana

Confira abaixo as principais tendências da estação e incremente seus looks invernais!

Pele natural

Essa tendência já está no universo da maquiagem há alguns anos e continua com força total no Inverno 2014. Para obter um resultado de pele natural, invista em produtos que acumulam várias funções (como os BB Creams) e bases hidratantes com cobertura média e efeito acetinado. Para arrematar, o pó facial deve ser aplicado apenas na zona T do rosto (testa, nariz e queixo).

Iluminador

Tendência do verão, o iluminador aparece também nas maquiagens do Inverno 2014. Aplique o produto na Zona C (a área na lateral externa dos olhos, que acompanha o formato do osso), abaixo das sobrancelhas, no ponto interno dos olhos, no V dos lábios, no queixo e na frente do nariz.

Maquiagem natural

A maquiagem discreta, quase imperceptível, continua em alta nesta estação. A combinação de pele natural com sombra e batom nude é infalível!

Batom com efeito apagado

Para conseguir o efeito, basta aplicar o batom nos lábios com a ponta dos dedos, em suaves batidinhas. A técnica é ótima para criar looks mais discretos.

Batom escuro

Além dos clássicos vinho e marrom, o batom preto também está em alta no Inverno 2014. Aqui, a boca super destacada aparece combinada com uma pele muito bem preparada, quase sem blush, e olhos discretos.

Batom vermelho

O clássico está em alta no Inverno 2014. Dessa vez, a tonalidade aparece em versões super glossy, que podem ser obtidas da seguinte maneira: primeiro, aplique o batom vermelho. Em seguinda, finalize o look com um gloss incolor aplicado sobre o batom, principalmente no centro dos lábios. Se esejar, ilumine ainda mais os lábios aplicando uma pequena quantiade de iluminador na região V.

Lábios ombrée

Nessa técnica de aplicação, o batom aparece mais forte no contorno dos lábios e mais suave no centro. Para conseguir o efeito, utilize dois batons com tons parecidos, sendo um mais claro e outro mais escuro. Aplique o batom mais escuro em todo o contorno dos lábios e, para finalizar, utilize o batom mais claro no centro dos lábios.

Olhão poderoso

O olho preto esfumado conquistou de vez a maquiagem das brasileiras. No Inverno 2014, o preto esfumado aparece bem esfumado, em um desenho puxado até o canto externo do olho (efeito gatinho). Além da sombra, claro, vale aplicar camadas generosas de máscara para cílios para destacar ainda mais o olhar.

Lábios e olhos metalizados

Seja prateado, azul, vinho, verde, dourado ou em qualquer outro tom, o acabamento metalizado aparece em alta nos batons e sombra do Inverno 2014.

Sombra azul

Embora seja uma cor comumente associada ao verão, no Inverno 2014 a sombra azul de tons fortes aparece em alta. Para um look elegante, combine a cor com lábios em tom natural.

Blush frontal

O objetivo dessa técnica de aplicação é simular o efeito de bochechas rosadas, que aparece naturalmente após a prática de atividades físicas ou em dias de calor. Para escolher a cor certa, dê beliscadas na bochecha: o tom aplicado deve ser similar ao corado natural.

Por Conceição Gama

Atualizado em 26 Jun 2014.